O PRESENTE TRABALHO DISCORRE A RESPEITO DO QUE SERIA A INCLUSÃO E COMO ELA SE DÁ DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, O QUE CARECE PARA QUE ESSE DESENVOLVIMENTO SEJA BEM SUCEDIDO E COMO PODEMOS FAZER PARA QUE ELE MELHORE, FIZEMOS UMA BREVE EXPLICAÇÃO PARA TRAZER A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A ESCOLA E PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, PARA QUE LOGO DEPOIS PUDÉSSEMOS FALAR A RESPEITO DAS LUTAS COMO CONTEÚDO FUNDAMENTAL PARA O COMPONENTE E DESMISTIFICAR A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA TRADICIONAL ONDE SÓ SE É TRABALHADO OS ESPORTES COM BOLA COMO O FUTSAL E O VÔLEI, APÓS ESSA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO PUDEMOS ENTRAR NO TEMA PRINCIPAL DO TRABALHO QUE SERIA A FORMA QUE PODE-SE REALIZAR A INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE POSSUEM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA MOTORA OU COGNITIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO CONTEÚDO DE LUTAS E COMO ESSE PROCESSO PODERÁ TRAZER BENEFÍCIOS NÃO SÓ DENTRO DE SALA DE AULA OU QUADRA MAS TAMBÉM PARA A VIDA PARTICULAR E SOCIAL DESSES ALUNOS.