A MULTIMODALIDADE EM CONTEXTOS DE RISO:
CONTRIBUIÇÕES PARA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72018 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 702 "titulo" => """ A MULTIMODALIDADE EM CONTEXTOS DE RISO:\r\n CONTRIBUIÇÕES PARA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM """ "resumo" => """ A MULTIMODALIDADE EM AQUISIÇÃO É UMA ABORDAGEM QUE SENDO CADA VEZ MAIS DISCUTIDA ENTRE AQUELES\r\n QUE SE INTERESSAM PELO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ESSA PERSPECTIVA TEÓRICA CONSIDERA LINGUÍSTICOS OS\r\n DIVERSOS COMPORTAMENTOS INTERATIVOS REALIZADOS PELOS BEBÊS, A EXEMPLO DOS GESTOS, DA EXPRESSÃO\r\n FACIAL, DO OLHAR, DO RISO. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE DISCUTIR E ANALISAR A\r\n MULTIMODALIDADE NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, ENFATIZANDO A EMERGÊNCIA DO RISO EM DIFERENTES CONTEXTOS\r\n DE INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ. OS ESTUDOS SOBRE O RISO DA CRIANÇA AINDA SÃO ESCASSOS, POUCOS AUTORES\r\n EXPLORAM ESSE UNIVERSO DA LINGUAGEM INFANTIL, A EXEMPLO DE TRABALHOS DE DEL RÉ (2002, 2003, 2005) E\r\n (LIMA, 2016). DIANTE DISSO, NESTE TRABALHO, OBSERVAREMOS A CONSTITUIÇÃO DO RISO EM CENAS INTERATIVAS\r\n ENTRE OS SUJEITOS ANALISADOS, UMA VEZ QUE, PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE ESSE RECURSO É RELEVANTE PARA\r\n CONSOLIDAÇÃO DA LINGUAGEM INFANTIL. COMO APORTE TEÓRICO PARA ESTE TRABALHO, UTILIZAMOS TEORIAS\r\n REFERENTES AO RISO (DEL RÉ, 2002, 2003, 2005; LIMA, 2016) E À MULTIMODALIDADE EM AQUISIÇÃO DA\r\n LINGUAGEM (MCNEILL, 1985, 2000; GOLDIN-MEADOW, 1999; KENDON, 2000; FONTE, 2011).\r\n PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, REALIZAMOS UM ESTUDO LONGITUDINAL, CUJO CORPUS FOI COMPOSTO\r\n POR FILMAGENS DE INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ, EM CONTEXTOS NATURALÍSTICOS, COM INFANS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 16 E\r\n 24 MESES. PARTIMOS DA HIPÓTESE DE QUE AS ROTINAS ENVOLVENDO O RISO VÃO SE CONSTITUINDO ATRAVÉS DA\r\n MULTIMODALIDADE, GUIADAS PELO MOVIMENTO DIALÓGICO ENTRE OS INTERACTANTES. NOSSOS RESULTADOS APONTAM\r\n PARA A TESE DE QUE A CRIANÇA UTILIZA O RISO COMO ELEMENTO MULTIMODAL PARA ESTABELECER INTERAÇÃO COM OS\r\n QUE A CERCAM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem" "palavra_chave" => "CONTEXTO DE RISO, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, MULTIMODALIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA2_ID70225102020233820.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDENICE PEREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VALDENICE " "autor_email" => "vallima37@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72018 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 702 "titulo" => """ A MULTIMODALIDADE EM CONTEXTOS DE RISO:\r\n CONTRIBUIÇÕES PARA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM """ "resumo" => """ A MULTIMODALIDADE EM AQUISIÇÃO É UMA ABORDAGEM QUE SENDO CADA VEZ MAIS DISCUTIDA ENTRE AQUELES\r\n QUE SE INTERESSAM PELO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ESSA PERSPECTIVA TEÓRICA CONSIDERA LINGUÍSTICOS OS\r\n DIVERSOS COMPORTAMENTOS INTERATIVOS REALIZADOS PELOS BEBÊS, A EXEMPLO DOS GESTOS, DA EXPRESSÃO\r\n FACIAL, DO OLHAR, DO RISO. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE DISCUTIR E ANALISAR A\r\n MULTIMODALIDADE NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, ENFATIZANDO A EMERGÊNCIA DO RISO EM DIFERENTES CONTEXTOS\r\n DE INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ. OS ESTUDOS SOBRE O RISO DA CRIANÇA AINDA SÃO ESCASSOS, POUCOS AUTORES\r\n EXPLORAM ESSE UNIVERSO DA LINGUAGEM INFANTIL, A EXEMPLO DE TRABALHOS DE DEL RÉ (2002, 2003, 2005) E\r\n (LIMA, 2016). DIANTE DISSO, NESTE TRABALHO, OBSERVAREMOS A CONSTITUIÇÃO DO RISO EM CENAS INTERATIVAS\r\n ENTRE OS SUJEITOS ANALISADOS, UMA VEZ QUE, PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE ESSE RECURSO É RELEVANTE PARA\r\n CONSOLIDAÇÃO DA LINGUAGEM INFANTIL. COMO APORTE TEÓRICO PARA ESTE TRABALHO, UTILIZAMOS TEORIAS\r\n REFERENTES AO RISO (DEL RÉ, 2002, 2003, 2005; LIMA, 2016) E À MULTIMODALIDADE EM AQUISIÇÃO DA\r\n LINGUAGEM (MCNEILL, 1985, 2000; GOLDIN-MEADOW, 1999; KENDON, 2000; FONTE, 2011).\r\n PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, REALIZAMOS UM ESTUDO LONGITUDINAL, CUJO CORPUS FOI COMPOSTO\r\n POR FILMAGENS DE INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ, EM CONTEXTOS NATURALÍSTICOS, COM INFANS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 16 E\r\n 24 MESES. PARTIMOS DA HIPÓTESE DE QUE AS ROTINAS ENVOLVENDO O RISO VÃO SE CONSTITUINDO ATRAVÉS DA\r\n MULTIMODALIDADE, GUIADAS PELO MOVIMENTO DIALÓGICO ENTRE OS INTERACTANTES. NOSSOS RESULTADOS APONTAM\r\n PARA A TESE DE QUE A CRIANÇA UTILIZA O RISO COMO ELEMENTO MULTIMODAL PARA ESTABELECER INTERAÇÃO COM OS\r\n QUE A CERCAM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02: Aquisição e Transtornos de Linguagem" "palavra_chave" => "CONTEXTO DE RISO, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, MULTIMODALIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA2_ID70225102020233820.pdf" "created_at" => "2020-11-17 15:29:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDENICE PEREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VALDENICE " "autor_email" => "vallima37@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }