ESTE ARTIGO EXP?E RESULTADOS PARCIAIS DE UM ESTUDO DE EDUCA??O AMBIENTAL CR?TICA (EAC) COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, DENTRO DE UM ENFOQUE L?DICO, DIN?MICO, CONTEXTUALIZADO E CR?TICO. A PREOCUPA??O CENTRAL DO RECORTE APRESENTADO ? IDENTIFICAR E DISCUTIR AS PERCEP??ES E CONCEP??ES INICIAIS DE ALUNOS DE UMA TURMA DO 6O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO AO MEIO AMBIENTE, SEGUINDO A CARACTERIZA??O DAS CONCEP??ES DE AMBIENTE PROPOSTA POR REIGOTA. O INSTRUMENTO DE COLETA UTILIZADO FOI UMA DIN?MICA DE GRUPO QUE SE APOIA NA CRIA??O DE DESENHOS E DISCUSS?ES ENTRE OS SUJEITOS COMO INSTRUMENTO DE ?CAPTURA? DE SUAS PERCEP??ES E CONCEP??ES RELACIONADAS AO TEMA PROPOSTO. OS RESULTADOS REVELARAM QUE QUASE TODOS OS DISCENTES TINHAM UMA CONCEP??O NATURALISTA DE AMBIENTE, COM A IDEIA DE QUE O AMBIENTE ? APENAS REPRESENTADO PELA NATUREZA, EVIDENCIANDO UMA POSTURA DE DISTANCIAMENTO DO MEIO NATURAL. A ATIVIDADE TAMB?M PROPORCIONOU A OCORR?NCIA DE INTERA??O E COMPARTILHAMENTO DE SABERES E IDEIAS, A DISCUSS?O DE PONTOS DIVERGENTES E CONFLITANTES QUE SURGIRAM NO GRUPO E A INTEGRA??O ENTRE OS SUJEITOS E ENTRE ELES E A PESQUISADORA.