CONFECÇÃO DE EXSICATAS COMO METODOLOGIA PARA O
ENSINO-APRENDIZAGEM EM BOTÂNICA NO ENSINO SUPERIOR
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73093 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 1159 "titulo" => """ CONFECÇÃO DE EXSICATAS COMO METODOLOGIA PARA O\r\n ENSINO-APRENDIZAGEM EM BOTÂNICA NO ENSINO SUPERIOR """ "resumo" => """ O CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS SEMPRE DESPERTOU O INTERESSE DAS PESSOAS, ESPECIALMENTE POR SUAS\r\n PROPRIEDADES MEDICINAIS, NUTRICIONAIS, ORNAMENTAIS, ENTRE OUTRAS, MAS TAMBÉM, PARA FORMAR COLEÇÕES\r\n COMO OS HERBÁRIOS. A ÁREA DA CIÊNCIA RESPONSÁVEL PELO ESTUDO DAS PLANTAS É A BOTÂNICA E SEU ENSINO NAS\r\n ESCOLAS COSTUMA SER MUITO TEÓRICO E DESESTIMULANTE PARA OS ALUNOS, FREQUENTEMENTE SEM NENHUMA\r\n OBSERVAÇÃO OU INTERAÇÃO COM AS PLANTAS. PARA UM BOM APROVEITAMENTO DO ENSINO, É PRECISO UTILIZAR\r\n RECURSOS DIDÁTICOS QUE DESPERTEM O INTERESSE DO ALUNO PELO COTIDIANO E UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA\r\n DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NAS ESCOLAS É A PRODUÇÃO COLABORATIVA DE EXSICATAS COM FINS\r\n DIDÁTICOS. EXSICATAS SÃO AMOSTRAS DE PLANTAS QUE FORAM COLETADAS, PRENSADAS, DESIDRATADAS E MONTADAS\r\n PARA UM DETERMINADO FIM, DIDÁTICO OU NÃO. O PRESENTE TRABALHO FOI ELABORADO DURANTE A DISCIPLINA DE\r\n BOTÂNICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA\r\n DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS MACAU, E TEVE COMO OBJETIVO A CONFECÇÃO DE EXSICATAS\r\n DIDÁTICAS COMO RECURSO AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. FOI FEITA UMA COLETA DE\r\n PLANTAS NOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO AO IFRN E OS ESPÉCIMES ENCONTRADOS FORAM IDENTIFICADOS,\r\n MONTADOS E DISPOSTOS EM PRENSA PARA A ELABORAÇÃO DAS EXSICATAS. A ATIVIDADE REALIZADA TORNOU A AULA DE\r\n BOTÂNICA MAIS MOTIVADORA, CONTRIBUIU PARA A INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS E PERMITIU\r\n QUE OS ALUNOS APRENDESSEM A IDENTIFICAR ALGUNS TIPOS DE PLANTAS, VALORIZANDO A FLORA LOCAL. ALÉM DISSO,\r\n O MATERIAL PRODUZIDO PODERÁ SERVIR PARA USO DIDÁTICO DE OUTROS ESTUDANTES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 10: Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => "BOTÂNICA, EXSICATAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, RELATO DE EXPERIÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA27_ID1159_19112020204639.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA DE FATIMA GOMES DE LINS" "autor_nome_curto" => "LÚCIA DE FATIMA" "autor_email" => "luciamesquita05@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73093 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 1159 "titulo" => """ CONFECÇÃO DE EXSICATAS COMO METODOLOGIA PARA O\r\n ENSINO-APRENDIZAGEM EM BOTÂNICA NO ENSINO SUPERIOR """ "resumo" => """ O CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS SEMPRE DESPERTOU O INTERESSE DAS PESSOAS, ESPECIALMENTE POR SUAS\r\n PROPRIEDADES MEDICINAIS, NUTRICIONAIS, ORNAMENTAIS, ENTRE OUTRAS, MAS TAMBÉM, PARA FORMAR COLEÇÕES\r\n COMO OS HERBÁRIOS. A ÁREA DA CIÊNCIA RESPONSÁVEL PELO ESTUDO DAS PLANTAS É A BOTÂNICA E SEU ENSINO NAS\r\n ESCOLAS COSTUMA SER MUITO TEÓRICO E DESESTIMULANTE PARA OS ALUNOS, FREQUENTEMENTE SEM NENHUMA\r\n OBSERVAÇÃO OU INTERAÇÃO COM AS PLANTAS. PARA UM BOM APROVEITAMENTO DO ENSINO, É PRECISO UTILIZAR\r\n RECURSOS DIDÁTICOS QUE DESPERTEM O INTERESSE DO ALUNO PELO COTIDIANO E UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA\r\n DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NAS ESCOLAS É A PRODUÇÃO COLABORATIVA DE EXSICATAS COM FINS\r\n DIDÁTICOS. EXSICATAS SÃO AMOSTRAS DE PLANTAS QUE FORAM COLETADAS, PRENSADAS, DESIDRATADAS E MONTADAS\r\n PARA UM DETERMINADO FIM, DIDÁTICO OU NÃO. O PRESENTE TRABALHO FOI ELABORADO DURANTE A DISCIPLINA DE\r\n BOTÂNICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA\r\n DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS MACAU, E TEVE COMO OBJETIVO A CONFECÇÃO DE EXSICATAS\r\n DIDÁTICAS COMO RECURSO AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. FOI FEITA UMA COLETA DE\r\n PLANTAS NOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO AO IFRN E OS ESPÉCIMES ENCONTRADOS FORAM IDENTIFICADOS,\r\n MONTADOS E DISPOSTOS EM PRENSA PARA A ELABORAÇÃO DAS EXSICATAS. A ATIVIDADE REALIZADA TORNOU A AULA DE\r\n BOTÂNICA MAIS MOTIVADORA, CONTRIBUIU PARA A INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS E PERMITIU\r\n QUE OS ALUNOS APRENDESSEM A IDENTIFICAR ALGUNS TIPOS DE PLANTAS, VALORIZANDO A FLORA LOCAL. ALÉM DISSO,\r\n O MATERIAL PRODUZIDO PODERÁ SERVIR PARA USO DIDÁTICO DE OUTROS ESTUDANTES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 10: Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => "BOTÂNICA, EXSICATAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, RELATO DE EXPERIÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA27_ID1159_19112020204639.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA DE FATIMA GOMES DE LINS" "autor_nome_curto" => "LÚCIA DE FATIMA" "autor_email" => "luciamesquita05@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }