PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTS PARA ENSINO DE MECÂNICA USANDO COMO TEMA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72880 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 244 "inscrito_id" => 819 "titulo" => "PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTS PARA ENSINO DE MECÂNICA USANDO COMO TEMA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO" "resumo" => "NESSE TRABALHO PROPOMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TRATA DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO, ELABORADA PARA O OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COM ENFOQUE CTS E COM O OBJETIVO DE ANALISÁ-LA COM BASE NAS CATEGORIAS DE AIKENHEAD (1994). PARA ISSO, SUGERIMOS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARTINDO DA PROBLEMATIZAÇÃO DE SITUAÇÕES REAIS PARA TRABALHAR DE FORMA CRÍTICA OS CONTEÚDOS DE CINEMÁTICA. TOMANDO COMO FUNDAMENTO O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO-SOCIAL DO ESTUDANTE, OU SEJA, DE COMO O ALUNO E SEU AMBIENTE SOFREM INTERFERÊNCIAS MÚTUAS E TAMBÉM DA IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO CULTURAL DO ESTUDANTE. DESSA FORMA, FOMOS BUSCAR OS REFERENCIAIS TEÓRICOS NA ÁREA DO DESENVOLVIMENTO SOCIOCONSTRUTIVISTA ABORDADO POR REGO (1995) E NO ÂMBITO DO ENSINO CTS, TOMAMOS COMO BASE AUTORES COMO SANTOS E MORTIMER (2002), AULER (2007) E OUTROS. ALÉM DISSO, TIVEMOS QUE CONSULTAR DOCUMENTOS OFICIAIS QUE TRATAM DO CURRÍCULO, COMO A BNCC (2017) E TAMBÉM A LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO NO BRASIL. ACREDITAMOS QUE POR MEIO DE AMBIENTE ESTIMULANTE E ENVOLVENTE DE APRENDIZAGEM, PODEMOS PROVOCAR REFLEXÕES IMPORTANTES A CERCA DE CONHECIMENTOS SOCIOCIENTÍFICOS DE RELEVÂNCIA SOCIAL E DESPERTAR A CONSCIÊNCIA CIDADÃ E A RESPONSABILIDADE SOCIAL EM NOSSOS ESTUDANTES. DESSE MODO, ESPERAMOS QUE NOSSA PROPOSTA POSSA COLABORAR COM A FORMAÇÃO DE PEDESTRES E FUTUROS CONDUTORES, CONSCIENTES DE SEU PAPEL PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL, TRÂNSITO SEGURO, ENSINO DE CIÊNCIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID819_15102020195929.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA SOARES DE MOURA VICTORINO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MOURA" "autor_email" => "marciacsmvictorino@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72880 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 244 "inscrito_id" => 819 "titulo" => "PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTS PARA ENSINO DE MECÂNICA USANDO COMO TEMA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO" "resumo" => "NESSE TRABALHO PROPOMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TRATA DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO, ELABORADA PARA O OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COM ENFOQUE CTS E COM O OBJETIVO DE ANALISÁ-LA COM BASE NAS CATEGORIAS DE AIKENHEAD (1994). PARA ISSO, SUGERIMOS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARTINDO DA PROBLEMATIZAÇÃO DE SITUAÇÕES REAIS PARA TRABALHAR DE FORMA CRÍTICA OS CONTEÚDOS DE CINEMÁTICA. TOMANDO COMO FUNDAMENTO O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO-SOCIAL DO ESTUDANTE, OU SEJA, DE COMO O ALUNO E SEU AMBIENTE SOFREM INTERFERÊNCIAS MÚTUAS E TAMBÉM DA IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO CULTURAL DO ESTUDANTE. DESSA FORMA, FOMOS BUSCAR OS REFERENCIAIS TEÓRICOS NA ÁREA DO DESENVOLVIMENTO SOCIOCONSTRUTIVISTA ABORDADO POR REGO (1995) E NO ÂMBITO DO ENSINO CTS, TOMAMOS COMO BASE AUTORES COMO SANTOS E MORTIMER (2002), AULER (2007) E OUTROS. ALÉM DISSO, TIVEMOS QUE CONSULTAR DOCUMENTOS OFICIAIS QUE TRATAM DO CURRÍCULO, COMO A BNCC (2017) E TAMBÉM A LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO NO BRASIL. ACREDITAMOS QUE POR MEIO DE AMBIENTE ESTIMULANTE E ENVOLVENTE DE APRENDIZAGEM, PODEMOS PROVOCAR REFLEXÕES IMPORTANTES A CERCA DE CONHECIMENTOS SOCIOCIENTÍFICOS DE RELEVÂNCIA SOCIAL E DESPERTAR A CONSCIÊNCIA CIDADÃ E A RESPONSABILIDADE SOCIAL EM NOSSOS ESTUDANTES. DESSE MODO, ESPERAMOS QUE NOSSA PROPOSTA POSSA COLABORAR COM A FORMAÇÃO DE PEDESTRES E FUTUROS CONDUTORES, CONSCIENTES DE SEU PAPEL PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL, TRÂNSITO SEGURO, ENSINO DE CIÊNCIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID819_15102020195929.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA SOARES DE MOURA VICTORINO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MOURA" "autor_email" => "marciacsmvictorino@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }