A MONITORIA ACAD?MICA SE APRESENTA COMO UM ESPA?O ARGUIDOR DE SABERES E FAZERES M?LTIPLOS PARA O ESTUDANTE DE GRADUA??O, EM ESPECIAL, QUANDO ESSE L?CUS ? CONSTRU?DO ATRAV?S DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL, UMA DISCIPLINA N?O OBRIGAT?RIA QUE COMP?EM A ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO CENTRO DE CI?NCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGR?RIAS, CAMPUS III DA UFPB. COMO PRODUTO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE MONITORIA REMOTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA?BA, ESTE ARTIGO OBJETIVA COMPREENDER A LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO UM ESPA?O QUE PROPICIA, NO ?MBITO DA MONITORIA ACAD?MICA, DIALOGAR E PRODUZIR CONHECIMENTO ATRAV?S DOS TEXTOS LITER?RIOS NO
CONTEXTO DA LITERATURA DESENVOLVIDA PARA CRIAN?AS E JOVENS. METODOLOGICAMENTE, ESTE ESTUDO SE TRATA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CAR?TER EXPLORAT?RIO QUE, EMBASADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AUTORES COMO MARISA LAJOLO (2001), MAGDA SOARES (2011) E FANNY ABRAMOVICH (2003), ANCORA NOSSAS EXPERI?NCIAS NO PROGRAMA DE MONITORIA REMOTA, AQUI DESCRITAS E ANALISADAS. NESTES TEMPOS DE PANDEMIA, COM AS AULAS ACONTECENDO REMOTAMENTE, ATRAV?S DE ATIVIDADES E ENCONTROS S?NCRONOS E ASS?NCRONOS, O USO DE TECNOLOGIAS E DE PLATAFORMAS DIGITAIS DINAMIZAM E TORNAM OS MOMENTOS DE APRENDIZADO MAIS INTERATIVOS E PRODUTIVOS PARA TODOS OS ENVOLVIDOS. COMO RESULTADO DOS DI?LOGOS AQUI EMPREENDIDOS, AINDA EM CONSTRU??O, DESTACAMOS QUE AO NOS DEPARARMOS COM A
MONITORIA REMOTA, DESCOBRIMOS O QU?O ESSE ESPA?O PODE SER RICO TANTO PARA DOCENTES QUANTO PARA ESTUDANTES EM FORMA??O, UM ESPA?O QUE GERA, NO CONTE?DO E NA FORAM, SABERES E FAZERES M?LTIPLOS.