NO ANO DE 2020 A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E MUNDIAL SE DEPAROU COM A INESPERADA PANDEMIA DA COVID-19, QUE EXIGIU O ISOLAMENTO SOCIAL E DESENCADEOU MUDANÇAS E ADAPTAÇÕES EM INÚMERAS ESFERAS DA SOCIEDADE. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A REALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19, MOSTRANDO OS IMPACTOS DESSA PANDEMIA NAS PRÁTICAS DOCENTES, A PARTIR DA VISÃO DE UMA EDUCADORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL. DESTA FORMA, APRESENTA-SE A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS PROFISSIONAIS DO EDUCADOR NO CONTEXTO ATUAL? A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE FOI EMPREGADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO DISPONIBILIZADO DE FORMA ONLINE. A PESQUISA, ENTÃO, CONCLUIU QUE É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA O FORTALECIMENTO DA PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA, QUE É PRIMORDIAL PARA QUE AS CRIANÇAS SE SINTAM SEGURAS, AMADAS E PROTEGIDAS E PARA QUE CRESÇAM COM AUTONOMIA E CONSTRUAM COM PLENITUDE SUA PERSONALIDADE. RESSALTOU-SE TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR, QUE TEVE SEU TRABALHO MULTIPLICADO DURANTE ESSE PERÍODO. PARA MAIS, CONSTATOU-SE A GRITANTE SITUAÇÃO DE DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCACIONAL E A NECESSIDADE DE CADA EDUCADOR, GESTOR E COMPONENTES ATUANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NACIONAL REFLETIREM E SE POSICIONAREM COERENTEMENTE ACERCA DO INVESTIMENTO EM POLÍTICAS PÚBLICAS MAIS ASSERTIVAS QUE SUPRAM AS DEMANDAS DE ESCASSEZ DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, BEM COMO SUBSÍDIOS EDUCATIVOS TÃO NECESSÁRIOS À FECUNDIDADE EDUCATIVA.