A NOVA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO ADOTADA NO BRASIL PARA MEDIAR AS AULAS, EM RESPOSTA AO ISOLAMENTO OCASIONADO PELA PANDEMIA, VEM GERANDO DEBATES E SENDO FRUTO DE PESQUISAS PARA COMPREENDER O SEU MANUSEAMENTO. BUSCA-SE ANALISAR AS DIFICULDADES E AS ADAPTAÇÕES PELOS DOCENTES E PELOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E COMO ESSA COMUNIDADE E SUAS FAMÍLIAS LIDAM COM UM ENSINO ANTES TIDO COMO COMPLEMENTAR AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA O REFERENTE ARTIGO, FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS A FIM DE COMPREENDER ESSAS QUESTÕES COM O QUE DIZEM OS AUTORES VACILOTTO E SOUZA (2021); LINS E ANDRADE, (2020); OLIVEIRA, ET AL. (2020); ENTRE OUTROS. É NOTÁVEL QUE HÁ UM GRAU DE DIFICULDADE AO ACESSO DO ENSINO REMOTO, QUE EXIGE UM DESEMPENHO DIDÁTICO MELHOR ELABORADO, QUE SE AJUSTE À ESSE NOVO MODELO, VISTO QUE HÁ TODA UMA ESTRUTUTURA A SER PREPARADA PARA QUE AS AULAS OCORRAM NO AMBIENTE VIRTUAL E QUE ATENDA DE FORMA EFICAZ ÀS DEMANDAS DOS DISCENTES.