O NOTÓRIO SABER EM AÇÃO? – UMA ANÁLISE SOBRE A AUTORIA DOS LIVROS DO OBJETO 1 DO PNLD 2021
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75693 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 235 "inscrito_id" => 493 "titulo" => "O NOTÓRIO SABER EM AÇÃO? – UMA ANÁLISE SOBRE A AUTORIA DOS LIVROS DO OBJETO 1 DO PNLD 2021" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO EXPLORA O PERFIL ACADÊMICO DOS AUTORES DAS OBRAS PROJETOS INTEGRADORES E PROJETO DE VIDA, AMBAS INSCRITAS COMO OBJETO 1 NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD) 2021. A PESQUISA, DE FINALIDADE EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA SE DEU À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. AO LONGO DO TEXTO, APRESENTA-SE O PERFIL ACADÊMICO DA AUTORIA DAS 64 OBRAS DE PROJETOS INTEGRADORES E DAS 24 OBRAS DE PROJETO DE VIDA. TAMBÉM SÃO APRESENTADOS DADOS ALUSIVOS ÀS EDITORAS ENVOLVIDAS E À REAÇÃO CRÍTICA DE DOCENTES E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS CONTRÁRIOS AO NOVO FORMATO DO PNLD. COMO RESULTADO, EVIDENCIA-SE A SINTONIA DO PNLD COM A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E AS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), ESPECIALMENTE NO TOCANTE AO DESPREZO PELA NECESSIDADE DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO PARA LIDAR COM A FORMAÇÃO ESCOLAR DA JUVENTUDE BRASILEIRA E NA CORRESPONDENTE REDUÇÃO DA DIMENSÃO FORMATIVA AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. POR FIM, CONCLUI-SE QUE, EMBORA AS OBRAS EM TELA SEJAM APRESENTADAS COMO MATERIAL COMPLEMENTAR E PREPARATÓRIO PARA A TRANSIÇÃO DO CONFUSO NOVO ENSINO MÉDIO, SUA FORMATAÇÃO DÁ INDÍCIOS DE UM ESVAZIAMENTO DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DESDE A AUTORIA DOS LIVROS DIDÁTICOS, O QUE COLOCA SOB SUSPEIÇÃO A QUALIDADE E O DIRECIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM CURSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: Livros didáticos de sociologia" "palavra_chave" => "PNLD 2021, NOVO ENSINO MÉDIO, NOTÓRIO SABER, ESVAZIAMENTO DISCIPLINAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA112_ID493_05042021123321.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALCI MELO SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VALCI MELO" "autor_email" => "melovalci@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75693 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 235 "inscrito_id" => 493 "titulo" => "O NOTÓRIO SABER EM AÇÃO? – UMA ANÁLISE SOBRE A AUTORIA DOS LIVROS DO OBJETO 1 DO PNLD 2021" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO EXPLORA O PERFIL ACADÊMICO DOS AUTORES DAS OBRAS PROJETOS INTEGRADORES E PROJETO DE VIDA, AMBAS INSCRITAS COMO OBJETO 1 NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD) 2021. A PESQUISA, DE FINALIDADE EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA SE DEU À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. AO LONGO DO TEXTO, APRESENTA-SE O PERFIL ACADÊMICO DA AUTORIA DAS 64 OBRAS DE PROJETOS INTEGRADORES E DAS 24 OBRAS DE PROJETO DE VIDA. TAMBÉM SÃO APRESENTADOS DADOS ALUSIVOS ÀS EDITORAS ENVOLVIDAS E À REAÇÃO CRÍTICA DE DOCENTES E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS CONTRÁRIOS AO NOVO FORMATO DO PNLD. COMO RESULTADO, EVIDENCIA-SE A SINTONIA DO PNLD COM A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E AS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), ESPECIALMENTE NO TOCANTE AO DESPREZO PELA NECESSIDADE DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO PARA LIDAR COM A FORMAÇÃO ESCOLAR DA JUVENTUDE BRASILEIRA E NA CORRESPONDENTE REDUÇÃO DA DIMENSÃO FORMATIVA AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. POR FIM, CONCLUI-SE QUE, EMBORA AS OBRAS EM TELA SEJAM APRESENTADAS COMO MATERIAL COMPLEMENTAR E PREPARATÓRIO PARA A TRANSIÇÃO DO CONFUSO NOVO ENSINO MÉDIO, SUA FORMATAÇÃO DÁ INDÍCIOS DE UM ESVAZIAMENTO DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DESDE A AUTORIA DOS LIVROS DIDÁTICOS, O QUE COLOCA SOB SUSPEIÇÃO A QUALIDADE E O DIRECIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM CURSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: Livros didáticos de sociologia" "palavra_chave" => "PNLD 2021, NOVO ENSINO MÉDIO, NOTÓRIO SABER, ESVAZIAMENTO DISCIPLINAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA112_ID493_05042021123321.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALCI MELO SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VALCI MELO" "autor_email" => "melovalci@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }