, Amandapereiradealbuquerque et al.. . E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01... Campina Grande: Realize Editora, 2021. p. 1880-1894. Disponível em: <http://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74070>. Acesso em: 28/12/2024 00:01
ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O AUTOCONCEITO EM CRIANÇAS E COMO LIDAM COM O ERRO ESCOLAR. O AUTOCONCEITO PODE SER DEFININIDO COM A PERCEPÇÃO E AS DESCRIÇÕES, AVALIAÇÕES, QUE O SUJEITO FAZ DE SI MESMO E SE CONSTROI A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS COM O MEIO E INTERAÇÕES COM OUTROS SIGNIFICANTES. O AUTOCONCEITO TEM SIDO FORTEMENTE ASSOCIADO AO DESEMPENHO ACADÊMICO, COMO TAMBÉM, SOBRE COMO OS SUJEITOS SE VALORIZAM ENQUANTO APRENDENTES E ENXERGAM SUAS CAPACIDADES. A PERGUNTA CENTRAL DA PESQUISA FOI DESENHADA A PARTIR DA COMPREENSÃO DA HIPÓTESE: UMA CONSTRUÇÃO POSITIVA DO AUTOCONCEITO ESTARIA ASSOCIADA À CAPACIDADE DE ENXERGAR O ERRO COMO PARTE DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM? NA METODOLOGIA, FOI REALIZADO, UM ESTUDO QUANTITATIVO, COM A APLICAÇÃO DA ESCALA DE AUTOCONCEITO DE PIERS-HARRIS-II, VERSÃO PORTUGUESA, E UM ESTUDO QUALITATIVO, COM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, APLICADAS EM UMA TURMA DE 22 ALUNOS, DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (10 ANOS) DE UMA ESCOLA PARTICULAR NA CIDADE DO RECIFE/PE. OS RESULTADOS APONTARAM QUE CRIANÇAS COM AUTOCONCEITOS NEGATIVOS E TÍPICOS, LIDAM COM O ERRO DE MANEIRA MAIS CULPOSA, DIFICULTANDO A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO. ENQUANTO, AS CRIANÇAS COM AUTOCONCEITOS POSITIVOS DE SI CONSEGUEM SE PERCEBER COMO INTELIGENTES, CONFIANTES NOS SEUS DESEMPENHOS, APESAR DE AINDA SENTIREM O PESO DOS CASTIGOS PROPOCIONADOS PELOS PAIS E PROFESSORES. CONCLUI-SE QUE TRABALHAR O AUTOCONCEITO NAS CRIANÇAS É ESSENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS MESMOS, SENDO UM ASPECTO RELEVANTE NA CONSTRUÇÃO DO ENFRENTAMENTO DOS OBSTÁCULOS PROMOVIDOS NA ESCOLA E NA VIDA.