AS EXPECTATIVAS ACERCA DO INGRESSO NA UNIVERSIDADE NEM SEMPRE GERAM PONTOS POSITIVOS NO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE. DIVERSOS FATORES PODEM TORNAR A SITUAÇÃO DE PROVAS UM EVENTO ESTRESSANTE E DESENCADEADOR DE DIVERSAS TENSÕES QUE AFETEM NA QUALIDADE DE VIDA DESSES ESTUDANTES. RESSALTA-SE A SUPERVALORIZAÇÃO DA ESCOLHA PROFISSIONAL COMO FATOR DECISIVO PARA OS JOVENS. PARA COMPREENDER A ADOLESCÊNCIA UTILIZOU-SE OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL, NA QUAL CONSIDERA A ADOLESCÊNCIA COMO UM PROCESSO SUBJETIVO DO INDIVÍDUO, UMA FASE DO DESENVOLVIMENTO QUE SE CONSTRÓI A PARTIR DA INTERAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR OS INDICADORES DE DEPRESSÃO NOS ESTUDANTES PRÉ-VESTIBULAR, CORRELACIONANDO-O COM OS DADOS SOCIODEMOGRÁFICO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL - CE. PARA ISSO OS ESTUDANTES RESPONDERAM A UM LIVRETO COMPOSTO PELO QUESTIONÁRIO DE SAÚDE GERAL (QSG-12) E QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO. FOI POSSÍVEL CONSIDERAR QUE O SOFRIMENTO PSÍQUICO ESTÁ PRESENTE NO PERÍODO ANTECEDENTE OS EXAMES PRÉ-VESTIBULARES INDEPENDENTE DAS CONDIÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS OBSERVADAS. EM SUMA, FOI IDENTIFICADO QUE NÃO EXISTEM CONDIÇÕES IDEAIS QUE FAVOREÇAM TODOS OS INDIVÍDUOS DA MESMA FORMA, CORROBORANDO COM O PRINCÍPIO DE SUBJETIVIDADE/INDIVIDUALIDADE DO SUJEITO. TÃO POUCO SE PODE AFIRMAR QUE O DESENVOLVIMENTO DE DETERMINADO FATOR POSSA BENEFICIAR OS DEMAIS CONSTRUTOS, POIS, NÃO FOI ENCONTRADO UM EQUILÍBRIO DE FATORES SOCIOECONÔMICOS CAPAZ DE SUSTENTAR A DIMINUIÇÃO DE TODOS OS SINTOMAS ESTUDADOS.