O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA: FUNDAMENTADO EM EMILIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6483 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 275 "inscrito_id" => 449 "titulo" => "O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA: FUNDAMENTADO EM EMILIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY" "resumo" => "O processo de aquisição da língua escrita pelas crianças tem sido bastante discutido pela educação. O objetivo desse estudo foi descrever o processo de aquisição da linguagem escrita a partir dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. No aspecto metodológico optamos por uma pesquisa bibliográfica realizada por intermédio de uma revisão da literatura. Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico. A partir de uma pesquisa desenvolvida no decorrer de dois anos e de um trabalho experimental com crianças entre quatro e seis anos de idade. Na proposta da psicogênese da língua escrita as autoras afirmam que a aquisição da língua escrita é um processo que se desenvolve ao longo da vida escolar da criança, e que este é continuo. A partir das leituras realizadas conclui-se que o processo de apropriação da escrita não acontece em um único momento, mas de forma gradativa, pois o individuo adquire concepções, constrói e reconstrói hipóteses, ou seja, passa por várias etapas até chegar à escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "ESCRITA, CRIANÇA, LINGUA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_18_21_22_idinscrito_449_1fe05d4003b758754f391f52f0020681.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA DA SILVA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "silvananogueira1@gmail.co" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6483 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 275 "inscrito_id" => 449 "titulo" => "O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA: FUNDAMENTADO EM EMILIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY" "resumo" => "O processo de aquisição da língua escrita pelas crianças tem sido bastante discutido pela educação. O objetivo desse estudo foi descrever o processo de aquisição da linguagem escrita a partir dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. No aspecto metodológico optamos por uma pesquisa bibliográfica realizada por intermédio de uma revisão da literatura. Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico. A partir de uma pesquisa desenvolvida no decorrer de dois anos e de um trabalho experimental com crianças entre quatro e seis anos de idade. Na proposta da psicogênese da língua escrita as autoras afirmam que a aquisição da língua escrita é um processo que se desenvolve ao longo da vida escolar da criança, e que este é continuo. A partir das leituras realizadas conclui-se que o processo de apropriação da escrita não acontece em um único momento, mas de forma gradativa, pois o individuo adquire concepções, constrói e reconstrói hipóteses, ou seja, passa por várias etapas até chegar à escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "ESCRITA, CRIANÇA, LINGUA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_18_21_22_idinscrito_449_1fe05d4003b758754f391f52f0020681.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA DA SILVA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "silvananogueira1@gmail.co" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }