ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ÉTNICO-RACIAIS PARA FORTALECER O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE E DA IDENTIDADE. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE OPORTUNIZA VÁRIAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS PARA AS CRIANÇAS, POIS POR MEIO DELAS PODEMOS POSSIBILITAR O RECONHECIMENTO (PERTENCIMENTO) COM NOSSA IDENTIDADE E PRÁTICAS DO COTIDIANO. ESSAS OCORREM MUITAS VEZES INSPIRADAS NAS OBRAS LITERÁRIAS. PARTINDO DESSA OBSERVAÇÃO, ELABORAMOS A SEGUINTE PERGUNTA: EXISTE IDENTIFICAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL PELAS CRIANÇAS NEGRAS? TENDO EM VISTA A AMPLITUDE DA PERGUNTA, E A CIÊNCIA DE UMA VASTA PRODUÇÃO QUE NÃO VALORIZAVA A CULTURA E A IDENTIDADE NEGRA, METODOLOGICAMENTE ESCOLHEMOS A OBRA “O CABELO DE LELÊ” JUNTAMENTE COM AS PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS PARA REFLETIR POSSÍVEIS PERSPECTIVAS DE ABORDAGENS ASSIM COMO SEU IMPACTO COM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS, POR MEIO DA REFLEXÃO DE UMA CONTAÇÃO REALIZADA NA BRINQUEDOTECA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA EM JOÃO PESSOA – PB. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UM ARTIGO QUE CRUZA BIBLIOGRAFIA SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E QUESTÕES RACIAIS COM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. CONCLUÍMOS QUE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS POTENCIALIZA O TRABALHO PEDAGÓGICO DO(A) EDUCADOR(A) E CONTRIBUI PARA QUE TEMÁTICAS COMO A DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ESTEJAM PRESENTES NAS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS NO MEIO SOCIAL.