O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO EDUCATIVA
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6466 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 383 "inscrito_id" => 921 "titulo" => "O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO EDUCATIVA" "resumo" => "RESUMOINTRODUÇÃO:O presente artigo tem como objeto as novas tecnologias para o contexto educacional. Seu objetivo reside em apresentar os resultados da pesquisa realizada sobre o uso das tecnologias no âmbito escolar aplicada junto aos estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez (Mamanguape-PB) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity (Rio Tinto-PB).Para tal, o artigo ancorou-se em FARIAS (2014), LIBANEO (2007), MORAM, MASETTO & BEHRENS (2007), CASTELLS (2005) POMBO (2014), dentre outros. Em termos metodológicos foram aplicados instrumental apropriado – questionários e entrevistas - junto aos educando. Na Era Informacional torna-se indispensável a boa utilização dos recursos tecnológicos na realidade escolar, especialmente requerendo equipamentos apropriados a finalidade educativa, mas especialmente a formação do educador, além do seu compromisso com processo educativo, visando favorecer o desenvolvimento dos educando como cidadãos participativos e críticos. No presente, os resultados e reflexões sistematizados estão sendo devolvido a escola. METODOLOGIAEfetuamos uma pesquisa qualitativa com levantamentos de dados através de um questionário fechado, realizado com os estudantes do ensino médio. Na escola de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez, aplicamos a pesquisa no 2º ano, com aproximadamente 32 alunos. E na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity, aplicamos na turma do 1º ano do ensino médio, com aproximadamente 32 alunos. Sendo assim, totalizando nas seguintes escolas: 32 questionários para cada escola, que no total fechou com 64 questionários aplicados. A pesquisa alcançou adolescentes com faixa etária de 14 a 21 anos, em ambas as escolas pesquisadas. RESULTADOSFizemos uma comparação diante das escolas por meio da pesquisa realizada. Muitos estudantes acessam fora das escolas, pois a mesma não disponibiliza internet aos alunos, ou seja, os alunos se interessam a acessar em lanhouses, ou em suas próprias residências. No entanto isso é lamentável, pois ficam sem obter uma orientação coerente de como utilizar a tecnologia a favor da educação, e assim, possibilita o desinteresse nos conteúdos escolares.CONCLUSÃOSegundo as pesquisas feitas, a estimativa e o porcentual é que a maioria dos jovens e adolescentes tem contato à internet. E infelizmente a maioria destes contatos é fora da escola, principalmente nas lanhouses, que permite os jovens a terem mais interesse e comunicação com mundo social e global. Muitas vezes a falta de relacionamento dos conteúdos pedagógicos e a utilização das novas tecnologias fazem com que os alunos busquem fora da instituição o que é pra ser oferecido dentro dela.Será de grande importância que os coordenadores e professores planejem bem seus conteúdos e métodos utilizados em sala de aula, refletindo sobre o domínio dos mesmos buscando e favorecendo as novas tecnologias da informação a favor de suas aulas, onde estes recursos instiguem e favoreça os alunos, ao interesse aos conteúdos ofertados. Através de pesquisas feitas pelos alunos direcionadas pelos professores, aprimorando assim, o seu desenvolvimento cognitivo, e fazendo com que o aluno seja sujeito do seu próprio conhecimento, sintetizando os conteúdos efetuados nas escolas e também envolvidos na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGICAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS" "palavra_chave" => "SOCIEDADE, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_23_57_12_idinscrito_921_b4cd5c5b1e49fc12b712fef58ed8df31.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDISON DE LIMA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CLAUDISON" "autor_email" => "claudison.lima@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6466 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 383 "inscrito_id" => 921 "titulo" => "O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO EDUCATIVA" "resumo" => "RESUMOINTRODUÇÃO:O presente artigo tem como objeto as novas tecnologias para o contexto educacional. Seu objetivo reside em apresentar os resultados da pesquisa realizada sobre o uso das tecnologias no âmbito escolar aplicada junto aos estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez (Mamanguape-PB) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity (Rio Tinto-PB).Para tal, o artigo ancorou-se em FARIAS (2014), LIBANEO (2007), MORAM, MASETTO & BEHRENS (2007), CASTELLS (2005) POMBO (2014), dentre outros. Em termos metodológicos foram aplicados instrumental apropriado – questionários e entrevistas - junto aos educando. Na Era Informacional torna-se indispensável a boa utilização dos recursos tecnológicos na realidade escolar, especialmente requerendo equipamentos apropriados a finalidade educativa, mas especialmente a formação do educador, além do seu compromisso com processo educativo, visando favorecer o desenvolvimento dos educando como cidadãos participativos e críticos. No presente, os resultados e reflexões sistematizados estão sendo devolvido a escola. METODOLOGIAEfetuamos uma pesquisa qualitativa com levantamentos de dados através de um questionário fechado, realizado com os estudantes do ensino médio. Na escola de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez, aplicamos a pesquisa no 2º ano, com aproximadamente 32 alunos. E na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity, aplicamos na turma do 1º ano do ensino médio, com aproximadamente 32 alunos. Sendo assim, totalizando nas seguintes escolas: 32 questionários para cada escola, que no total fechou com 64 questionários aplicados. A pesquisa alcançou adolescentes com faixa etária de 14 a 21 anos, em ambas as escolas pesquisadas. RESULTADOSFizemos uma comparação diante das escolas por meio da pesquisa realizada. Muitos estudantes acessam fora das escolas, pois a mesma não disponibiliza internet aos alunos, ou seja, os alunos se interessam a acessar em lanhouses, ou em suas próprias residências. No entanto isso é lamentável, pois ficam sem obter uma orientação coerente de como utilizar a tecnologia a favor da educação, e assim, possibilita o desinteresse nos conteúdos escolares.CONCLUSÃOSegundo as pesquisas feitas, a estimativa e o porcentual é que a maioria dos jovens e adolescentes tem contato à internet. E infelizmente a maioria destes contatos é fora da escola, principalmente nas lanhouses, que permite os jovens a terem mais interesse e comunicação com mundo social e global. Muitas vezes a falta de relacionamento dos conteúdos pedagógicos e a utilização das novas tecnologias fazem com que os alunos busquem fora da instituição o que é pra ser oferecido dentro dela.Será de grande importância que os coordenadores e professores planejem bem seus conteúdos e métodos utilizados em sala de aula, refletindo sobre o domínio dos mesmos buscando e favorecendo as novas tecnologias da informação a favor de suas aulas, onde estes recursos instiguem e favoreça os alunos, ao interesse aos conteúdos ofertados. Através de pesquisas feitas pelos alunos direcionadas pelos professores, aprimorando assim, o seu desenvolvimento cognitivo, e fazendo com que o aluno seja sujeito do seu próprio conhecimento, sintetizando os conteúdos efetuados nas escolas e também envolvidos na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGICAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS" "palavra_chave" => "SOCIEDADE, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_23_57_12_idinscrito_921_b4cd5c5b1e49fc12b712fef58ed8df31.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDISON DE LIMA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CLAUDISON" "autor_email" => "claudison.lima@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }