ESTA PESQUISA ASSENTA-SE NA ABORDAGEM NARRATIVA E AUTOBIOGRÁFICA. CONSTITUI-SE UM RECORTE DO TRABALHO DE MESTRADO COM ENFOQUE NAS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NA VOZ DE UM POETA POPULAR DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – BARAÚNA/RN, VINCULADO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - POSEDUC DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN. ESTE RECORTE TRATA-SE DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS E COMPOSIÇÃO DE SENTIDOS DO MEU PERCURSO DE PESQUISADORA, COM ÊNFASE NO ENCONTRO COM O SUJEITO PARTICIPANTE DA PESQUISA. AO OPTAR POR ESCREVER O PRÓPRIO PERCURSO, TEORIZAMOS ELEMENTOS DA EXPERIÊNCIA PESSOAL, SOCIAL E ACADÊMICA, A PARTIR DA NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA, COM O OBJETIVO DE DESVELAR A CONSTRUÇÃO DO DESPERTAR DO OBJETO DE ESTUDO, ANALISANDO AS RAZÕES QUE ME LEVARAM AO ENCONTRO E ESCOLHA DO POETA NILDO DA PEDRA BRANCA COMO SUJEITO PARA O DIÁLOGO PROPOSTO NESTE ESTUDO. AS ANÁLISES TIVERAM COMO SUPORTE TEÓRICO-METO¬DOLÓGICO A ABORDAGEM (AUTO) BIOGRÁFICA EM AUTORES COMO JOSSO, 2004; SOUZA, 2006; DOMINICÉ, 2005. FOI POSSÍVEL ATRAVÉS DA NARRATIVA DE VIDA E DO DIÁLOGO COM OS AUTORES, PERCEBER A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA DE SI PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO EM QUE O SUJEITO ESTÁ EM FORMAÇÃO. AS NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NOS PERMITEM COMPREENDER AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO PLANO PESSOAL E SOCIAL. "É NESTE MOVIMENTO DIALÉTICO QUE NOS FORMAMOS COMO HUMANO" (JOSSO, 2004, P.54).