ENSINO LÚDICO DA MICOLOGIA EM EVENTOS CIENTÍFICOS
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72814 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 562 "titulo" => "ENSINO LÚDICO DA MICOLOGIA EM EVENTOS CIENTÍFICOS" "resumo" => "TENDO EM VISTA A DIFICULDADE DE SE ENSINAR ALGUMAS MATÉRIAS DE BIOLOGIA. JOGOS E MODELOS DIDÁTICOS SURGEM COMO ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE ACORDO COM O BAIXO CUSTO PARA SUA PRODUÇÃO E PELO FATO DE SEREM ADAPTADOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS, PROPORCIONANDO, ASSIM, UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DO ASSUNTO ESTUDADO. NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO APRESENTA JOGOS LÚDICOS COM O TEMA MICOLOGIA, APLICADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS. COM FOCO EM FACILITAR O ENSINO DOS FUNGOS, FORAM DESENVOLVIDOS JOGOS DIDÁTICOS, E APLICADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS, COM PÚBLICO DE NÍVEL FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR. OS JOGOS FORAM, QUEBRA-CABEÇA, JOGOS DA MEMÓRIA, JOGO DE CONEXÃO E EXPOSIÇÃO TEMÁTICA. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO JOGO FOI ABORDADO O CONTEÚDO SOBRE OS FUNGOS, SUA MORFOLOGIA, IMPORTÂNCIA, ASPECTOS ECOLÓGICOS E CURIOSIDADES. OS JOGOS FORAM APLICADOS COM O OBJETIVO DE ENSINAR MICOLOGIA DE FORMA LÚDICA, E APRESENTOU GRANDE ACEITAÇÃO DO PÚBLICO PARTICIPANTE. OS JOGOS E ATIVIDADES FORAM EFETIVOS PARA PROMOVER A CIÊNCIA, ESTIMULAR A CURIOSIDADE SOBRE O TEMA TRATADO E ESTIMULAR NOVOS SABERES E PERCEPÇÕES." "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO, LÚDICO, MICOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA18_ID562_02082020011838.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA LUIZA DE SOUSA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MAYARA LUIZA" "autor_email" => "maylsp25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72814 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 562 "titulo" => "ENSINO LÚDICO DA MICOLOGIA EM EVENTOS CIENTÍFICOS" "resumo" => "TENDO EM VISTA A DIFICULDADE DE SE ENSINAR ALGUMAS MATÉRIAS DE BIOLOGIA. JOGOS E MODELOS DIDÁTICOS SURGEM COMO ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE ACORDO COM O BAIXO CUSTO PARA SUA PRODUÇÃO E PELO FATO DE SEREM ADAPTADOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS, PROPORCIONANDO, ASSIM, UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DO ASSUNTO ESTUDADO. NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO APRESENTA JOGOS LÚDICOS COM O TEMA MICOLOGIA, APLICADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS. COM FOCO EM FACILITAR O ENSINO DOS FUNGOS, FORAM DESENVOLVIDOS JOGOS DIDÁTICOS, E APLICADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS, COM PÚBLICO DE NÍVEL FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR. OS JOGOS FORAM, QUEBRA-CABEÇA, JOGOS DA MEMÓRIA, JOGO DE CONEXÃO E EXPOSIÇÃO TEMÁTICA. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO JOGO FOI ABORDADO O CONTEÚDO SOBRE OS FUNGOS, SUA MORFOLOGIA, IMPORTÂNCIA, ASPECTOS ECOLÓGICOS E CURIOSIDADES. OS JOGOS FORAM APLICADOS COM O OBJETIVO DE ENSINAR MICOLOGIA DE FORMA LÚDICA, E APRESENTOU GRANDE ACEITAÇÃO DO PÚBLICO PARTICIPANTE. OS JOGOS E ATIVIDADES FORAM EFETIVOS PARA PROMOVER A CIÊNCIA, ESTIMULAR A CURIOSIDADE SOBRE O TEMA TRATADO E ESTIMULAR NOVOS SABERES E PERCEPÇÕES." "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO, LÚDICO, MICOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA18_ID562_02082020011838.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA LUIZA DE SOUSA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MAYARA LUIZA" "autor_email" => "maylsp25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }