Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

VARIEDADES LINGUÍSTICAS: DA TEORIA À PRÁTICA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: VARIEDADE LINGUÍSTICA, ENSINO, SOCIOLINGUÍSTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) AT 09: Contatos linguísticos e variedades africanas do português: desafios e avanços
0 of 0
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72089 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 522 "titulo" => "VARIEDADES LINGUÍSTICAS: DA TEORIA À PRÁTICA EM SALA DE AULA" "resumo" => """ O presente trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal da\r\n Bahia, que enfoca a abordagem fonético-fonológica dentro de um trabalho com variedades linguísticas\r\n realizado numa turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola pública estadual, tendo por base\r\n pesquisas de estudiosos como Bortoni- Ricardo (2004) e Marcos Bagno (2007). Foi realizada uma\r\n intervenção em sala de aula como proposição do Mestrado Profissional – ProfLetras – e que ganhou\r\n formato de proposta metodológica a partir da experiência vivenciada numa escola do interior do\r\n Estado da Bahia. Optei por uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa e viés etnográfico, e\r\n realizei atividades utilizando o procedimento de sequência didática, seguindo modelo proposto por\r\n Dolz e Scheneuwly (2004). Por meio do gênero entrevista, percebeu-se o desenvolvimento de várias\r\n habilidades como, por exemplo, tornar o aluno pesquisador e sujeito do processo de aprendizagem,\r\n pois desta forma ele assume a condição de interlocutor, com autoria e poder de participação. O\r\n objetivo do trabalho que me propus a realizar como produto de minha experiência no Mestrado não se\r\n limitou apenas ao conhecimento sobre variedades linguísticas, mas num letramento do indivíduo a\r\n partir delas e que oportunizou a ele variadas práticas sociais de leitura e escrita, ampliando assim o\r\n letramento desses alunos e aprimorando sua competência comunicativa. Este trabalho tem o intuito de\r\n refletir sobre o ensino de língua portuguesa, enfocando a Sociolinguística Variacionista e a minha\r\n prática em sala de aula no firme propósito de unir teoria à prática. Com este trabalho foi possível rever\r\n minha concepção de língua e linguagem como prática social, interativa e de construção de sentidos e\r\n relacioná-las com o que eu estava a fazer em sala de aula, foi revista também a visão de texto que os\r\n alunos tinham , passando a percebê-lo como unidade de sentido ou unidade de interação. Além disso,\r\n pude ainda aprofundar a noção de gênero textual, hoje visto por mim como forma de ação social,\r\n assim como propõe Marcuschi (2008), e não como conteúdo formal desvinculado de práticas sociais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09: Contatos linguísticos e variedades africanas do português: desafios e avanços" "palavra_chave" => "VARIEDADE LINGUÍSTICA , ENSINO , SOCIOLINGUÍSTICA , SEQUÊNCIA DIDÁTICA , SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "5fce3658c107c_07122020110408.pdf" "created_at" => "2020-12-07 11:04:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO DE CARVALHO PIMENTA" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO PIMENTA" "autor_email" => "bricio.peterpan@hotmail.c" "autor_ies" => "UFBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72089 "edicao_id" => 144 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 522 "titulo" => "VARIEDADES LINGUÍSTICAS: DA TEORIA À PRÁTICA EM SALA DE AULA" "resumo" => """ O presente trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal da\r\n Bahia, que enfoca a abordagem fonético-fonológica dentro de um trabalho com variedades linguísticas\r\n realizado numa turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola pública estadual, tendo por base\r\n pesquisas de estudiosos como Bortoni- Ricardo (2004) e Marcos Bagno (2007). Foi realizada uma\r\n intervenção em sala de aula como proposição do Mestrado Profissional – ProfLetras – e que ganhou\r\n formato de proposta metodológica a partir da experiência vivenciada numa escola do interior do\r\n Estado da Bahia. Optei por uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa e viés etnográfico, e\r\n realizei atividades utilizando o procedimento de sequência didática, seguindo modelo proposto por\r\n Dolz e Scheneuwly (2004). Por meio do gênero entrevista, percebeu-se o desenvolvimento de várias\r\n habilidades como, por exemplo, tornar o aluno pesquisador e sujeito do processo de aprendizagem,\r\n pois desta forma ele assume a condição de interlocutor, com autoria e poder de participação. O\r\n objetivo do trabalho que me propus a realizar como produto de minha experiência no Mestrado não se\r\n limitou apenas ao conhecimento sobre variedades linguísticas, mas num letramento do indivíduo a\r\n partir delas e que oportunizou a ele variadas práticas sociais de leitura e escrita, ampliando assim o\r\n letramento desses alunos e aprimorando sua competência comunicativa. Este trabalho tem o intuito de\r\n refletir sobre o ensino de língua portuguesa, enfocando a Sociolinguística Variacionista e a minha\r\n prática em sala de aula no firme propósito de unir teoria à prática. Com este trabalho foi possível rever\r\n minha concepção de língua e linguagem como prática social, interativa e de construção de sentidos e\r\n relacioná-las com o que eu estava a fazer em sala de aula, foi revista também a visão de texto que os\r\n alunos tinham , passando a percebê-lo como unidade de sentido ou unidade de interação. Além disso,\r\n pude ainda aprofundar a noção de gênero textual, hoje visto por mim como forma de ação social,\r\n assim como propõe Marcuschi (2008), e não como conteúdo formal desvinculado de práticas sociais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09: Contatos linguísticos e variedades africanas do português: desafios e avanços" "palavra_chave" => "VARIEDADE LINGUÍSTICA , ENSINO , SOCIOLINGUÍSTICA , SEQUÊNCIA DIDÁTICA , SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "5fce3658c107c_07122020110408.pdf" "created_at" => "2020-12-07 11:04:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO DE CARVALHO PIMENTA" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO PIMENTA" "autor_email" => "bricio.peterpan@hotmail.c" "autor_ies" => "UFBA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-coneil" "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL" "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal da Bahia, que enfoca a abordagem fonético-fonológica dentro de um trabalho com variedades linguísticas realizado numa turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola pública estadual, tendo por base pesquisas de estudiosos como Bortoni- Ricardo (2004) e Marcos Bagno (2007). Foi realizada uma intervenção em sala de aula como proposição do Mestrado Profissional – ProfLetras – e que ganhou formato de proposta metodológica a partir da experiência vivenciada numa escola do interior do Estado da Bahia. Optei por uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa e viés etnográfico, e realizei atividades utilizando o procedimento de sequência didática, seguindo modelo proposto por Dolz e Scheneuwly (2004). Por meio do gênero entrevista, percebeu-se o desenvolvimento de várias habilidades como, por exemplo, tornar o aluno pesquisador e sujeito do processo de aprendizagem, pois desta forma ele assume a condição de interlocutor, com autoria e poder de participação. O objetivo do trabalho que me propus a realizar como produto de minha experiência no Mestrado não se limitou apenas ao conhecimento sobre variedades linguísticas, mas num letramento do indivíduo a partir delas e que oportunizou a ele variadas práticas sociais de leitura e escrita, ampliando assim o letramento desses alunos e aprimorando sua competência comunicativa. Este trabalho tem o intuito de refletir sobre o ensino de língua portuguesa, enfocando a Sociolinguística Variacionista e a minha prática em sala de aula no firme propósito de unir teoria à prática. Com este trabalho foi possível rever minha concepção de língua e linguagem como prática social, interativa e de construção de sentidos e relacioná-las com o que eu estava a fazer em sala de aula, foi revista também a visão de texto que os alunos tinham , passando a percebê-lo como unidade de sentido ou unidade de interação. Além disso, pude ainda aprofundar a noção de gênero textual, hoje visto por mim como forma de ação social, assim como propõe Marcuschi (2008), e não como conteúdo formal desvinculado de práticas sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.