A EMBRIOLOGIA CORRESPONDE AO ESTUDO DOS EMBRI?ES, ENGLOBANDO OS PROCESSOS QUE OCORREM DESDE A FECUNDA??O AT? O NASCIMENTO E ETAPA NEONATAL. ESTA ?REA, A QUAL ABORDA O DESENVOLVIMENTO EMBRION?RIO E A HISTOLOGIA ENFRENTA DIVERSAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO, AS QUAIS SE INTENSIFICAM COM O USO EXACERBADO DE NOMENCLATURAS ESPEC?FICAS E COM A GRANDE QUANTIDADE DE DETALHES EXISTENTES NO DESENVOLVIMENTO DO EMBRI?O, TORNANDO O ESTUDO MAIS CANSATIVO E DESESTIMULANTE. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR AULAS PR?TICAS VIRTUAIS DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA, E VERIFICAR SEUS IMPACTOS NO PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DESTAS AULAS. O TRABALHO FOI REALIZADO COM DISCENTES DOS CURSOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS E BIOMEDICINA DA UFPB. A AULA PR?TICA REMOTA DE EMBRIOLOGIA SE DEU ATRAV?S DE GRAVA??O E EDI??O DE V?DEO UTILIZANDO MODELOS DID?TICOS E PE?AS ANAT?MICAS, SENDO PROIBIDO O DOWNLOAD OU QUALQUER M?TODO DE PROPAGA??O DO MATERIAL; J? AS DE HISTOLOGIA FORAM FEITAS POR MEIO DO SITE HISTOLOGYGUIDE.COM. TODAS AS AULAS PR?TICAS DESENVOLVIDAS FORAM RELEVANTES E CONTRIBU?RAM COM O PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ALUNOS, NO ENTANTO, FICOU EVIDENTE QUE ELES SENTEM FALTA DAS AULAS PR?TICAS PRESENCIAIS, POIS ELAS T?M UM MAIOR RETORNO POSITIVO. O TRABALHO P?DE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE COM O PROCESSO DE FORMA??O DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES QUE PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES, POIS FOI POSS?VEL COLOC?-LOS COMO AUTORES DE SEU PR?PRIO APRENDIZADO E ESTIMULAR A PARTICIPA??O A N?VEL INDIVIDUAL E COLETIVA, AL?M DE CONTRIBUIR COM O APRIMORAMENTO DE SENSO CIENT?FICO, CR?TICO, ACAD?MICO, PESSOAL E PROFISSIONAL DE TODOS OS INDIV?DUOS ENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES.