ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, REALIZADAS EM SEUS RESPECTIVOS LARES, RELACIONADAS COM O CONTEÚDO DE BIOQUÍMICA DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), SUBPROJETO BIOLOGIA, FACE A CONJUNTURA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL INSTALADA EM VIRTUDE DA PANDEMIA PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS E TENDO EM VISTA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INOVADORA, COLABORATIVA E SIGNIFICATIVA. A PESQUISA DO TIPO DESCRITIVA, QUALITATIVA, FOI REALIZADA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÕES DISCURSIVAS E OBJETIVAS DISPONIBILIZADO EM PLATAFORMAS DIGITAIS E REDES SOCIAIS. OS DADOS ANALISADOS DESTACAM QUE AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS CONTRIBUEM PARA A CURIOSIDADE, O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO, CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E INTERAÇÃO DOS/AS EDUCANDOS/AS, ASSIM COMO COLABORARAM PARA A FORMAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM LÚDICA E ACESSÍVEL, NO ENTANTO, AS CONDIÇÕES DO ENSINO REMOTO PREJUDICAM O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM HAJA VISTO AS IMPLICAÇÕES DOS FATORES SOCIOECONÔMICOS E ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDANTES. DESSA FORMA CONCLUI-SE SER IMPORTANTE A INTEGRALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS ACESSÍVEIS E QUE DESPERTEM INTERESSE PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM.