NESTE TRABALHO FAREMOS UMA DISCUSSÃO SOBRE O IMPACTO QUE AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA VÊM EXERCENDO SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR. NOSSO INTUITO É ANALISARMOS COMO A AVALIAÇÃO VEM SENDO PENSADA E AS MUDANÇAS PROVOCADAS NO INTERIOR DOS ESPAÇOS ESCOLARES, MUDANDO A FORMA COMO ALUNOS(AS), PAIS(MÃES), PROFESSORES(AS) E ESCOLA COMO UM TODO TÊM CONDUZIDO E PENSADO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA AVALIAÇÃO. PARA ISSO REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, BUSCANDO IDENTIFICAR A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIRETAMENTE COM OS RESULTADOS EXPLICITADOS PELOS TESTES EM LARGA ESCALA, BEM COMO OS ÓBICES CAUSADOS NO AMBIENTE ESCOLAR E EM SEUS SUJEITOS. TEMOS COMO ARCABOUÇO TEÓRICO AFONSO, ARROYO, LIBÂNEO, ENTRE OUTROS QUE RESPALDARAM NOSSA PESQUISA. COMPREENDEMOS QUE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PRECISA SER ANALISADO, SEUS REAIS OBJETIVOS DEVEM SER DISCUTIDOS E EXPLICITADOS, ASSIM PODE VIR A CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A INCLUSÃO EFETIVA DOS SUJEITOS ESCOLARES.