A COESÃO COGNITIVA NO TEXTO: UM ESTUDO DOS MECANISMOS DE COESÃO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
0 of 0"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 75836 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 482 "titulo" => "A COESÃO COGNITIVA NO TEXTO: UM ESTUDO DOS MECANISMOS DE COESÃO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O CUMPRIMENTO DA COMPET?NCIA ESCRITA NA REDA??O ENEM ? ESTABELECIDO COMO SENDO UM FATOR BASILAR PARA A APROVA??O E CONSEQUENTE INGRESSO DO ALUNO DA REDE B?SICA NO ENSINO SUPERIOR. DADA A SUA IMPORT?NCIA E EM RAZ?O DE NOTAR QUE OS MECANISMOS DE COES?O S?O MOVIMENTOS NECESS?RIOS PARA A ELABORA??O DE UM TEXTO CONSIDERADO PROFICIENTE, ESTE ESTUDO TEM EM VISTA A AN?LISE TEXTUAL-DISCURSIVA DE PRODU??ES DE ALUNOS DA TERCEIRA S?RIE DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DE TERESINA-PI, PARA VERIFICAR QUE TIPOS DE ESTRAT?GIAS COESIVAS S?O COMUMENTE EMPREGADAS E COMO ESSAS ESTRAT?GIAS REVELAM A PERCEP??O LEITORA DO INDIV?DUO EM RELA??O ?S TEM?TICAS DEFINIDAS PELO CERTAME. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM ESTUDO QUALITATIVO-DESCRITIVO, O QUAL PROCURA ENTENDER E INTERPRETAR FEN?MENOS SOCIAIS INSERIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR, TAL COMO DESCRITO POR BORTONI-RICARDO, 2008. NESSE SENTIDO, ? V?LIDO SITUAR A AN?LISE DESTE TRABALHO NA BUSCA PELA COMPREENS?O DE QUE O TEXTO ? UM ESPA?O DE IMPRESS?ES (ADVINDAS DE UMA PERSPECTIVA DIAL?GICA) MOTIVADAS POR A??ES EXTERNAS, ISTO ?, QUE SE FAZEM VALER, SOBREMANEIRA, DE MOVIMENTOS SOCIAIS. EM SE TRATANDO DO EXAME NACIONAL, DE ACORDO COM A CARTILHA DE ORIENTA??O AO ALUNO, O CONTE?DO PARA A DISSERTA??O SITUA-SE EM UM CAMPO PROBLEM?TICO/EMBLEM?TICO E ATUAL/CONTEMPOR?NEO. DESTACA-SE, AINDA, QUE ESTE TRABALHO EST? CIRCUNSCRITO AOS ESTUDOS DA LINGU?STICA TEXTUAL (LT) E LEITURA. RESPALDA-SE, ASSIM, EM DELL?ISOLA, 2001, (PARA O AFLORAR DAS DISCUSS?ES SOBRE LEITURA E SEUS N?VEIS, A FIM DE QUE SE ENTENDA QUE A PRODU??O ESCRITA ? RESULTADO DE UMA PERCEP??O DE MUNDO ALIADA AO OPERACIONAR DAS INFER?NCIAS E SUA EXPERI?NCIA EXTRATEXTUAL); KOCH, 2002 (APORTE NECESS?RIO PARA O ENTENDIMENTO DA COES?O COMO ESTRAT?GIA COGNITIVA E ANTECEDENTE ? MATERIALIZA??O); MARCUSCHI, 2008 (COM ?NFASE EM TEXTUALIDADE E O ESTUDO DA COES?O TEXTUAL COMO MECANISMO DE LIGA??O) E OUTROS AUTORES. GROSSO MODO, OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIAM QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS CONSEGUEM APRESENTAR DOM?NIO DAS REFLEX?ES PROPOSTAS SOB O USO DE ELEMENTOS COESIVOS PONTUAIS QUE REVELAM PRODU??O DE SENTIDO ENTRE OS PER?ODOS E OS PAR?GRAFOS; MOSTRAM, PARCIALMENTE, O SEU POSICIONAMENTO. AL?M DISSO, DESEMPENHAM ESQUEMAS ARTICULAT?RIOS (PROJE??ES FIXAS DE MARCA??O ENTRE UM MOMENTO E OUTRO NO TEXTO) QUE D?O CONTA DA LIGA??O ENTRE AS IDEIAS EXPOSTAS, A CONEX?O ENTRE OS PAR?GRAFOS E A INJE??O DE NOVAS INFORMA??ES PARA A MANUTEN??O DO TEXTO. ◀O CUMPRIMENTO DA COMPET?NCIA ESCRITA NA REDA??O ENEM ? ESTABELECIDO COMO SENDO UM FATOR BASILAR PARA A APROVA??O E CONSEQUENTE INGRESSO DO ALUNO DA REDE B?SICA ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA" "palavra_chave" => "COGNIÇÃO., TEXTUALIDADE., COESÃO., COMPETÊNCIA ESCRITA., COMPETÊNCIA LEITORA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA104_ID_12072021180657.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS ANTONIO DE SOUSA FILHO" "autor_nome_curto" => "MARCUS ANTONIO DE SOUSA FILHO" "autor_email" => "marcusfilho18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 75836 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 482 "titulo" => "A COESÃO COGNITIVA NO TEXTO: UM ESTUDO DOS MECANISMOS DE COESÃO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O CUMPRIMENTO DA COMPET?NCIA ESCRITA NA REDA??O ENEM ? ESTABELECIDO COMO SENDO UM FATOR BASILAR PARA A APROVA??O E CONSEQUENTE INGRESSO DO ALUNO DA REDE B?SICA NO ENSINO SUPERIOR. DADA A SUA IMPORT?NCIA E EM RAZ?O DE NOTAR QUE OS MECANISMOS DE COES?O S?O MOVIMENTOS NECESS?RIOS PARA A ELABORA??O DE UM TEXTO CONSIDERADO PROFICIENTE, ESTE ESTUDO TEM EM VISTA A AN?LISE TEXTUAL-DISCURSIVA DE PRODU??ES DE ALUNOS DA TERCEIRA S?RIE DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DE TERESINA-PI, PARA VERIFICAR QUE TIPOS DE ESTRAT?GIAS COESIVAS S?O COMUMENTE EMPREGADAS E COMO ESSAS ESTRAT?GIAS REVELAM A PERCEP??O LEITORA DO INDIV?DUO EM RELA??O ?S TEM?TICAS DEFINIDAS PELO CERTAME. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM ESTUDO QUALITATIVO-DESCRITIVO, O QUAL PROCURA ENTENDER E INTERPRETAR FEN?MENOS SOCIAIS INSERIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR, TAL COMO DESCRITO POR BORTONI-RICARDO, 2008. NESSE SENTIDO, ? V?LIDO SITUAR A AN?LISE DESTE TRABALHO NA BUSCA PELA COMPREENS?O DE QUE O TEXTO ? UM ESPA?O DE IMPRESS?ES (ADVINDAS DE UMA PERSPECTIVA DIAL?GICA) MOTIVADAS POR A??ES EXTERNAS, ISTO ?, QUE SE FAZEM VALER, SOBREMANEIRA, DE MOVIMENTOS SOCIAIS. EM SE TRATANDO DO EXAME NACIONAL, DE ACORDO COM A CARTILHA DE ORIENTA??O AO ALUNO, O CONTE?DO PARA A DISSERTA??O SITUA-SE EM UM CAMPO PROBLEM?TICO/EMBLEM?TICO E ATUAL/CONTEMPOR?NEO. DESTACA-SE, AINDA, QUE ESTE TRABALHO EST? CIRCUNSCRITO AOS ESTUDOS DA LINGU?STICA TEXTUAL (LT) E LEITURA. RESPALDA-SE, ASSIM, EM DELL?ISOLA, 2001, (PARA O AFLORAR DAS DISCUSS?ES SOBRE LEITURA E SEUS N?VEIS, A FIM DE QUE SE ENTENDA QUE A PRODU??O ESCRITA ? RESULTADO DE UMA PERCEP??O DE MUNDO ALIADA AO OPERACIONAR DAS INFER?NCIAS E SUA EXPERI?NCIA EXTRATEXTUAL); KOCH, 2002 (APORTE NECESS?RIO PARA O ENTENDIMENTO DA COES?O COMO ESTRAT?GIA COGNITIVA E ANTECEDENTE ? MATERIALIZA??O); MARCUSCHI, 2008 (COM ?NFASE EM TEXTUALIDADE E O ESTUDO DA COES?O TEXTUAL COMO MECANISMO DE LIGA??O) E OUTROS AUTORES. GROSSO MODO, OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIAM QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS CONSEGUEM APRESENTAR DOM?NIO DAS REFLEX?ES PROPOSTAS SOB O USO DE ELEMENTOS COESIVOS PONTUAIS QUE REVELAM PRODU??O DE SENTIDO ENTRE OS PER?ODOS E OS PAR?GRAFOS; MOSTRAM, PARCIALMENTE, O SEU POSICIONAMENTO. AL?M DISSO, DESEMPENHAM ESQUEMAS ARTICULAT?RIOS (PROJE??ES FIXAS DE MARCA??O ENTRE UM MOMENTO E OUTRO NO TEXTO) QUE D?O CONTA DA LIGA??O ENTRE AS IDEIAS EXPOSTAS, A CONEX?O ENTRE OS PAR?GRAFOS E A INJE??O DE NOVAS INFORMA??ES PARA A MANUTEN??O DO TEXTO. ◀O CUMPRIMENTO DA COMPET?NCIA ESCRITA NA REDA??O ENEM ? ESTABELECIDO COMO SENDO UM FATOR BASILAR PARA A APROVA??O E CONSEQUENTE INGRESSO DO ALUNO DA REDE B?SICA ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA" "palavra_chave" => "COGNIÇÃO., TEXTUALIDADE., COESÃO., COMPETÊNCIA ESCRITA., COMPETÊNCIA LEITORA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA104_ID_12072021180657.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS ANTONIO DE SOUSA FILHO" "autor_nome_curto" => "MARCUS ANTONIO DE SOUSA FILHO" "autor_email" => "marcusfilho18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }