Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA E ENSINO: CONCEITO, REFLEXÕES E UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O CORDEL O POETA DA ROÇA, DE PATATIVA DO ASSARÉ

Palavra-chaves: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, ANÁLISE LINGUÍSTICA, ENSINO, CORDEL, PROPOSTA DE ATIVIDADE Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79927
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 627
    "inscrito_id" => 1296
    "titulo" => """
      SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA E ENSINO: CONCEITO, \r\n
      REFLEXÕES E UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O CORDEL O \r\n
      POETA DA ROÇA, DE PATATIVA DO ASSARÉ
      """
    "resumo" => """
      A SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA É UMA ÁREA DA LINGUÍSTICA QUE SE INTERESSA PELOS ESTUDOS RELACIONADOS À \r\n
      VARIAÇÃO DE UMA MESMA LÍNGUA. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE TRABALHO É APRESENTAR CONCEITOS E REFLEXÕES \r\n
      QUE ENVOLVEM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, DE MODO A PROPOR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM PROJEÇÃO PARA SALA \r\n
      DE AULA, MOSTRANDO COMO, A PARTIR DO EIXO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, É POSSÍVEL FAZER UM ESTUDO DESSE \r\n
      FENÔMENO NO TEXTO “O POETA DA ROÇA”, DO GÊNERO CORDEL, DE PATATIVA DO ASSARÉ. ESSA PESQUISA SE \r\n
      DESENVOLVEU DE FORMA QUALITATIVA, COM OBJETIVO EXPLORATÓRIO E DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO. PARA TAL, \r\n
      UTILIZAMOS OS APONTAMENTOS DE NOGUEIRA (2009) SOBRE O GÊNERO CORDEL; FARACO (2017) SOBRE O ENSINO DE \r\n
      GRAMÁTICA; DUTRA E REGIS (2017) SOBRE A ANÁLISE LINGUÍSTICA; E COMO COMPLEMENTO PARA CONSIDERAÇÕES \r\n
      ACERCA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA, ALGUNS DOCUMENTOS NORTEADORES DO ENSINO, COMO OS PCN’S \r\n
      (1998), AS OCEM’S (2006) E A BNCC (2017). A PARTIR DAS CONSIDERAÇÕES DESSA PESQUISA, PODEMOS \r\n
      DESTACAR COMO É IMPORTANTE QUE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA SEJA ABORDADA E ESTUDADA EM SALA DE AULA E COMO \r\n
      ESSE TRABALHO PODE SER POSSÍVEL A PARTIR DE PERSPECTIVA DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, QUE PERMITE A ANÁLISE E \r\n
      REFLEXÃO DE TEXTOS QUE DÃO MARGEM PARA TAIS CONTEÚDOS SEREM BEM TRABALHADOS E ESTUDADOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, ANÁLISE LINGUÍSTICA, ENSINO, CORDEL, PROPOSTA DE ATIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID1296_28072021220312.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLECINARA DE FREITAS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CLECINARA BARBOSA"
    "autor_email" => "clecinara.barbosa@aluno.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79927
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 627
    "inscrito_id" => 1296
    "titulo" => """
      SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA E ENSINO: CONCEITO, \r\n
      REFLEXÕES E UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O CORDEL O \r\n
      POETA DA ROÇA, DE PATATIVA DO ASSARÉ
      """
    "resumo" => """
      A SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA É UMA ÁREA DA LINGUÍSTICA QUE SE INTERESSA PELOS ESTUDOS RELACIONADOS À \r\n
      VARIAÇÃO DE UMA MESMA LÍNGUA. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE TRABALHO É APRESENTAR CONCEITOS E REFLEXÕES \r\n
      QUE ENVOLVEM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, DE MODO A PROPOR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM PROJEÇÃO PARA SALA \r\n
      DE AULA, MOSTRANDO COMO, A PARTIR DO EIXO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, É POSSÍVEL FAZER UM ESTUDO DESSE \r\n
      FENÔMENO NO TEXTO “O POETA DA ROÇA”, DO GÊNERO CORDEL, DE PATATIVA DO ASSARÉ. ESSA PESQUISA SE \r\n
      DESENVOLVEU DE FORMA QUALITATIVA, COM OBJETIVO EXPLORATÓRIO E DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO. PARA TAL, \r\n
      UTILIZAMOS OS APONTAMENTOS DE NOGUEIRA (2009) SOBRE O GÊNERO CORDEL; FARACO (2017) SOBRE O ENSINO DE \r\n
      GRAMÁTICA; DUTRA E REGIS (2017) SOBRE A ANÁLISE LINGUÍSTICA; E COMO COMPLEMENTO PARA CONSIDERAÇÕES \r\n
      ACERCA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA, ALGUNS DOCUMENTOS NORTEADORES DO ENSINO, COMO OS PCN’S \r\n
      (1998), AS OCEM’S (2006) E A BNCC (2017). A PARTIR DAS CONSIDERAÇÕES DESSA PESQUISA, PODEMOS \r\n
      DESTACAR COMO É IMPORTANTE QUE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA SEJA ABORDADA E ESTUDADA EM SALA DE AULA E COMO \r\n
      ESSE TRABALHO PODE SER POSSÍVEL A PARTIR DE PERSPECTIVA DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, QUE PERMITE A ANÁLISE E \r\n
      REFLEXÃO DE TEXTOS QUE DÃO MARGEM PARA TAIS CONTEÚDOS SEREM BEM TRABALHADOS E ESTUDADOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, ANÁLISE LINGUÍSTICA, ENSINO, CORDEL, PROPOSTA DE ATIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID1296_28072021220312.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLECINARA DE FREITAS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CLECINARA BARBOSA"
    "autor_email" => "clecinara.barbosa@aluno.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA É UMA ÁREA DA LINGUÍSTICA QUE SE INTERESSA PELOS ESTUDOS RELACIONADOS À VARIAÇÃO DE UMA MESMA LÍNGUA. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE TRABALHO É APRESENTAR CONCEITOS E REFLEXÕES QUE ENVOLVEM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, DE MODO A PROPOR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM PROJEÇÃO PARA SALA DE AULA, MOSTRANDO COMO, A PARTIR DO EIXO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, É POSSÍVEL FAZER UM ESTUDO DESSE FENÔMENO NO TEXTO “O POETA DA ROÇA”, DO GÊNERO CORDEL, DE PATATIVA DO ASSARÉ. ESSA PESQUISA SE DESENVOLVEU DE FORMA QUALITATIVA, COM OBJETIVO EXPLORATÓRIO E DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO. PARA TAL, UTILIZAMOS OS APONTAMENTOS DE NOGUEIRA (2009) SOBRE O GÊNERO CORDEL; FARACO (2017) SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA; DUTRA E REGIS (2017) SOBRE A ANÁLISE LINGUÍSTICA; E COMO COMPLEMENTO PARA CONSIDERAÇÕES ACERCA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA, ALGUNS DOCUMENTOS NORTEADORES DO ENSINO, COMO OS PCN’S (1998), AS OCEM’S (2006) E A BNCC (2017). A PARTIR DAS CONSIDERAÇÕES DESSA PESQUISA, PODEMOS DESTACAR COMO É IMPORTANTE QUE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA SEJA ABORDADA E ESTUDADA EM SALA DE AULA E COMO ESSE TRABALHO PODE SER POSSÍVEL A PARTIR DE PERSPECTIVA DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, QUE PERMITE A ANÁLISE E REFLEXÃO DE TEXTOS QUE DÃO MARGEM PARA TAIS CONTEÚDOS SEREM BEM TRABALHADOS E ESTUDADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.