A SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA É UMA ÁREA DA LINGUÍSTICA QUE SE INTERESSA PELOS ESTUDOS RELACIONADOS À
VARIAÇÃO DE UMA MESMA LÍNGUA. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE TRABALHO É APRESENTAR CONCEITOS E REFLEXÕES
QUE ENVOLVEM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, DE MODO A PROPOR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM PROJEÇÃO PARA SALA
DE AULA, MOSTRANDO COMO, A PARTIR DO EIXO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, É POSSÍVEL FAZER UM ESTUDO DESSE
FENÔMENO NO TEXTO “O POETA DA ROÇA”, DO GÊNERO CORDEL, DE PATATIVA DO ASSARÉ. ESSA PESQUISA SE
DESENVOLVEU DE FORMA QUALITATIVA, COM OBJETIVO EXPLORATÓRIO E DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO. PARA TAL,
UTILIZAMOS OS APONTAMENTOS DE NOGUEIRA (2009) SOBRE O GÊNERO CORDEL; FARACO (2017) SOBRE O ENSINO DE
GRAMÁTICA; DUTRA E REGIS (2017) SOBRE A ANÁLISE LINGUÍSTICA; E COMO COMPLEMENTO PARA CONSIDERAÇÕES
ACERCA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA, ALGUNS DOCUMENTOS NORTEADORES DO ENSINO, COMO OS PCN’S
(1998), AS OCEM’S (2006) E A BNCC (2017). A PARTIR DAS CONSIDERAÇÕES DESSA PESQUISA, PODEMOS
DESTACAR COMO É IMPORTANTE QUE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA SEJA ABORDADA E ESTUDADA EM SALA DE AULA E COMO
ESSE TRABALHO PODE SER POSSÍVEL A PARTIR DE PERSPECTIVA DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, QUE PERMITE A ANÁLISE E
REFLEXÃO DE TEXTOS QUE DÃO MARGEM PARA TAIS CONTEÚDOS SEREM BEM TRABALHADOS E ESTUDADOS.