O PRESENTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E APRESENTA UMA REFLEXÃO SOBRE A TEMÁTICA DA PRODUÇÃO DE TEXTOS E AVALIAÇÃO, NO CONTEXTO ATUAL DA CIBERCULTURA, TRAZENDO À LUZ ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O AVALIAR NA CONCEPÇÃO DO ANTES E DO AGORA, NO MOMENTO DE PANDEMIA, EM QUE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A DISTÂNCIA SE FIZERAM PRESENTES E ESSENCIAIS COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE. E ASSIM, NESSE SENTIDO, COMPREENDER A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUAS E A COMPETÊNCIA PARA O AVALIAR, IMERSA EM UM NOVO CENÁRIO, CUJOS ARTEFATOS DIGITAIS SE MULTIPLICARAM, TORNANDO-SE REALIDADE E VIABILIZADOS PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, IMPOSTO PELA PANDEMIA, DESDE O INÍCIO DO ANO DE 2020. TAL MOMENTO REPRESENTOU A NECESSIDADE DE SE RESSIGNIFICAR AS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS, COM O INTUITO DE REPENSAR A QUESTÃO DA AVALIÇÃO, UTILIZANDO-SE DE UMA METODOLOGIA DE PESQUISA-AÇÃO, SOBRETUDO EM AMBIENTES DIGITAIS, COM FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS À DISPOSIÇÃO NESSES TEMPOS DE CULTURA DIGITAL, COMO UM MOMENTO DESAFIADOR, PORÉM PRODUTIVO, DE CARÁTER QUALITATIVO, PARA UM NOVO OLHAR, EM QUE O ENFOQUE CORROBORE A MODIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, A PARTIR DO USO CRÍTICO DAS TDIC, DE FORMA QUE ESSE USO SEJA CONDIZENTE COM O CURRÍCULO, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO É APOIADO EM PESQUISAS DE ALGUNS TEÓRICOS, DENTRE ELES, KENSKI (2020); ALMEIDA E VALENTE (2011); LUCKESI (2003); MORETTO (2020) E PERRENOUD (2002).