O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A METODOLOGIA DE EPISÓDIOS DE APRENDIZAGEM SITUADA (EAS), COMO FERRAMENTA QUE PODE CONTRIBUIR NA APROXIMAÇÃO DA CULTURA ESCOLAR COM AS EXPERIÊNCIAS QUE OCORREM COM AS TECNOLOGIAS, AMPLIANDO OS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM, OBSERVANDO A SUA UTILIZAÇÃO PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS. A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA GLOBAL DECORRENTE DA PANDEMIA IMPÔS UMA SÉRIE DE IMPLICAÇÕES À PRODUÇÃO E AO ACESSO À EDUCAÇÃO EM TODO O MUNDO, CENÁRIO AINDA MAIS COMPLEXO NO BRASIL DEVIDO AS PROBLEMÁTICAS JÁ PRESENTES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, HAVENDO A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DIDÁTICA E ESTRUTURAL NA FORMA DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NA BUSCA PELO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS E DA SUA MAIOR PARTICIPAÇÃO NAS AULAS, REALIZADAS DE FORMA REMOTA DURANTE ESSE PERÍODO, FOI POSSÍVEL ADAPTAR A METODOLOGIA DE EPISÓDIOS DE APRENDIZAGEM SITUADA (EAS) NA PRÁTICA DE UM SIMULADO DE ASSEMBLEIA DA ONU REALIZADO DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PRIVADA DE ENSINO FUNDAMENTAL, SITUADA NA PERIFERIA DE FORTALEZA, CEARÁ.