ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ENTENDER COMO A TECNOLOGIA, ENQUANTO ALTERNATIVA, PODE AUXILIAR NO ENSINO DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA NO BRASIL. PRIORIZAMOS DISCUTIR OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO A PARTIR DE PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. CONSIDERAMOS SER ESSENCIAL ABORDARMOS O CONCEITO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL, NA ATUALIDADE, ENTENDE-SE COMO A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS MEDIANTE A POSSIBILIDADE DE ENALTECER O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. ASSIM, ESSE ESTUDO É PAUTADO NUMA DISCUSSÃO QUE PREZA PELA REVISÃO DE INDICADORES QUE FOMENTAM A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS PARA A SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS EXISTENTES DURANTE A PANDEMIA. DESTE MODO, ESTA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, PRIORIZOU ESTUDOS DE CAPÍTULOS DE LIVROS, REFERENCIAIS OFICIAIS E ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA ENTENDER COMO A TECNOLOGIA, ENQUANTO ALTERNATIVA, PODE AUXILIAR NO ENSINO DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO NO BRASIL, FORAM ESTUDADOS AUTORES COMO DOMINGUES (2019), BACHICH (2015), BICUDO (2000), FREIRE (1996), SILVA (2020) ENTRE OUTROS AUTORES QUE SE DEBRUÇAM SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. ASSIM, O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PODE GERAR NOVOS IMPULSOS, ESPERA-SE QUE ESTES PROBLEMAS POSSAM FINALMENTE RECEBER A DEVIDA ATENÇÃO DO GOVERNO NO QUE SE REFERE AO SISTEMA EDUCACIONAL.