CONSIDERANDO-SE A NECESSIDADE DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE SUPRAM AS LACUNAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
E PERMITAM MOBILIZAR CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO
VALIDAR UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM (SEA) INTENCIONAL PARA COM AS CAPACIDADES DE
PENSAMENTO CRÍTICO (PC), UTILIZANDO UM ESTUDO DE CASO. PARA TANTO, HOUVE A APLICAÇÃO DE
QUESTIONÁRIOS PRÉ E PÓS-INTERVENÇÃO, UTILIZADOS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA MEDIR AS
CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. DESSE MODO, OBSERVOU-SE
UM AUMENTO DE 22,48% NA MOBILIZAÇÃO DAS CAPACIDADES APÓS A INTERVENÇÃO DA SEA, O QUE
PERMITIU CONCLUIR QUE, QUANDO CONSTRUÍDA E ORIENTADA PARA MOBILIZAR TAIS CAPACIDADES, TENDO COMO
BASE O ESTUDO DE CASO E UMA QUESTÃO SÓCIO-CIENTÍFICA EM POTENCIAL, A SEA POSSIBILITA TAL
MOBILIZAÇÃO.