O POTENCIAL DE DOCUMENTÁRIOS PARA O ENSINO DE
CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72915 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 287 "inscrito_id" => 851 "titulo" => """ O POTENCIAL DE DOCUMENTÁRIOS PARA O ENSINO DE\r\n CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA """ "resumo" => """ O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO CONTEXTO ESCOLAR CONSTITUI-SE COMO PRÁTICA RECORRENTE ENTRE OS PROFESSORES\r\n DE CIÊNCIAS. ENTRETANTO, ESTES RECURSOS PRECISAM SER ANALISADOS CUIDADOSAMENTE ANTES DE CHEGAR À SALA\r\n DE AULA. DENTRO DESTA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO\r\n SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2000 A 2020. A\r\n PESQUISA FOI REALIZADA NA BASE DE DADOS DA PLATAFORMA SCIELO, UTILIZANDO-SE NA BUSCA AS PALAVRAS\r\n “DOCUMENTÁRIOS” E “ENSINO” COMO PRINCIPAIS TERMOS DESCRITIVOS. A ANÁLISE DOS DADOS DEMONSTROU\r\n MAIOR PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2020. ENTRETANTO, PERCEBEU-SE QUE AINDA HÁ\r\n POUCAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS SOBRE O TEMA. TAMBÉM PÔDE-SE OBSERVAR QUE OS TRABALHOS UTILIZARAM\r\n DIFERENTES METODOLOGIAS, QUE CONTRIBUÍAM PARA OS MAIS DIVERSOS ASPECTOS NO ÂMBITO ESCOLAR, QUE DE\r\n FORMA GERAL TINHAM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE PARA A UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS EM SALA DE\r\n AULA, PORÉM PROBLEMATIZANDO E ESTIMULANDO A LEITURA CRÍTICA DESTES RECURSOS. COM BASE NISSO, ENTENDESE QUE ESSAS PRODUÇÕES POSSUEM GRANDE POTENCIAL DIDÁTICO, PORTANTO O ESTUDO EM QUESTÃO TAMBÉM\r\n PRETENDE INCENTIVAR UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DO TEMA POR PARTE DOS PESQUISADORES E EDUCADORES\r\n BRASILEIROS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "DOCUMENTÁRIOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, REIVSÃO SISTEMÁTICA, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID851_04112020151802.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNÁ DE SOUZA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PEREIRA" "autor_email" => "taynaszpereira@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA (UCL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72915 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 287 "inscrito_id" => 851 "titulo" => """ O POTENCIAL DE DOCUMENTÁRIOS PARA O ENSINO DE\r\n CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA """ "resumo" => """ O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO CONTEXTO ESCOLAR CONSTITUI-SE COMO PRÁTICA RECORRENTE ENTRE OS PROFESSORES\r\n DE CIÊNCIAS. ENTRETANTO, ESTES RECURSOS PRECISAM SER ANALISADOS CUIDADOSAMENTE ANTES DE CHEGAR À SALA\r\n DE AULA. DENTRO DESTA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO\r\n SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2000 A 2020. A\r\n PESQUISA FOI REALIZADA NA BASE DE DADOS DA PLATAFORMA SCIELO, UTILIZANDO-SE NA BUSCA AS PALAVRAS\r\n “DOCUMENTÁRIOS” E “ENSINO” COMO PRINCIPAIS TERMOS DESCRITIVOS. A ANÁLISE DOS DADOS DEMONSTROU\r\n MAIOR PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2020. ENTRETANTO, PERCEBEU-SE QUE AINDA HÁ\r\n POUCAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS SOBRE O TEMA. TAMBÉM PÔDE-SE OBSERVAR QUE OS TRABALHOS UTILIZARAM\r\n DIFERENTES METODOLOGIAS, QUE CONTRIBUÍAM PARA OS MAIS DIVERSOS ASPECTOS NO ÂMBITO ESCOLAR, QUE DE\r\n FORMA GERAL TINHAM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE PARA A UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS EM SALA DE\r\n AULA, PORÉM PROBLEMATIZANDO E ESTIMULANDO A LEITURA CRÍTICA DESTES RECURSOS. COM BASE NISSO, ENTENDESE QUE ESSAS PRODUÇÕES POSSUEM GRANDE POTENCIAL DIDÁTICO, PORTANTO O ESTUDO EM QUESTÃO TAMBÉM\r\n PRETENDE INCENTIVAR UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DO TEMA POR PARTE DOS PESQUISADORES E EDUCADORES\r\n BRASILEIROS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "DOCUMENTÁRIOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, REIVSÃO SISTEMÁTICA, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID851_04112020151802.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNÁ DE SOUZA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PEREIRA" "autor_email" => "taynaszpereira@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA (UCL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }