TDICS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES NO CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73160 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 592 "inscrito_id" => 1139 "titulo" => "TDICS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES NO CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL" "resumo" => "É NOTÓRIO QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NA SOCIEDADE INTERCONECTADA EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, E NA EDUCAÇÃO NÃO FOI DIFERENTE: AS TECNOLOGIAS AMPLIARAM OS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER, TRAZENDO INOVAÇÕES PARA O ENSINO. COM O ADVENTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) HOUVE UMA RESSIGNIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, EM QUE AS SALAS DE AULAS PRESENCIAIS DERAM LUGAR ÀS SALAS DE AULAS VIRTUAIS, POR MEIO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O OBJETIVO TRAÇADO NO ESTUDO CONSISTIU EM COMPREENDER AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DAS TDICS NA EDUCAÇÃO, TENDO EM VISTA O CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE ESTUDOS EM LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA LITERATURA CONSULTADA APONTARAM A REAL NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DE NOVAS METODOLOGIAS DIGITAIS, BEM COMO NOS PERMITIRAM REFLETIR SOBRE OS IMPACTOS DAS TDICS DIANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. DIANTE DISSO, COMPREENDEMOS A RELEVÂNCIA DO USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA, TENDO EM VISTA QUE POR MEIO DESSES RECURSOS POSSIBILITAREMOS A CONTINUIDADE DO ENSINO ATRAVÉS DE DIFERENTES SUPORTES DIGITAIS E PROMOVEREMOS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. OUTROSSIM, TORNA-SE FUNDAMENTAL A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFETIVAS QUE POSSIBILITEM O ACESSO DOS EDUCANDOS COM NÍVEL SOCIOECONÔMICO MAIS BAIXO AOS MEIOS DIGITAIS NECESSÁRIOS PARA A CONTINUIDADE DO SEU APRENDIZADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, ENSINO REMOTO, ARTEFATOS TECNOLÓGICOS, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA24_ID1139_23112020212352.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA BALBINO" "autor_nome_curto" => "VANESSA BALBINO" "autor_email" => "sb.vanessa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73160 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 592 "inscrito_id" => 1139 "titulo" => "TDICS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES NO CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL" "resumo" => "É NOTÓRIO QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NA SOCIEDADE INTERCONECTADA EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, E NA EDUCAÇÃO NÃO FOI DIFERENTE: AS TECNOLOGIAS AMPLIARAM OS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER, TRAZENDO INOVAÇÕES PARA O ENSINO. COM O ADVENTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) HOUVE UMA RESSIGNIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, EM QUE AS SALAS DE AULAS PRESENCIAIS DERAM LUGAR ÀS SALAS DE AULAS VIRTUAIS, POR MEIO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O OBJETIVO TRAÇADO NO ESTUDO CONSISTIU EM COMPREENDER AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DAS TDICS NA EDUCAÇÃO, TENDO EM VISTA O CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE ESTUDOS EM LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA LITERATURA CONSULTADA APONTARAM A REAL NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DE NOVAS METODOLOGIAS DIGITAIS, BEM COMO NOS PERMITIRAM REFLETIR SOBRE OS IMPACTOS DAS TDICS DIANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. DIANTE DISSO, COMPREENDEMOS A RELEVÂNCIA DO USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA, TENDO EM VISTA QUE POR MEIO DESSES RECURSOS POSSIBILITAREMOS A CONTINUIDADE DO ENSINO ATRAVÉS DE DIFERENTES SUPORTES DIGITAIS E PROMOVEREMOS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. OUTROSSIM, TORNA-SE FUNDAMENTAL A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFETIVAS QUE POSSIBILITEM O ACESSO DOS EDUCANDOS COM NÍVEL SOCIOECONÔMICO MAIS BAIXO AOS MEIOS DIGITAIS NECESSÁRIOS PARA A CONTINUIDADE DO SEU APRENDIZADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, ENSINO REMOTO, ARTEFATOS TECNOLÓGICOS, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA24_ID1139_23112020212352.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA BALBINO" "autor_nome_curto" => "VANESSA BALBINO" "autor_email" => "sb.vanessa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }