A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É FUNDAMENTAL PARA A EQUIDADE EDUCACIONAL. PARA ISSO, SÃO NECESSÁRIAS MUDANÇAS EM TODOS OS ASPECTOS QUE ENVOLVEM O DOCENTE E O DISCENTE, SENDO NECESSÁRIO ADAPTAR-SE, INCLUIR E EDUCAR DE ACORDO COM AS INDIVIDUALIDADES DE CADA ALUNO. NO BRASIL, O PROCESSO DE INCLUSÃO OCORRE DESDE A DÉCADA DE 70 ATRAVÉS DE LEIS, DIRETRIZES, POLÍTICAS PÚBLICAS E CRIAÇÃO DAS SECRETARIAS E CENTROS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. ENTRETANTO, SOMENTE ESSES PROCESSOS NÃO SÃO SUFICIENTES, POIS A INCLUSÃO É CONSTRUÍDA ATRAVÉS DO TEMPO, EXIGINDO MUDANÇAS SOCIAIS E PEDAGÓGICAS. O NÚMERO DE PESSOAS DEFICIENTES VISUAIS MATRICULADOS EM ESCOLAS ESPECIALIZADAS E REGULARES E NAS UNIVERSIDADES VEM CRESCENDO NOS ÚLTIMOS ANOS. PORTANTO, A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS PEDAGÓGICOS AUXILIA NA FORMAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR ESSES ALUNOS E TORNA SE ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FORAM UTILIZADOS MODELOS TÁTEIS COMO MATERIAIS DE APOIO PARA UMA ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO, DURANTE A DISCIPLINA DE ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, OFERTADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. OS MODELOS POSSIBILITARAM A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS CONCEITOS DE DIVERSIDADE, RIQUEZA, ABUNDÂNCIA, PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES, HÁBITOS DE PLANTAS AQUÁTICAS E UM MODELO DE FLUXO DE ENERGIA. FATO CORROBORADO COM PERGUNTAS A RESPEITO DOS TEMAS ABORDADOS E A INTERAÇÃO DA DISCENTE COM OS MATERIAIS. ASSIM, O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS TÁTEIS MOSTROU-SE UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS E PROCESSOS EM ECOLOGIA, EVIDENCIADOS COM AS RESPOSTAS E DEBATES SOBRE OS CONTEÚDOS RELACIONADOS A ESTA CIÊNCIA.