A MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DA PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA, DA ANIMAÇÃO OS INCRÍVEIS 2
"2020-11-10 08:53:42" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72094 "edicao_id" => 142 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 588 "titulo" => "A MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DA PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA, DA ANIMAÇÃO OS INCRÍVEIS 2" "resumo" => "DESDE O INÍCIO DA CRIAÇÃO DA SOCIEDADE A MULHER ESTEVE CONDICIONADA A UMA TRAJETÓRIA DE VIDA INFERIOR AO SUJEITO MASCULINO, MESMO QUE ESSE COMPORTAMENTO ÍNFERO NÃO ADVENHA DE UMA SITUAÇÃO BIOLÓGICA, MAS SIM DE UMA CONSTRUÇÃO CULTURAL E SIMBÓLICA. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO INTITULADO “A MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DA PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA, DA ANIMAÇÃO OS INCRÍVEIS 2”, BUSCA REALIZAR UM ESTUDO DE COMO É VISTA A MULHER ATUAL, ISTO É, A MULHER CONTEMPORÂNEA NOS SEUS MAIS DIVERSOS ÂMBITOS, TAIS COMO PROFISSIONAL E AFETIVO. PARA ISSO, ESTE O TRABALHO SE FAZ IMPORTANTE, POIS BUSCA DISCUTIR SOBRE O OLHAR ATUAL DA ANIMAÇÃO PARA AS NOVAS GERAÇÕES QUE, AOS POUCOS, TANTO PRETENDEM INSERIR A FIGURA FEMININA EM ESPAÇOS QUE ANTERIORMENTE ERAM CONSIDERADOS APENAS MASCULINOS, QUANTO PROCURAM COMPROVAR QUE UMA MULHER PODE EXERCER OS MESMOS PAPÉIS QUE UM HOMEM, POIS, COMO INDIVÍDUO, VAI MUITO ALÉM DE UMA FIGURA SECUNDÁRIA E APENAS COMPLEMENTAR À FIGURA MASCULINA. SENDO ASSIM, O LONGA-METRAGEM RETORNA EM SEU SEGUNDO FILME COM UMA NOVA PERSPECTIVA SOCIAL QUE QUEBRA COM OS PARADIGMAS PATRIARCAIS, TRAZENDO A MULHER COMO RESPONSÁVEL PELO SUSTENTO DA FAMÍLIA, PROTAGONISTA DA HISTÓRIA E TOTALMENTE INDEPENDENTE. QUANTO AO HOMEM, PASSA A EXERCER FUNÇÕES QUE DESDE OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO ERAM DE RESPONSABILIDADE FEMININA, ISTO É, OS AFAZERES DOMÉSTICOS. POR FIM, A ANIMAÇÃO TAMBÉM CERTIFICA QUE A MULHER CONTEMPORÂNEA TORNOU-SE SOBRECARREGADA EM SUAS OBRIGAÇÕES, POIS AO PASSO QUE ATUALMENTE ELA POSSUI UMA PROFISSÃO E TAMBÉM, EM DETRIMENTO À CONSTRUÇÃO CULTURAL, É CONDICIONADA A CUIDAR DA CASA E DOS FILHOS, O HOMEM É NORMALIZADO APENAS PARA SER COBRADO POR SEU TRABALHO E NÃO PELAS FUNÇÕES DOMÉSTICAS. DESSA FORMA, O OBJETIVO GERAL BUSCA ANALISAR A PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA, DA ANIMAÇÃO OS INCRÍVEIS 2, NO VIÉS DA REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL. NO TOCANTE AOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, TEM-SE O INTUITO DE VERIFICAR O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO FEMININA; ENTENDER A TEORIA QUANTO PERSONAGEM FEMININA NO CINEMA; ANALISAR A PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA NA ANIMAÇÃO DOS INCRÍVEIS 2. EM RELAÇÃO À METODOLOGIA, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE MÉTODO QUALITATIVO, EM QUE DIVIDIREMOS EM TÓPICOS OS PONTOS ABORDADOS: REPRESENTAÇÃO FEMININA, PERSONAGEM FEMININA NO CINEMA E ANÁLISE DO FILME. PARA A ANÁLISE DO FILME IREMOS UTILIZAR A IMAGEM DE ALGUMAS CENAS, BEM COMO A TRANSCRIÇÃO DE ALGUMAS FALAS. PARA A PRIMEIRA PARTE DO ARTIGO, NA QUAL IREMOS DISCUTIR SOBRE A QUESTÃO DO FEMININO E A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, TRAREMOS OS SEGUINTES LIVROS E TEÓRICOS: FEMININO + MASCULINO: UMA NOVA COREOGRAFIA PARA A ETERNA DANÇA DAS POLARIDADES DE MONIKA VON KOSS. NESTA OBRA A AUTORA FAZ UMA UM APANHADO DESDE OS PRIMÓRDIOS ATÉ OS DIAS ATUAIS DAS FUNÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS MULHERES E HOMENS. OUTRA OBRA IMPORTANTE PARA AUXILIAR NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E ANÁLISE DO FILME É O LIVRO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO, ORGANIZADO POR MARIA INÊS GHILIARD, POIS TEREMOS VÁRIAS AUTORAS DISCUTINDO DIFERENTES PONTOS DE VISTA QUANTO AO FEMININO E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. JÁ COM RELAÇÃO AO TÓPICO: PERSONAGEM FEMININA NO CINEMA, IREMOS TER COMO BASE O LIVRO:.O CORPO DO CINEMA: VARIAÇÕES DO FEMININO, DE ANA MERY SEHBE, DE CARLI, EM QUE ENCONTRAMOS VÁRIOS ESTUDOS QUANTO A IMAGEM DA MULHER NO CINEMA, OU MELHOR, AS VÁRIAS FORMAS DE ABORDAR E APRESENTAR A IMAGEM FEMININA PARA A SÉTIMA ARTE. VALE SALIENTAR QUE ESTE ARCABOUÇO TEÓRICO SERÁ AMPLIADO NA ANÁLISE DO CORPUS. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE NESTA ANIMAÇÃO DE 2018, VAMOS ENCONTRAR UMA PERSONAGEM REPRESENTATIVA DA MULHER CONTEMPORÂNEA QUE SE TORNA A PROVEDORA DO LAR, ENQUANTO O MARIDO REALIZA AS ATIVIDADES DOMÉSTICAS. OS ESPAÇOS SOCIAIS SÃO INVERTIDOS NESTA NARRATIVA, MOSTRANDO UMA NOVA REALIDADE PARA A MULHER NA MODERNIDADE. COMO TAMBÉM FICA EXPLÍCITO A DIFICULDADE DE ACEITAÇÃO DESTE NOVO ESPAÇO FEMININO POR PARTE DA FIGURA MASCULINA. EM RAZÃO DISSO, TRAZEMOS COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS A OBSERVAÇÃO DE QUE O FILME OS INCRÍVEIS 2, CONTINUAÇÃO DO PRIMEIRO FILME DA FRANQUIA, TROUXE DESTA VEZ A REPRESENTAÇÃO DE MULHER ATIVA EM UM PAPEL QUE ANTERIORMENTE ERA DEDICADO À FIGURA MASCULINA. DESSE MODO, A MULHER QUE AGORA TORNOU-SE PROTAGONISTA DA ANIMAÇÃO, PASSOU A EXPRIMIR AÇÃO, VOZ E RESPONSABILIDADES QUE, DE ACORDO COM A CONSTRUÇÃO PATRIARCAL PRESENTE NA SOCIEDADE, SEMPRE FORAM DEVERES DIRECIONADOS AOS HOMENS. POR CONSEGUINTE, OS AFAZERES DOMÉSTICOS AGORA SÃO COLOCADOS SOB RESPONSABILIDADE DE BETO, MARIDO DA MULHER-ELÁSTICA, DEMONSTRANDO ASSIM A INDIGNAÇÃO DO HOMEM PERANTE OS SEUS NOVOS COMPROMISSOS E INCONFORMIDADE DO MESMO PERANTE O NOVO OFÍCIO DE SUA ESPOSA, O QUE, CONSEQUENTEMENTE, ACARRETA NA INSATISFAÇÃO DIANTE DO SUCESSO PROFISSIONAL DA FIGURA FEMININA. PORTANTO, O FILME TRAZ À LUZ UMA NOVA PERSPECTIVA SOCIAL DO PAPEL QUE A MULHER CONTEMPORÂNEA EXECUTA, MANIFESTANDO ASSIM SUA REPRESENTATIVIDADE E SUA CAPACIDADE DE DESENVOLVER AS MESMAS AÇÕES QUE UM HOMEM EFETUA, SEJA AÇÕES ESTAS QUE DEMANDAM FORÇA, AGILIDADE E INTELIGÊNCIA." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 08: O lugar da mulher na Academia - construção e desconstrução de identidades" "palavra_chave" => "FEMININO , CINEMA , PERSONAGEM" "idioma" => "portugues" "arquivo" => "600882c79ad8c_20012021162143.pdf" "created_at" => "2020-12-09 17:04:31" "updated_at" => "2021-01-20 17:21:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA XAVIER " "autor_nome_curto" => "MÁRCIA XAVIER " "autor_email" => "marciacxavier2@gmail.com" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:53:42" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 72094 "edicao_id" => 142 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 588 "titulo" => "A MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DA PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA, DA ANIMAÇÃO OS INCRÍVEIS 2" "resumo" => "DESDE O INÍCIO DA CRIAÇÃO DA SOCIEDADE A MULHER ESTEVE CONDICIONADA A UMA TRAJETÓRIA DE VIDA INFERIOR AO SUJEITO MASCULINO, MESMO QUE ESSE COMPORTAMENTO ÍNFERO NÃO ADVENHA DE UMA SITUAÇÃO BIOLÓGICA, MAS SIM DE UMA CONSTRUÇÃO CULTURAL E SIMBÓLICA. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO INTITULADO “A MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DA PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA, DA ANIMAÇÃO OS INCRÍVEIS 2”, BUSCA REALIZAR UM ESTUDO DE COMO É VISTA A MULHER ATUAL, ISTO É, A MULHER CONTEMPORÂNEA NOS SEUS MAIS DIVERSOS ÂMBITOS, TAIS COMO PROFISSIONAL E AFETIVO. PARA ISSO, ESTE O TRABALHO SE FAZ IMPORTANTE, POIS BUSCA DISCUTIR SOBRE O OLHAR ATUAL DA ANIMAÇÃO PARA AS NOVAS GERAÇÕES QUE, AOS POUCOS, TANTO PRETENDEM INSERIR A FIGURA FEMININA EM ESPAÇOS QUE ANTERIORMENTE ERAM CONSIDERADOS APENAS MASCULINOS, QUANTO PROCURAM COMPROVAR QUE UMA MULHER PODE EXERCER OS MESMOS PAPÉIS QUE UM HOMEM, POIS, COMO INDIVÍDUO, VAI MUITO ALÉM DE UMA FIGURA SECUNDÁRIA E APENAS COMPLEMENTAR À FIGURA MASCULINA. SENDO ASSIM, O LONGA-METRAGEM RETORNA EM SEU SEGUNDO FILME COM UMA NOVA PERSPECTIVA SOCIAL QUE QUEBRA COM OS PARADIGMAS PATRIARCAIS, TRAZENDO A MULHER COMO RESPONSÁVEL PELO SUSTENTO DA FAMÍLIA, PROTAGONISTA DA HISTÓRIA E TOTALMENTE INDEPENDENTE. QUANTO AO HOMEM, PASSA A EXERCER FUNÇÕES QUE DESDE OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO ERAM DE RESPONSABILIDADE FEMININA, ISTO É, OS AFAZERES DOMÉSTICOS. POR FIM, A ANIMAÇÃO TAMBÉM CERTIFICA QUE A MULHER CONTEMPORÂNEA TORNOU-SE SOBRECARREGADA EM SUAS OBRIGAÇÕES, POIS AO PASSO QUE ATUALMENTE ELA POSSUI UMA PROFISSÃO E TAMBÉM, EM DETRIMENTO À CONSTRUÇÃO CULTURAL, É CONDICIONADA A CUIDAR DA CASA E DOS FILHOS, O HOMEM É NORMALIZADO APENAS PARA SER COBRADO POR SEU TRABALHO E NÃO PELAS FUNÇÕES DOMÉSTICAS. DESSA FORMA, O OBJETIVO GERAL BUSCA ANALISAR A PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA, DA ANIMAÇÃO OS INCRÍVEIS 2, NO VIÉS DA REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL. NO TOCANTE AOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, TEM-SE O INTUITO DE VERIFICAR O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO FEMININA; ENTENDER A TEORIA QUANTO PERSONAGEM FEMININA NO CINEMA; ANALISAR A PERSONAGEM MULHER-ELÁSTICA NA ANIMAÇÃO DOS INCRÍVEIS 2. EM RELAÇÃO À METODOLOGIA, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE MÉTODO QUALITATIVO, EM QUE DIVIDIREMOS EM TÓPICOS OS PONTOS ABORDADOS: REPRESENTAÇÃO FEMININA, PERSONAGEM FEMININA NO CINEMA E ANÁLISE DO FILME. PARA A ANÁLISE DO FILME IREMOS UTILIZAR A IMAGEM DE ALGUMAS CENAS, BEM COMO A TRANSCRIÇÃO DE ALGUMAS FALAS. PARA A PRIMEIRA PARTE DO ARTIGO, NA QUAL IREMOS DISCUTIR SOBRE A QUESTÃO DO FEMININO E A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, TRAREMOS OS SEGUINTES LIVROS E TEÓRICOS: FEMININO + MASCULINO: UMA NOVA COREOGRAFIA PARA A ETERNA DANÇA DAS POLARIDADES DE MONIKA VON KOSS. NESTA OBRA A AUTORA FAZ UMA UM APANHADO DESDE OS PRIMÓRDIOS ATÉ OS DIAS ATUAIS DAS FUNÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS MULHERES E HOMENS. OUTRA OBRA IMPORTANTE PARA AUXILIAR NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E ANÁLISE DO FILME É O LIVRO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO, ORGANIZADO POR MARIA INÊS GHILIARD, POIS TEREMOS VÁRIAS AUTORAS DISCUTINDO DIFERENTES PONTOS DE VISTA QUANTO AO FEMININO E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. JÁ COM RELAÇÃO AO TÓPICO: PERSONAGEM FEMININA NO CINEMA, IREMOS TER COMO BASE O LIVRO:.O CORPO DO CINEMA: VARIAÇÕES DO FEMININO, DE ANA MERY SEHBE, DE CARLI, EM QUE ENCONTRAMOS VÁRIOS ESTUDOS QUANTO A IMAGEM DA MULHER NO CINEMA, OU MELHOR, AS VÁRIAS FORMAS DE ABORDAR E APRESENTAR A IMAGEM FEMININA PARA A SÉTIMA ARTE. VALE SALIENTAR QUE ESTE ARCABOUÇO TEÓRICO SERÁ AMPLIADO NA ANÁLISE DO CORPUS. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE NESTA ANIMAÇÃO DE 2018, VAMOS ENCONTRAR UMA PERSONAGEM REPRESENTATIVA DA MULHER CONTEMPORÂNEA QUE SE TORNA A PROVEDORA DO LAR, ENQUANTO O MARIDO REALIZA AS ATIVIDADES DOMÉSTICAS. OS ESPAÇOS SOCIAIS SÃO INVERTIDOS NESTA NARRATIVA, MOSTRANDO UMA NOVA REALIDADE PARA A MULHER NA MODERNIDADE. COMO TAMBÉM FICA EXPLÍCITO A DIFICULDADE DE ACEITAÇÃO DESTE NOVO ESPAÇO FEMININO POR PARTE DA FIGURA MASCULINA. EM RAZÃO DISSO, TRAZEMOS COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS A OBSERVAÇÃO DE QUE O FILME OS INCRÍVEIS 2, CONTINUAÇÃO DO PRIMEIRO FILME DA FRANQUIA, TROUXE DESTA VEZ A REPRESENTAÇÃO DE MULHER ATIVA EM UM PAPEL QUE ANTERIORMENTE ERA DEDICADO À FIGURA MASCULINA. DESSE MODO, A MULHER QUE AGORA TORNOU-SE PROTAGONISTA DA ANIMAÇÃO, PASSOU A EXPRIMIR AÇÃO, VOZ E RESPONSABILIDADES QUE, DE ACORDO COM A CONSTRUÇÃO PATRIARCAL PRESENTE NA SOCIEDADE, SEMPRE FORAM DEVERES DIRECIONADOS AOS HOMENS. POR CONSEGUINTE, OS AFAZERES DOMÉSTICOS AGORA SÃO COLOCADOS SOB RESPONSABILIDADE DE BETO, MARIDO DA MULHER-ELÁSTICA, DEMONSTRANDO ASSIM A INDIGNAÇÃO DO HOMEM PERANTE OS SEUS NOVOS COMPROMISSOS E INCONFORMIDADE DO MESMO PERANTE O NOVO OFÍCIO DE SUA ESPOSA, O QUE, CONSEQUENTEMENTE, ACARRETA NA INSATISFAÇÃO DIANTE DO SUCESSO PROFISSIONAL DA FIGURA FEMININA. PORTANTO, O FILME TRAZ À LUZ UMA NOVA PERSPECTIVA SOCIAL DO PAPEL QUE A MULHER CONTEMPORÂNEA EXECUTA, MANIFESTANDO ASSIM SUA REPRESENTATIVIDADE E SUA CAPACIDADE DE DESENVOLVER AS MESMAS AÇÕES QUE UM HOMEM EFETUA, SEJA AÇÕES ESTAS QUE DEMANDAM FORÇA, AGILIDADE E INTELIGÊNCIA." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 08: O lugar da mulher na Academia - construção e desconstrução de identidades" "palavra_chave" => "FEMININO , CINEMA , PERSONAGEM" "idioma" => "portugues" "arquivo" => "600882c79ad8c_20012021162143.pdf" "created_at" => "2020-12-09 17:04:31" "updated_at" => "2021-01-20 17:21:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA XAVIER " "autor_nome_curto" => "MÁRCIA XAVIER " "autor_email" => "marciacxavier2@gmail.com" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:53:42" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 142 "publicacao_id" => 71 "volume" => 2 "numero" => 1 "url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => "O I Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem (I CONEIL) coaduna-se com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas. Destaca-se também a urgência de promover a descentralização dos grandes centros urbanos e, assim, fortalecer o desenvolvimento e a divulgação das pesquisas em um evento situado na Região Nordeste. A idealização do evento pauta-se na possibilidade de mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de um modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando aos participantes um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação. Tal espaço, para derivar as discussões em torno da formação docente, é viabilizado pela organização de eventos que possam estabelecer parcerias e aproximar profissionais que atuam em diferentes segmentos. O evento ocorrerá de forma online de 23 a 25 de setembro de 2020" "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "logo" => null "capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-09-23" "final_evento" => "2020-09-25" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 142 "publicacao_id" => 71 "volume" => 2 "numero" => 1 "url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => "O I Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem (I CONEIL) coaduna-se com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas. Destaca-se também a urgência de promover a descentralização dos grandes centros urbanos e, assim, fortalecer o desenvolvimento e a divulgação das pesquisas em um evento situado na Região Nordeste. A idealização do evento pauta-se na possibilidade de mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de um modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando aos participantes um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação. Tal espaço, para derivar as discussões em torno da formação docente, é viabilizado pela organização de eventos que possam estabelecer parcerias e aproximar profissionais que atuam em diferentes segmentos. O evento ocorrerá de forma online de 23 a 25 de setembro de 2020" "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "logo" => null "capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-09-23" "final_evento" => "2020-09-25" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 63 "edicao_id" => 142 "codigo" => "978-65-86901-14-6" "capa" => "5fd1299791e76_09122020164631.jpg" "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "prefacio" => """ <strong>Caminhos da pós-graduação: a Linguística e a Literatura no cenário brasileiro</strong><br />\r\n <br />\r\n Os estudos da linguagem vêm ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acadêmica. Isso se deve, em parte, a investigações acerca de fenômenos que exigem a mobilização de saberes de diferentes áreas e, também, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreensão mais ampla da linguagem, preferem abrir mão de princípios atomísticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concepção de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na área de Linguística e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discussões que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no cenário brasileiro, no escopo das humanidades, no âmbito da Linguística e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de diálogos entre áreas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espaço de reflexão e suas repercussões como parte da socialização de práticas inovadoras de formação.<br />\r\n <br />\r\n Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Linguística e Literatura. Chamamos a atenção para diversidade temática e geográfica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regiões do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da pós-graduação brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa coletânea é apresentar esse cenário multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, além dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heteróclito de dissertações e teses que estão prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n Socializar esses debates sobre pautas relacionadas à interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona intercâmbios e diálogos de várias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento científico da área de Linguística e Literatura. Tais debates trazem contribuições para o campo teórico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas.<br />\r\n Aqui a comunidade leitora encontrará pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposição de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investigação e também de práxis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro teórico-metodológico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros já ditos, o desejo pela diversidade teórica e pela prática de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n <br />\r\n <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em> """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n Germana Maria Araújo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n Iêdo de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n Jo A-mi (UNILAB) <br />\r\n João Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior (UFRPE)<br />\r\n Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n Márcio Martins Leitão (UFPB)<br />\r\n Maria Carmen Aires Gomes (UFV) <br />\r\n Maria Célia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS)<br />\r\n Sílvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n Valéria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n Vicentina Ramires (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "5fd91a34eff11_15122020171900.pdf" "arquivo" => "151220201733_E-BOOK---ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM---VOLUME-02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 63 "edicao_id" => 142 "codigo" => "978-65-86901-14-6" "capa" => "5fd1299791e76_09122020164631.jpg" "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "prefacio" => """ <strong>Caminhos da pós-graduação: a Linguística e a Literatura no cenário brasileiro</strong><br />\r\n <br />\r\n Os estudos da linguagem vêm ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acadêmica. Isso se deve, em parte, a investigações acerca de fenômenos que exigem a mobilização de saberes de diferentes áreas e, também, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreensão mais ampla da linguagem, preferem abrir mão de princípios atomísticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concepção de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na área de Linguística e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discussões que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no cenário brasileiro, no escopo das humanidades, no âmbito da Linguística e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de diálogos entre áreas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espaço de reflexão e suas repercussões como parte da socialização de práticas inovadoras de formação.<br />\r\n <br />\r\n Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Linguística e Literatura. Chamamos a atenção para diversidade temática e geográfica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regiões do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da pós-graduação brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa coletânea é apresentar esse cenário multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, além dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heteróclito de dissertações e teses que estão prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n Socializar esses debates sobre pautas relacionadas à interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona intercâmbios e diálogos de várias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento científico da área de Linguística e Literatura. Tais debates trazem contribuições para o campo teórico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas.<br />\r\n Aqui a comunidade leitora encontrará pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposição de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investigação e também de práxis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro teórico-metodológico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros já ditos, o desejo pela diversidade teórica e pela prática de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n <br />\r\n <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em> """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n Germana Maria Araújo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n Iêdo de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n Jo A-mi (UNILAB) <br />\r\n João Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior (UFRPE)<br />\r\n Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n Márcio Martins Leitão (UFPB)<br />\r\n Maria Carmen Aires Gomes (UFV) <br />\r\n Maria Célia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS)<br />\r\n Sílvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n Valéria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n Vicentina Ramires (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "5fd91a34eff11_15122020171900.pdf" "arquivo" => "151220201733_E-BOOK---ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM---VOLUME-02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }