O ARTIGO RESULTA DE ANÁLISES REFLEXIVAS SOBRE AÇÕES PEDAGÓGICAS, LOCALIZADAS NO ESPAÇO DE EXTENSÃO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CARIOCA, DENOMINADO NÚCLEO DE ARTE, EM DIÁLOGO COM OS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS APROFUNDADOS NO PERCURSO DA DISCIPLINA “EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS E SABERES EM TRÂNSITO NA PESQUISA TEATRAL” , DA PÓS-GRADUAÇÃO DE DOUTORADO EM ARTES CÊNICAS, PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO. O RECORTE DA INVESTIGAÇÃO SE INSERE EM PRÁTICAS COTIDIANAS NO CAMPO DAS ARTES CÊNICAS E EM OUTROS PROCESSOS, QUE FAZEM INTERCESSÕES COM OS SABERES DO TEATRO. O CORPO NARRATIVO SE APRESENTA EM TRÊS MOMENTOS INTEGRADOS, ESTABELECENDO INICIALMENTE UM BREVE CONTEXTO SOBRE A COLONIALIDADE DO PODER, COM SEUS PADRÕES DE DOMINAÇÃO E MECANISMOS DE CONTROLE NA ESTRUTURA SOCIAL, REFLETINDO MEIOS DE ALCANÇAR A DECOLONIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA. EM SEGUIDA, BUSCA-SE DESCORTINAR INDICATIVOS SOBRE MODOS E CARACTERÍSTICAS DE UM CURRÍCULO DECOLONIAL, PARA LASTREAR O ESTUDO DE CAMPO. NUM TERCEIRO MOMENTO, PROPÕE-SE IDENTIFICAR E ANALISAR PERSPECTIVAS DECOLONIAIS EM ABORDAGENS PEDAGÓGICAS, PARA DESCOBRIR E APONTAR PENSAMENTOS “OUTROS” EXISTENTES NO CURRÍCULO PENSADOPRATICADO NO NÚCLEO DE ARTE AVENIDA DOS DESFILES.