TRABALHOS PARA CASA: SABERES E INQUIETAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6588 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 563 "inscrito_id" => 1847 "titulo" => "TRABALHOS PARA CASA: SABERES E INQUIETAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Os Trabalhos para Casa (TPC), normalmente, são utilizados como uma ferramenta para identificar o nível de aprendizado dos alunos, bem como, reforçar, memorizar e exercitar temas pertinentes e, principalmente para observar as dificuldades perante os conteúdos transmitidos em aula. No entanto, os TPC vão além desta prática, percebe-se que através dele há maior envolvimento parental, impulsionando os docentes a incentivar os alunos para serem mais autônomos, levando-os a reconhecer a necessidade de planejar suas atividades, fazendo escolhas mais eficazes, com controle e autorreflexão de suas ações. A pesquisa pretendeu identificar as diferentes abordagens docentes sobre os Trabalhos para Casa, analisá-los como estratégia de aprendizagem autorregulada. A abordagem da pesquisa se firmou com o método de pesquisa qualitativa com aplicação de questionário com perguntas abertas. A amostra constitui-se de oito docentes de uma escola estadual na cidade de Pelotas. Os principais achados de pesquisa até o momento destaca-se que os TPC são utilizados como retomada de conteúdo e identificação de dificuldades; com pouco estímulo a autonomia e motivação; percebe-se também pouco envolvimento parental na realização destas tarefas e os docentes não expõe claramente o objetivo dos TPC. Palavras-Chave: Trabalhos para Casa, Autorregulação e Estratégias de Aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO" "palavra_chave" => "AUTORREGULAÇÃO, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, TEMAS PARA CASA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_16_06_2014_20_41_18_idinscrito_1847_bd8c1d70bf4a8136e5191a2203321629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA PACHECO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA PACHECO" "autor_email" => "natipacheco@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6588 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 563 "inscrito_id" => 1847 "titulo" => "TRABALHOS PARA CASA: SABERES E INQUIETAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Os Trabalhos para Casa (TPC), normalmente, são utilizados como uma ferramenta para identificar o nível de aprendizado dos alunos, bem como, reforçar, memorizar e exercitar temas pertinentes e, principalmente para observar as dificuldades perante os conteúdos transmitidos em aula. No entanto, os TPC vão além desta prática, percebe-se que através dele há maior envolvimento parental, impulsionando os docentes a incentivar os alunos para serem mais autônomos, levando-os a reconhecer a necessidade de planejar suas atividades, fazendo escolhas mais eficazes, com controle e autorreflexão de suas ações. A pesquisa pretendeu identificar as diferentes abordagens docentes sobre os Trabalhos para Casa, analisá-los como estratégia de aprendizagem autorregulada. A abordagem da pesquisa se firmou com o método de pesquisa qualitativa com aplicação de questionário com perguntas abertas. A amostra constitui-se de oito docentes de uma escola estadual na cidade de Pelotas. Os principais achados de pesquisa até o momento destaca-se que os TPC são utilizados como retomada de conteúdo e identificação de dificuldades; com pouco estímulo a autonomia e motivação; percebe-se também pouco envolvimento parental na realização destas tarefas e os docentes não expõe claramente o objetivo dos TPC. Palavras-Chave: Trabalhos para Casa, Autorregulação e Estratégias de Aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO" "palavra_chave" => "AUTORREGULAÇÃO, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, TEMAS PARA CASA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_16_06_2014_20_41_18_idinscrito_1847_bd8c1d70bf4a8136e5191a2203321629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA PACHECO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA PACHECO" "autor_email" => "natipacheco@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }