Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINAS ECOLÓGICAS: UMA ESCUTA PEDAGÓGICA COM GERAÇÕES FUTURAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, ECOPEDAGOGIA, PRÁTICA EDUCATIVA Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81625
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3030
    "inscrito_id" => 8334
    "titulo" => """
      OFICINAS ECOLÓGICAS: \r\n
      UMA ESCUTA PEDAGÓGICA COM GERAÇÕES FUTURAS
      """
    "resumo" => "CONSIDERANDO-SE TODA CONEXÃO QUE TEMOS COM O MEIO AMBIENTE, PROVENDO SERVIÇOS INDISPENSÁVEIS PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA, ENTENDE-SE A NECESSIDADE DE BUSCARMOS CONSTRUIR, JUNTOS COM AS NOVAS GERAÇÕES, GRANDES PONTES DE CONHECIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DO FUTURO, ATRAVÉS DO MODO DE VIDA SUSTENTÁVEL. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, TEM COMO OBJETIVO GERAL, DESENVOLVER OFICINAS PEDAGÓGICAS ECOLÓGICAS COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO, COMO FORMA DE FORTALECER A INTER-RELAÇÃO SER HUMANO NATUREZA, UM PROJETO IDEALIZADO NA PREMISSA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (PROBEX) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I. COMO METODOLOGIA, DEVIDO AO CONTEXTO PANDÊMICO, FORAM REALIZADAS OFICINAS PEDAGÓGICAS, COM DIVERSAS TEMÁTICAS NA LINHA DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL, EM MODALIDADE ONLINE/VIRTUAL. ALÉM DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS DIGITAL, VÍDEOS MOTIVADORES DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS, TAMBÉM INSERIMOS PRÁTICAS COMO A CRIAÇÃO DE HORTAS DOMÉSTICAS. FALAS COMO: “A PARTE QUE MAIS LEGAL, FOI DE CUIDAR DA PLANTA”, FIZERAM PARTE DE UMA DIVERSIDADE DE DEBATES, NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E RESPEITO AOS SERES VIVOS. TAIS TEMÁTICAS FORAM CONSIDERADAS PERTINENTES, NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, DE MODO A ENTENDER SUA CORPOREIDADE COMO PARTE DO MEIO AMBIENTE, NAS PREMISSAS PAULO FREIREANA E DA ECOPEDAGOGIA DE GADOTTE. COMO CONCLUSÃO, CONSIDERA-SE QUE A APLICAÇÃO DO PROJETO VIABILIZOU A QUALIFICAÇÃO DA ESCUTA ECOLÓGICA, RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA EDUCATIVA DA CONSTRUÇÃO DE CONSCIÊNCIAS, VALORIZANDO E AMPLIANDO A OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE EMPÍRICO, PERMITINDO O DIRECIONAR DO CAMINHO DA EDUCAÇÃO PARA TRANSITAR NA ÉTICA DO RESPEITO AO SER HUMANO, À NATUREZA E AOS DEMAIS SERES, VIVENTES NESTE PLANETA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, ECOPEDAGOGIA, PRÁTICA EDUCATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA114_ID8334_05112021221537.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA TAMIRES ARAÚJO GOMES "
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA GOMES"
    "autor_email" => "atag.biologia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81625
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3030
    "inscrito_id" => 8334
    "titulo" => """
      OFICINAS ECOLÓGICAS: \r\n
      UMA ESCUTA PEDAGÓGICA COM GERAÇÕES FUTURAS
      """
    "resumo" => "CONSIDERANDO-SE TODA CONEXÃO QUE TEMOS COM O MEIO AMBIENTE, PROVENDO SERVIÇOS INDISPENSÁVEIS PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA, ENTENDE-SE A NECESSIDADE DE BUSCARMOS CONSTRUIR, JUNTOS COM AS NOVAS GERAÇÕES, GRANDES PONTES DE CONHECIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DO FUTURO, ATRAVÉS DO MODO DE VIDA SUSTENTÁVEL. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, TEM COMO OBJETIVO GERAL, DESENVOLVER OFICINAS PEDAGÓGICAS ECOLÓGICAS COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO, COMO FORMA DE FORTALECER A INTER-RELAÇÃO SER HUMANO NATUREZA, UM PROJETO IDEALIZADO NA PREMISSA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (PROBEX) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I. COMO METODOLOGIA, DEVIDO AO CONTEXTO PANDÊMICO, FORAM REALIZADAS OFICINAS PEDAGÓGICAS, COM DIVERSAS TEMÁTICAS NA LINHA DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL, EM MODALIDADE ONLINE/VIRTUAL. ALÉM DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS DIGITAL, VÍDEOS MOTIVADORES DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS, TAMBÉM INSERIMOS PRÁTICAS COMO A CRIAÇÃO DE HORTAS DOMÉSTICAS. FALAS COMO: “A PARTE QUE MAIS LEGAL, FOI DE CUIDAR DA PLANTA”, FIZERAM PARTE DE UMA DIVERSIDADE DE DEBATES, NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E RESPEITO AOS SERES VIVOS. TAIS TEMÁTICAS FORAM CONSIDERADAS PERTINENTES, NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, DE MODO A ENTENDER SUA CORPOREIDADE COMO PARTE DO MEIO AMBIENTE, NAS PREMISSAS PAULO FREIREANA E DA ECOPEDAGOGIA DE GADOTTE. COMO CONCLUSÃO, CONSIDERA-SE QUE A APLICAÇÃO DO PROJETO VIABILIZOU A QUALIFICAÇÃO DA ESCUTA ECOLÓGICA, RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA EDUCATIVA DA CONSTRUÇÃO DE CONSCIÊNCIAS, VALORIZANDO E AMPLIANDO A OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE EMPÍRICO, PERMITINDO O DIRECIONAR DO CAMINHO DA EDUCAÇÃO PARA TRANSITAR NA ÉTICA DO RESPEITO AO SER HUMANO, À NATUREZA E AOS DEMAIS SERES, VIVENTES NESTE PLANETA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, ECOPEDAGOGIA, PRÁTICA EDUCATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA114_ID8334_05112021221537.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA TAMIRES ARAÚJO GOMES "
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA GOMES"
    "autor_email" => "atag.biologia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

CONSIDERANDO-SE TODA CONEXÃO QUE TEMOS COM O MEIO AMBIENTE, PROVENDO SERVIÇOS INDISPENSÁVEIS PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA, ENTENDE-SE A NECESSIDADE DE BUSCARMOS CONSTRUIR, JUNTOS COM AS NOVAS GERAÇÕES, GRANDES PONTES DE CONHECIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DO FUTURO, ATRAVÉS DO MODO DE VIDA SUSTENTÁVEL. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, TEM COMO OBJETIVO GERAL, DESENVOLVER OFICINAS PEDAGÓGICAS ECOLÓGICAS COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO, COMO FORMA DE FORTALECER A INTER-RELAÇÃO SER HUMANO NATUREZA, UM PROJETO IDEALIZADO NA PREMISSA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (PROBEX) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I. COMO METODOLOGIA, DEVIDO AO CONTEXTO PANDÊMICO, FORAM REALIZADAS OFICINAS PEDAGÓGICAS, COM DIVERSAS TEMÁTICAS NA LINHA DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL, EM MODALIDADE ONLINE/VIRTUAL. ALÉM DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS DIGITAL, VÍDEOS MOTIVADORES DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS, TAMBÉM INSERIMOS PRÁTICAS COMO A CRIAÇÃO DE HORTAS DOMÉSTICAS. FALAS COMO: “A PARTE QUE MAIS LEGAL, FOI DE CUIDAR DA PLANTA”, FIZERAM PARTE DE UMA DIVERSIDADE DE DEBATES, NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E RESPEITO AOS SERES VIVOS. TAIS TEMÁTICAS FORAM CONSIDERADAS PERTINENTES, NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, DE MODO A ENTENDER SUA CORPOREIDADE COMO PARTE DO MEIO AMBIENTE, NAS PREMISSAS PAULO FREIREANA E DA ECOPEDAGOGIA DE GADOTTE. COMO CONCLUSÃO, CONSIDERA-SE QUE A APLICAÇÃO DO PROJETO VIABILIZOU A QUALIFICAÇÃO DA ESCUTA ECOLÓGICA, RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA EDUCATIVA DA CONSTRUÇÃO DE CONSCIÊNCIAS, VALORIZANDO E AMPLIANDO A OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE EMPÍRICO, PERMITINDO O DIRECIONAR DO CAMINHO DA EDUCAÇÃO PARA TRANSITAR NA ÉTICA DO RESPEITO AO SER HUMANO, À NATUREZA E AOS DEMAIS SERES, VIVENTES NESTE PLANETA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.