ESTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO REFLETIR A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM O USO DE HISTÓRIAS DE VIDA DOS ALUNOS DA EJA, BEM COMO COMPREENDER AS HISTÓRIAS DE VIDA DOS ALUNOS DA EJA COMO ESSENCIAL NA ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A REALIZAÇÃO DA PESQUISA SE DEU NUMA TURMA DO 4º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA MODALIDADE DA EJA EM ITAPIPOCA – CE. PARA OS PROCESSOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA, FOI FEITA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (GIL, 2008) SITUADA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. NO QUE CONCERNE ÀS DELIMITAÇÕES DA PESQUISA, FOI UTILIZADO O ESTUDO DE CAMPO. AS EVIDÊNCIAS ENCONTRADAS NA PESQUISA SURGEM COMO ELEMENTOS QUE IMPLICAM NA IMPORTÂNCIA DO USO DE HISTÓRIAS DE VIDA SOB A ÓTICA DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS. É NOTÓRIO COMO A INSERÇÃO DESSAS HISTÓRIAS APLICADAS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REVERBERAM A QUALIDADE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESSES SUJEITOS. VISTO ISSO, REFLETE-SE QUE O PAPEL DAS HISTÓRIAS DE VIDA SE FAZ NECESSÁRIAS NA CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS AUTÔNOMOS, QUE RECONHECEM SEU CONTEXTO SOCIAL E QUE ELES PRÓPRIOS SÃO SUJEITOS ATIVOS E CONSTITUIDORES DE SEUS CONHECIMENTOS.