UTILIZAÇÃO DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ENFOQUE NA DIVERSIDADE MORFOLÓGICA E IMPORTÂNCIA ECOLÓGICO-ECONÔMICA DOS INVERTEBRADOS
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72794 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 746 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ENFOQUE NA DIVERSIDADE MORFOLÓGICA E IMPORTÂNCIA ECOLÓGICO-ECONÔMICA DOS INVERTEBRADOS" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE COLEÇÕES DE INVERTEBRADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS TÊM POTENCIAL DE EVIDENCIAR, ASPECTOS ECOLÓGICOS, EVOLUTIVOS, ETNOZOOLÓGICOS E IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS GRUPOS APRESENTADOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR O CONHECIMENTO DOS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE DIVERSIDADE MORFOLÓGICA E IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E ECONÔMICA DOS INVERTEBRADOS, UTILIZANDO-SE DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA. OS DADOS FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALIQUANTITATIVA. ESTA PESQUISA TEVE COMO PARTICIPANTES OS ALUNOS DO 8° ANO B, DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA MARIA GORETE, NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS-PB. A PESQUISA FOI ESTRUTURADA EM QUATRO PARTES: APLICAÇÃO DO PRÉ-TESTE, ABORDAGEM TEÓRICA, ABORDAGEM PRÁTICA E APLICAÇÃO DO PÓS-TESTE. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM QUE O NÚMERO DE GRUPOS DE INVERTEBRADOS CONHECIDOS PELOS ALUNOS SUBIU DE QUATRO PARA SEIS APÓS A APLICAÇÃO DO PÓS-TESTE; 93% E 74% FORAM, RESPECTIVAMENTE, OS RESULTADOS DAS RESPOSTAS SOBRE SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E ECONÔMICA; PARA 61% DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA DEIXAVAM O ANIMAL NA NATUREZA OU ONDE FOI ENCONTRADO, NÃO O MATANDO OU TOMANDO OUTRA MEDIDA DRÁSTICA; QUANTO AO SENTIMENTO AO VER ESSES ANIMAIS OBTEVE-SE ADMIRAÇÃO, COM 32%, E DESEJO DE PRESERVAR COM 10%. ENTRETANTO, MEDO E NOJO AINDA COMPÕEM 53% DAS RESPOSTAS. ASSIM, A DEMONSTRAÇÃO DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS MOSTRA-SE COMO UMA FERRAMENTA EFICIENTE E DE FÁCIL APLICABILIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "INVERTEBRADOS, CIÊNCIAS NATURAIS, COLEÇÕES ZOOLÓGICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID746_26062020093743.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERLY DE LIMA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ERLY" "autor_email" => "erlylife@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72794 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 746 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM ENFOQUE NA DIVERSIDADE MORFOLÓGICA E IMPORTÂNCIA ECOLÓGICO-ECONÔMICA DOS INVERTEBRADOS" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE COLEÇÕES DE INVERTEBRADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS TÊM POTENCIAL DE EVIDENCIAR, ASPECTOS ECOLÓGICOS, EVOLUTIVOS, ETNOZOOLÓGICOS E IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS GRUPOS APRESENTADOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR O CONHECIMENTO DOS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE DIVERSIDADE MORFOLÓGICA E IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E ECONÔMICA DOS INVERTEBRADOS, UTILIZANDO-SE DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA. OS DADOS FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALIQUANTITATIVA. ESTA PESQUISA TEVE COMO PARTICIPANTES OS ALUNOS DO 8° ANO B, DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA MARIA GORETE, NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS-PB. A PESQUISA FOI ESTRUTURADA EM QUATRO PARTES: APLICAÇÃO DO PRÉ-TESTE, ABORDAGEM TEÓRICA, ABORDAGEM PRÁTICA E APLICAÇÃO DO PÓS-TESTE. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM QUE O NÚMERO DE GRUPOS DE INVERTEBRADOS CONHECIDOS PELOS ALUNOS SUBIU DE QUATRO PARA SEIS APÓS A APLICAÇÃO DO PÓS-TESTE; 93% E 74% FORAM, RESPECTIVAMENTE, OS RESULTADOS DAS RESPOSTAS SOBRE SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E ECONÔMICA; PARA 61% DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA DEIXAVAM O ANIMAL NA NATUREZA OU ONDE FOI ENCONTRADO, NÃO O MATANDO OU TOMANDO OUTRA MEDIDA DRÁSTICA; QUANTO AO SENTIMENTO AO VER ESSES ANIMAIS OBTEVE-SE ADMIRAÇÃO, COM 32%, E DESEJO DE PRESERVAR COM 10%. ENTRETANTO, MEDO E NOJO AINDA COMPÕEM 53% DAS RESPOSTAS. ASSIM, A DEMONSTRAÇÃO DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS MOSTRA-SE COMO UMA FERRAMENTA EFICIENTE E DE FÁCIL APLICABILIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "INVERTEBRADOS, CIÊNCIAS NATURAIS, COLEÇÕES ZOOLÓGICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID746_26062020093743.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERLY DE LIMA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ERLY" "autor_email" => "erlylife@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }