RESUMO
O PRESENTE PROJETO OBJETIVOU DESCREVER E ANALISAR AS SITUAÇÕES DE MAL-ESTAR DOCENTE E A FORMA
COMO IMPACTAM NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE GUAÍBA. ENTENDE-SE QUE TAL PROPÓSITO REQUEREU
COMPREENDER AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E SUA DINÂMICA NO CONTEXTO EDUCATIVO,
ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE SUBJETIVIDADE SOCIAL, PROCESSO DE PROFISSIONALIDADE E O MAL-ESTAR
DOCENTE, NO SENTIDO DE ENCONTRAR RESPOSTAS PARA O PROBLEMA DE PESQUISA: DE QUE MANEIRA O MALESTAR DOCENTE REPERCUTE NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL EM SALA DE AULA, EM RELAÇÃO À PRÁTICA
PEDAGÓGICA? ESTE ESTUDO QUALITATIVO PROCUROU IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE INTENSIFICAM O MALESTAR DOCENTE NA ESCOLA INVESTIGADA; VERIFICANDO DE QUE MANEIRA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO AFETAM
AS FORMAS DE COMO O PROFESSOR ASSUME O SEU PAPEL NO PROCESSO EDUCATIVO, E QUAIS AÇÕES PODERÃO
SER APRESENTADAS, COM O PROPÓSITO DE PROMOVER O BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA
INVESTIGADA. RESSALTA-SE QUE PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SERÃO UTILIZADOS ESTEVE ZARAGOZA
(1999), NÓVOA (2002), CODO (2006) E OUTROS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM
REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E GRUPO FOCAL, AMBAS ENVOLVENDO PROFESSORES DA
TURMA DO 6º ANO. PARA O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS, RECORREU-SE A ANÁLISE DE
CONTEÚDO, DE BARDIN (2006, 2011). POR FIM, ALMEJA-SE PROJETAR POSSIBILIDADES PARA COMPREENSÃO
DO FENÔMENO NO ÂMBITO PROFISSIONAL DOCENTE, OBJETIVANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DOS PROFESSORES COMO
FORMA DE PREVENÇÃO, BEM COMO, VISLUMBRAR FORMAS DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DOCENTE.