APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A MORFOLOGIA DAS
FLORES COM O USO DE LABORATORIOS VIVOS: UMA
EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72975 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 865 "titulo" => """ APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A MORFOLOGIA DAS\r\n FLORES COM O USO DE LABORATORIOS VIVOS: UMA\r\n EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO RESULTA DE PESQUISA REALIZADA COM 24 ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE\r\n UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE PARINTINS/AM, CUJO OBJETIVO PAUTOU-SE EM AVALIAR A IMPLEMENTAÇÃO DE\r\n UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A MORFOLOGIA DA FLOR EM LABORATÓRIOS\r\n VIVOS. O ESTUDO CONTOU COM A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NA ESCOLA E UM ESPAÇO NÃO FORMAL. A METODOLOGIA\r\n ADOTADA NA PESQUISA DEU-SE QUALITATIVAMENTE COM A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E OS INSTRUMENTOS PARA A\r\n COLETA DE DADOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI BASEADA EM\r\n ARAÚJO (2014) SEGUINDO CINCO ETAPAS: PASSEIO PELA TRILHA, COLETA DE FLORES, PRODUÇÃO DE TEXTO,\r\n MONTAGEM DE UM ÁLBUM SOBRE A MORFOLOGIA DAS FLORES, ORIENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS\r\n SOBRE MORFOLOGIA DAS FLORES. OS DADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE A PARTIR DA SEQUÊNCIA\r\n DIDÁTICA. OS FUNDAMENTOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSTA POR AUSUBEL SERVIRAM\r\n COMO BASE TEÓRICA ÀS ANÁLISES DOS DADOS OBTIDOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM QUE A\r\n IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS E\r\n AULAS DE CAMPO É IMPORTANTE NA DISCIPLINA CIÊNCIAS NATURAIS, POIS PROMOVE A APRENDIZAGEM\r\n SIGNIFICATIVA DO CONTEÚDO ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, MORFOLOGIA DAS FLORES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MAPAS CONCEITUAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID865_10112020170854.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVAIR NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "NASCIMENTO" "autor_email" => "evairmagalhaes03@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72975 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 865 "titulo" => """ APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A MORFOLOGIA DAS\r\n FLORES COM O USO DE LABORATORIOS VIVOS: UMA\r\n EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO RESULTA DE PESQUISA REALIZADA COM 24 ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE\r\n UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE PARINTINS/AM, CUJO OBJETIVO PAUTOU-SE EM AVALIAR A IMPLEMENTAÇÃO DE\r\n UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A MORFOLOGIA DA FLOR EM LABORATÓRIOS\r\n VIVOS. O ESTUDO CONTOU COM A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NA ESCOLA E UM ESPAÇO NÃO FORMAL. A METODOLOGIA\r\n ADOTADA NA PESQUISA DEU-SE QUALITATIVAMENTE COM A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E OS INSTRUMENTOS PARA A\r\n COLETA DE DADOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI BASEADA EM\r\n ARAÚJO (2014) SEGUINDO CINCO ETAPAS: PASSEIO PELA TRILHA, COLETA DE FLORES, PRODUÇÃO DE TEXTO,\r\n MONTAGEM DE UM ÁLBUM SOBRE A MORFOLOGIA DAS FLORES, ORIENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS\r\n SOBRE MORFOLOGIA DAS FLORES. OS DADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE A PARTIR DA SEQUÊNCIA\r\n DIDÁTICA. OS FUNDAMENTOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSTA POR AUSUBEL SERVIRAM\r\n COMO BASE TEÓRICA ÀS ANÁLISES DOS DADOS OBTIDOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM QUE A\r\n IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS E\r\n AULAS DE CAMPO É IMPORTANTE NA DISCIPLINA CIÊNCIAS NATURAIS, POIS PROMOVE A APRENDIZAGEM\r\n SIGNIFICATIVA DO CONTEÚDO ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, MORFOLOGIA DAS FLORES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MAPAS CONCEITUAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID865_10112020170854.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVAIR NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "NASCIMENTO" "autor_email" => "evairmagalhaes03@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }