DESAFIOS E APRENDIZADOS NO ENSINO REMOTO: O OLHAR DISCENTE.
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75574 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 643 "titulo" => "DESAFIOS E APRENDIZADOS NO ENSINO REMOTO: O OLHAR DISCENTE." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É DESDOBRAMENTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DENOMINADO “OS PARCEIROS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA” DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DO NATAL/RN. TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A REALIDADE DO ENSINO REMOTO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DISCENTE NESSE MOMENTO DE CRISE PANDÊMICA PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS. NESSES TEMPOS DE CRISE SANITÁRIA, QUANDO A FRAGILIDADE ASSOLA O MUNDO E O BRASIL, FOI NECESSÁRIO QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ADOTASSEM NOVAS MODALIDADES DE SOCIALIZAÇÃO PARA QUE A APRENDIZAGEM CONTINUASSE E O PROCESSO FORMATIVO NÃO CESSASSE. COM EFEITO, AS ESCOLAS TIVERAM QUE SE ADAPTAR RAPIDAMENTE AO “NOVO NORMAL”. NÃO SEM RAZÃO, O ENSINO REMOTO POR MEIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS GANHOU DESTAQUE AO PERMITIR UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM CAPAZ DE CONECTAR E ASSISTIR UM GRANDE NÚMERO DE ALUNOS VIRTUALMENTE CONECTADOS QUE, NOTADAMENTE, NÃO INTERAGEM NAS AULAS, AO MENOS NA REALIDADE ANALISADA. NESSA PERSPECTIVA, TRAZ-SE PARA O CENTRO DA INVESTIGAÇÃO O DISCENTE, POIS SE COMPREENDE QUE ESSE ATOR SOCIAL É FUNDAMENTAL PARA A MANUTENÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL. LOGO, A SUA REALIDADE PRECISA SER PONDERADA QUANDO SE VIVE UM CONTEXTO ATÍPICO DA APRENDIZAGEM PARA ENTENDER SE O ENSINO REMOTO, DE FATO, É CAPAZ DE GARANTIR A EFETIVIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DE BAIXA RENDA, QUANDO SUAS FAMÍLIAS ESTÃO SOFRENDO UM CONJUNTO DE CARÊNCIAS MÚLTIPLAS. NESSA PERSPECTIVA, PRETENDE-SE RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS OS MAIORES OBSTÁCULOS APRESENTADOS PELOS DISCENTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MODALIDADE REMOTA? PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE AS AULAS ALIGEIRADAS E, ALGUMAS VEZES TECNICAMENTE COMPROMETIDA DEVIDO PERDA DE CONEXÃO, SOMADA A UM CONJUNTO DE CARÊNCIAS QUE AFLIGEM AS FAMÍLIAS DO ALUNADO TÊM PREJUDICADO A PARTICIPAÇÃO DISCENTE E, COMO DESDOBRAMENTO, A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM. A PESQUISA SE VALE DE UM ESTUDO DE CASO E ESTÁ EM FASE DE DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA ESTADUAL BERILO WANDERLEY NO ANO EM CURSO. METODOLOGICAMENTE, ESTÁ SE FAZENDO USO DO RECURSO DOS ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS EM QUE SE UTILIZA NOÇÕES SOBRE O TRATO DO PESQUISADO ENQUANTO AGENTE ATUANTE EM UM MUNDO QUE SE MOVE. DESTA FORMA, É POSSÍVEL OBSERVAR A DINÂMICA EXISTENTE ENTRE OS ESTUDANTES E A REALIDADE DA SALA DE AULA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. OS DADOS PRIMÁRIOS ESTÃO SENDO COLETADOS POR ESTUDOS ETNOGRÁFICOS E POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA NOS ENCONTROS VIRTUAIS NAS AULAS DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. ACOMPANHAM-SE DUAS TURMAS DO ENSINO MÉDIO, UMA DO PRIMEIRO ANO E UMA DO SEGUNDO ANO. OS DADOS SECUNDÁRIOS SE SUSTENTAM EM REFERÊNCIAS COMO FREIRE (1986), MORIN (2008), ALVEZ; SOUZA, (1999); JORGE, (2016) ENTRE OUTROS. INFERE-SE, NESSA PRIMEIRA FASE DE LEVANTAMENTO, QUE É PRECISO CRIAR NOVOS ARRANJOS DE ENSINO REMOTO, CONSIDERANDO A REALIDADE DOS DISCENTES – NUMA TENTATIVA DE MINIMIZAR AS DESIGUALDADES DA APRENDIZAGEM E A FALTA DE PARTICIPAÇÃO DELES. TALVEZ, O USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS QUE ACIONE O PROTAGONISMO DOS ALUNOS, POSSAM GARANTIR UMA MELHOR PARTICIPAÇÃO DELES E FACILITAR O ENSINO MODALIDADE REMOTA. SE O ENSINO REMOTO É O POSSÍVEL HOJE, ELE DEMANDA REFLEXÕES E DISCUSSÕES APROFUNDADAS PARA QUE AO FIM FAÇA DIFERENÇA QUALITATIVA NA APRENDIZAGEM DO ALUNADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO., DISCENTE., APRENDIZAGEM., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID643_19032021160323.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS PAULINO MARINHO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucas_p_marinho@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75574 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 643 "titulo" => "DESAFIOS E APRENDIZADOS NO ENSINO REMOTO: O OLHAR DISCENTE." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É DESDOBRAMENTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DENOMINADO “OS PARCEIROS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA” DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DO NATAL/RN. TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A REALIDADE DO ENSINO REMOTO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DISCENTE NESSE MOMENTO DE CRISE PANDÊMICA PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS. NESSES TEMPOS DE CRISE SANITÁRIA, QUANDO A FRAGILIDADE ASSOLA O MUNDO E O BRASIL, FOI NECESSÁRIO QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ADOTASSEM NOVAS MODALIDADES DE SOCIALIZAÇÃO PARA QUE A APRENDIZAGEM CONTINUASSE E O PROCESSO FORMATIVO NÃO CESSASSE. COM EFEITO, AS ESCOLAS TIVERAM QUE SE ADAPTAR RAPIDAMENTE AO “NOVO NORMAL”. NÃO SEM RAZÃO, O ENSINO REMOTO POR MEIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS GANHOU DESTAQUE AO PERMITIR UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM CAPAZ DE CONECTAR E ASSISTIR UM GRANDE NÚMERO DE ALUNOS VIRTUALMENTE CONECTADOS QUE, NOTADAMENTE, NÃO INTERAGEM NAS AULAS, AO MENOS NA REALIDADE ANALISADA. NESSA PERSPECTIVA, TRAZ-SE PARA O CENTRO DA INVESTIGAÇÃO O DISCENTE, POIS SE COMPREENDE QUE ESSE ATOR SOCIAL É FUNDAMENTAL PARA A MANUTENÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL. LOGO, A SUA REALIDADE PRECISA SER PONDERADA QUANDO SE VIVE UM CONTEXTO ATÍPICO DA APRENDIZAGEM PARA ENTENDER SE O ENSINO REMOTO, DE FATO, É CAPAZ DE GARANTIR A EFETIVIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DE BAIXA RENDA, QUANDO SUAS FAMÍLIAS ESTÃO SOFRENDO UM CONJUNTO DE CARÊNCIAS MÚLTIPLAS. NESSA PERSPECTIVA, PRETENDE-SE RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS OS MAIORES OBSTÁCULOS APRESENTADOS PELOS DISCENTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MODALIDADE REMOTA? PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE AS AULAS ALIGEIRADAS E, ALGUMAS VEZES TECNICAMENTE COMPROMETIDA DEVIDO PERDA DE CONEXÃO, SOMADA A UM CONJUNTO DE CARÊNCIAS QUE AFLIGEM AS FAMÍLIAS DO ALUNADO TÊM PREJUDICADO A PARTICIPAÇÃO DISCENTE E, COMO DESDOBRAMENTO, A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM. A PESQUISA SE VALE DE UM ESTUDO DE CASO E ESTÁ EM FASE DE DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA ESTADUAL BERILO WANDERLEY NO ANO EM CURSO. METODOLOGICAMENTE, ESTÁ SE FAZENDO USO DO RECURSO DOS ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS EM QUE SE UTILIZA NOÇÕES SOBRE O TRATO DO PESQUISADO ENQUANTO AGENTE ATUANTE EM UM MUNDO QUE SE MOVE. DESTA FORMA, É POSSÍVEL OBSERVAR A DINÂMICA EXISTENTE ENTRE OS ESTUDANTES E A REALIDADE DA SALA DE AULA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. OS DADOS PRIMÁRIOS ESTÃO SENDO COLETADOS POR ESTUDOS ETNOGRÁFICOS E POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA NOS ENCONTROS VIRTUAIS NAS AULAS DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. ACOMPANHAM-SE DUAS TURMAS DO ENSINO MÉDIO, UMA DO PRIMEIRO ANO E UMA DO SEGUNDO ANO. OS DADOS SECUNDÁRIOS SE SUSTENTAM EM REFERÊNCIAS COMO FREIRE (1986), MORIN (2008), ALVEZ; SOUZA, (1999); JORGE, (2016) ENTRE OUTROS. INFERE-SE, NESSA PRIMEIRA FASE DE LEVANTAMENTO, QUE É PRECISO CRIAR NOVOS ARRANJOS DE ENSINO REMOTO, CONSIDERANDO A REALIDADE DOS DISCENTES – NUMA TENTATIVA DE MINIMIZAR AS DESIGUALDADES DA APRENDIZAGEM E A FALTA DE PARTICIPAÇÃO DELES. TALVEZ, O USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS QUE ACIONE O PROTAGONISMO DOS ALUNOS, POSSAM GARANTIR UMA MELHOR PARTICIPAÇÃO DELES E FACILITAR O ENSINO MODALIDADE REMOTA. SE O ENSINO REMOTO É O POSSÍVEL HOJE, ELE DEMANDA REFLEXÕES E DISCUSSÕES APROFUNDADAS PARA QUE AO FIM FAÇA DIFERENÇA QUALITATIVA NA APRENDIZAGEM DO ALUNADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO., DISCENTE., APRENDIZAGEM., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID643_19032021160323.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS PAULINO MARINHO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucas_p_marinho@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }