O PRESENTE ESTUDO É PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DE CARÁTER QUALITATIVO, QUE DESTINOU ENTENDER COMO SE DÁ A RECEPÇÃO E O ACOMPANHAMENTO DOS ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFJF, NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE JUIZ DE FORA (MG). OS AUTORES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO COM OS QUAIS DIALOGAMOS DEFENDEM O ESTÁGIO COMO UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, ENFATIZANDO O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR SUPERVISOR COMO COFORMADORES DOS LICENCIANDOS, ASSIM COMO A IMPORTÂNCIA DE UM ACOLHIMENTO FORMATIVO PARA COM OS LICENCIANDOS. NESSE CONTEXTO, É ESSENCIAL QUE HAJA UMA TROCA DE EXPERIÊNCIA ENTRE OS PARES E MOMENTOS DE REFLEXÃO CONJUNTA ENTRE TODOS OS ENVOLVIDOS. PARA ATINGIR NOSSO OBJETIVO, ELENCOU-SE AS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO QUE MAIS RECEBERAM ESTAGIÁRIOS NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS. DESSE MODO, FORAM SELECIONADAS TRÊS ESCOLAS E UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS GESTORES E OS PROFESSORES SUPERVISORES DESSAS INSTITUIÇÕES. A PARTIR DE NOSSAS ANÁLISES, IDENTIFICAMOS AS RELAÇÕES TECIDAS DURANTE A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS AÇÕES QUE AUXILIAM NO ACOLHIMENTO DOS ESTAGIÁRIOS, ASSIM COMO NO ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA. ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO CONTRIBUA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO, NO QUE DIZ RESPEITO À RECEPÇÃO E PROMOÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS NO AMBIENTE ESCOLAR, CONSOLIDANDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO UM ELEMENTO FUNDANTE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES.