DURÉ, Ravi Cajú et al.. . E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <http://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74408>. Acesso em: 27/12/2024 23:15
O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS RELATOS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE SUAS MELHORES AULAS, IDENTIFICANDO OS SABERES DA EXPERIÊNCIA QUE DELAS EMERGEM. A METODOLOGIA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DO MÉTODO FENOMENOLÓGICO, NO QUAL ENTREVISTAMOS 10 PROFESSORES COM BASE NA PERGUNTA ORIENTADORA: QUAL ATIVIDADE, MÉTODO OU AULA VOCÊ CONSIDERA QUE GERA OS MELHORES RESULTADOS DE APRENDIZAGEM EM SEUS ALUNOS? COMO RESULTADO IDENTIFICAMOS A CENTRALIDADE DA TEORIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE SUAS AULAS MAIS EXITOSAS; PARA ELES, A HABILIDADE DE RELACIONAR OS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DOS ALUNOS, COM TEMÁTICAS DE INTERESSE DELES, COM OUTROS CONTEÚDOS DA PRÓPRIA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, E COM OUTRAS DISCIPLINAS, EMERGIU COMO A TEORIA PEDAGÓGICA QUE MAIS EMBASA OS SABERES DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DOS DOCENTES BIOLOGIA. AS TÉCNICAS DE ENSINO EVIDENCIADAS DERAM FOCO À AMPLIAÇÃO DOS MEIOS DE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES.