ESTE ARTIGO FORNECE UM HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DA WEB RELACIONANDO-A COM AS GERAÇÕES TECNOLÓGICAS E A INTERNET DAS COISAS (IOT). NESSE CONTEXTO, DESTACA-SE A INTERNET DAS COISAS COMO UM NOVO PARADIGMA QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A COMPUTAÇÃO, POIS FAVORECE A CONEXÃO ENTRE OBJETOS QUE NOS RODEIAM, PROPORCIONANDO ACESSO A QUALQUER MOMENTO E EM QUALQUER LUGAR À INFORMAÇÃO. O OBJETIVO DESTE ARTIGO, PORTANTO, É ANALISAR E COMPREENDER A APLICABILIDADE DA INTERNET DAS COISAS (IOT) NA EDUCAÇÃO. SERÃO LEVANTADAS QUESTÕES ATUAIS, INCLUINDO BENEFÍCIOS E DIFICULDADES, ONDE A INTERNET DAS COISAS PODE SER USADA PARA CRIAR ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVOS. PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA INICIALMENTE EFETUAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO TEMA E EM SEGUIDA APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM 388 PROFESSORES CEARENSES, PROVENIENTES DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, DO INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS VALE DO ACARAÚ – IVA E DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR - 2ª. LICENCIATURA), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), COMO ATIVIDADE INERENTE ÀS DISCIPLINAS “NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO” E “SOFTWARES EDUCACIONAIS”, RESPECTIVAMENTE. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIAM QUE A IOT APLICADA COMO UMA FERRAMENTA PARA APOIAR O ESPAÇO PEDAGÓGICO PODE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DESDE QUE HAJA CONECTIVIDADE DE ALTA QUALIDADE, FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES E INVESTIMENTO ESTRUTURAL.