A EDUCAÇÃO ATUAL VIVE UM MOMENTO ATÍPICO, CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID-19. TAL SITUAÇÃO FEZ COM QUE O MUNDO SE VOLTASSE PARA PROMOVER ESTRATÉGIAS EM TODOS OS SEGUIMENTOS SOCIAIS, INCLUSIVE O DA EDUCAÇÃO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO BUSCA VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA- UFDPAR. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM 12 ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS. ASSIM, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO VIA PLATAFORMA DO GOOGLE FORMS, NA QUAL APRESENTAVA CINCO QUESTÕES, SENDO TRÊS OBJETIVAS E DUAS DESCRITIVAS. TENDO COMO RESULTADO QUE EM RELAÇÃO AS MONITORIAS CERCA DE 50% DOS ESTUDANTES ÀS CONSIDERAM BASTANTE RELEVANTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, JÁ 41,7% DOS ALUNOS ENFATIZAM QUE AS MONITORIAS SÃO ESSÊNCIAS PARA O SEU APRENDIZADO, E APENAS 8,3% CONSIDERAM RAZOAVELMENTE IMPORTANTES ESSA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM. EM OUTRA QUESTÃO, FOI PERGUNTADO SE AS MONITORIAS FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS, ONDE NOTOU-SE QUE 58,3% CONCORDAM BASTANTE COM AS INFORMAÇÕES PRESTADAS PELAS MONITORIAS, 25 % CONCORDAM POUCO E APENAS 16,7% DAS RESPOSTAS ACREDITAM QUE AS AÇÕES DE MONITORIA SÃO RAZOÁVEIS. FOI NOTÁVEL QUE OS PRINCIPAIS PONTOS POSITIVOS DAS MONITORIAS ESTAVAM RELACIONADOS COM UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, UMA VEZ QUE O ALUNO CONSEGUE SANAR SUAS DÚVIDAS. ALÉM DISSO, O MONITOR PODE PROPORCIONAR UMA MELHOR COMUNICAÇÃO DA TURMA COMO PROFESSOR E ASSIM CRIAR LAÇOS PARA FORTALECER O PROCESSO DE ENSINO.