MAPEANDO TENDÊNCIAS DE ENSINO E SUAS RELAÇÕES COM A CIÊNCIA “QUÍMICA”: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO CONTEXTO BRASILEIRO?
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73019 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 407 "inscrito_id" => 1046 "titulo" => "MAPEANDO TENDÊNCIAS DE ENSINO E SUAS RELAÇÕES COM A CIÊNCIA “QUÍMICA”: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO CONTEXTO BRASILEIRO?" "resumo" => "ESTE TRABALHO SURGIU NO PERCURSO INICIAL DE UMA DISCIPLINA DE DOUTORAMENTO, COMO FORMA DE SISTEMATIZAR INFORMAÇÕES PARA O PROGRESSO DE MINHAS INFORMAÇÕES ACADÊMICAS, ENQUANTO ALUNA DE NÍVEL DE PÓSGRADUAÇÃO. DESENVOLVEU-SE COM PROPÓSITO DE MAPEAR DUAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS A ÁREA DE ENSINO, ENTRELAÇANDO-SE COM A “QUÍMICA”. REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A FIM DE INVESTIGAR TAIS TENDÊNCIAS, ESCOLHIDAS DE FORMA ALEATÓRIA, TANTO INDIVIDUAL QUANTO DIALETICAMENTE, BUSCANDO RELAÇÕES DECORRENTES DOS FUNDAMENTOS COM A ABORDAGEM CTS. ASSIM, SUA CONSTRUÇÃO INVESTIGOU A PRODUÇÃO ACADÊMICA NA PLATAFORMA GOOGLE ACADÊMICO, POR SER UMA DAS MAIS ACESSADAS POR PESQUISADORES INICIANTES, COMPREENDENDO PESQUISAS DE 2006 A 2016. SELECIONAMOS 22 TRABALHOS, ESCRITOS NA SEGUINTE CLASSIFICAÇÃO: 3 TESES, 12 DISSERTAÇÕES E 7 ARTIGOS CIENTÍFICOS. PORÉM, APENAS UM ARTIGO ABORDA A INTEGRAÇÃO DAS DUAS METODOLOGIAS, O QUE EVIDENCIA UMA GRANDE LACUNA A SER PREENCHIDA NAS PRODUÇÕES RELACIONADAS ÀS QUESTÕES METODOLÓGICAS, E VERIFICOU-SE QUE MENOS DE 50% DOS ARTIGOS PRODUZIDOS NO MEIO ACADÊMICO FORAM PUBLICADOS EM ÂMBITO NACIONAL REVISTAS CIENTÍFICAS. E INTERNACIONAL. DEFENDEMOS QUE A MUDANÇA NESTA SITUAÇÃO É UMA QUESTÃO DE REFLEXÃO PROFISSIONAL, O QUE REQUER UMA AUTOANÁLISE DO PROFISSIONAL, DENOMINADO “PROFESSOR”, CONSIDERANDO QUE A PROFISSÃO EXIGE NA CONTEMPORANEIDADE, DINÂMICA, AUTENTICIDADE E COMPROMISSO COM UMA CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA, OBSERVADA NA SUA FORMA DE APLICAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO, RECURSOS DIDÁTICOS E DIDÁTICOS, EXPRESSOS NA ASSIMILAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA QUÍMICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICSEXPE, EXPERIMENTAÇÃO, , PRODUÇÃO ACADÊMICA, ABORDAGEM CTS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1046_11112020144428.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELEONORA CELLI CARIOCA ARENARE" "autor_nome_curto" => "ELEONORA CELLI" "autor_email" => "eleonoracelliquimica@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73019 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 407 "inscrito_id" => 1046 "titulo" => "MAPEANDO TENDÊNCIAS DE ENSINO E SUAS RELAÇÕES COM A CIÊNCIA “QUÍMICA”: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO CONTEXTO BRASILEIRO?" "resumo" => "ESTE TRABALHO SURGIU NO PERCURSO INICIAL DE UMA DISCIPLINA DE DOUTORAMENTO, COMO FORMA DE SISTEMATIZAR INFORMAÇÕES PARA O PROGRESSO DE MINHAS INFORMAÇÕES ACADÊMICAS, ENQUANTO ALUNA DE NÍVEL DE PÓSGRADUAÇÃO. DESENVOLVEU-SE COM PROPÓSITO DE MAPEAR DUAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS A ÁREA DE ENSINO, ENTRELAÇANDO-SE COM A “QUÍMICA”. REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A FIM DE INVESTIGAR TAIS TENDÊNCIAS, ESCOLHIDAS DE FORMA ALEATÓRIA, TANTO INDIVIDUAL QUANTO DIALETICAMENTE, BUSCANDO RELAÇÕES DECORRENTES DOS FUNDAMENTOS COM A ABORDAGEM CTS. ASSIM, SUA CONSTRUÇÃO INVESTIGOU A PRODUÇÃO ACADÊMICA NA PLATAFORMA GOOGLE ACADÊMICO, POR SER UMA DAS MAIS ACESSADAS POR PESQUISADORES INICIANTES, COMPREENDENDO PESQUISAS DE 2006 A 2016. SELECIONAMOS 22 TRABALHOS, ESCRITOS NA SEGUINTE CLASSIFICAÇÃO: 3 TESES, 12 DISSERTAÇÕES E 7 ARTIGOS CIENTÍFICOS. PORÉM, APENAS UM ARTIGO ABORDA A INTEGRAÇÃO DAS DUAS METODOLOGIAS, O QUE EVIDENCIA UMA GRANDE LACUNA A SER PREENCHIDA NAS PRODUÇÕES RELACIONADAS ÀS QUESTÕES METODOLÓGICAS, E VERIFICOU-SE QUE MENOS DE 50% DOS ARTIGOS PRODUZIDOS NO MEIO ACADÊMICO FORAM PUBLICADOS EM ÂMBITO NACIONAL REVISTAS CIENTÍFICAS. E INTERNACIONAL. DEFENDEMOS QUE A MUDANÇA NESTA SITUAÇÃO É UMA QUESTÃO DE REFLEXÃO PROFISSIONAL, O QUE REQUER UMA AUTOANÁLISE DO PROFISSIONAL, DENOMINADO “PROFESSOR”, CONSIDERANDO QUE A PROFISSÃO EXIGE NA CONTEMPORANEIDADE, DINÂMICA, AUTENTICIDADE E COMPROMISSO COM UMA CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA, OBSERVADA NA SUA FORMA DE APLICAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO, RECURSOS DIDÁTICOS E DIDÁTICOS, EXPRESSOS NA ASSIMILAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA QUÍMICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICSEXPE, EXPERIMENTAÇÃO, , PRODUÇÃO ACADÊMICA, ABORDAGEM CTS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1046_11112020144428.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELEONORA CELLI CARIOCA ARENARE" "autor_nome_curto" => "ELEONORA CELLI" "autor_email" => "eleonoracelliquimica@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }