O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A APLICAÇÃO DE UMA TÉCNICA DE ESTUDO NA AULA DE ESTUDO ORIENTADO, EM UMA ESCOLA ESTADUAL INTEGRAL DA PARAÍBA. APRENDER REQUER ESFORÇOS TÉCNICOS, COGNITIVOS E FÍSICOS, PERCEBE-SE A FALTA DE INTERESSE E A DESMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES AO QUERER ESTUDAR. A PROPOSTA É DESENVOLVER UMA TÉCNICA DE ESTUDO QUE ORGANIZE SEUS ESTUDOS DE FORMA CRONOLÓGICA COM AJUDA DE OUTRAS TÉCNICAS AUXILIARES. A COMPREENSÃO DESSE TIPO DE PROPOSTA PODE AJUDAR OS ESTUDANTES EM SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, FACILITANDO A ORGANIZAÇÃO DE SEUS ESTUDOS E LEVANDO A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR. A AULA FOI MINISTRADA POR VOLUNTÁRIOS DO PIBID EM UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO. O PIBID TEM COMO OBJETIVO FORMAR PROFESSORES QUALIFICADOS PARA O ENSINO BÁSICO, INSERINDO O ALUNO DURANTE A GRADUAÇÃO, PARA ENTENDER O CONTEXTO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS, APROXIMANDO A TEORIA DA PRÁTICA. A AULA FOI DIVIDIDA EM QUATRO MOMENTOS, INICIALMENTE PERGUNTAMOS PARA ELES O MOTIVO DE ESTUDAREM, LOGO EM SEGUIDA, MOSTRAMOS RAZÕES PARA ELES APRENDEREM, PROSSEGUINDO COM NOSSA METODOLOGIA EXPLICANDO A NECESSIDADE DE COLOCA EM PRÁTICA OS DIFERENTES TIPOS DE TÉCNICAS DE ESTUDO, POR FIM, FIZEMOS RODA DE CONVERSA PARA SOCIALIZAR AS FALAS E REFLEXÕES. PERCEBE-SE QUE OS ALUNOS ESTÃO INTERESSADOS EM USAR A TÉCNICA DE ESTUDO DE ORGANIZAÇÃO CRONOLÓGICA USANDO TAMBÉM OUTRAS TÉCNICAS. ASSIM, COMPREENDE-SE O PAPEL IMPORTANTE DO DOCENTE EM ESTIMULAR CADA VEZ MAIS O ALUNO PARA UMA APRENDIZAGEM CRÍTICA E REFLEXIVA, BUSCANDO DESENVOLVER NOVAS METODOLOGIAS QUE AJUDEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.