CONSIDERANDO-SE TODA CONEXÃO QUE TEMOS COM O MEIO AMBIENTE, PROVENDO SERVIÇOS INDISPENSÁVEIS PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA, ENTENDE-SE A NECESSIDADE DE BUSCARMOS CONSTRUIR, JUNTOS COM AS NOVAS GERAÇÕES, GRANDES PONTES DE CONHECIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DO FUTURO, ATRAVÉS DO MODO DE VIDA SUSTENTÁVEL. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, TEM COMO OBJETIVO GERAL, DESENVOLVER OFICINAS PEDAGÓGICAS ECOLÓGICAS COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO, COMO FORMA DE FORTALECER A INTER-RELAÇÃO SER HUMANO NATUREZA, UM PROJETO IDEALIZADO NA PREMISSA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (PROBEX) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I. COMO METODOLOGIA, DEVIDO AO CONTEXTO PANDÊMICO, FORAM REALIZADAS OFICINAS PEDAGÓGICAS, COM DIVERSAS TEMÁTICAS NA LINHA DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL, EM MODALIDADE ONLINE/VIRTUAL. ALÉM DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS DIGITAL, VÍDEOS MOTIVADORES DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS, TAMBÉM INSERIMOS PRÁTICAS COMO A CRIAÇÃO DE HORTAS DOMÉSTICAS. FALAS COMO: “A PARTE QUE MAIS LEGAL, FOI DE CUIDAR DA PLANTA”, FIZERAM PARTE DE UMA DIVERSIDADE DE DEBATES, NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E RESPEITO AOS SERES VIVOS. TAIS TEMÁTICAS FORAM CONSIDERADAS PERTINENTES, NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, DE MODO A ENTENDER SUA CORPOREIDADE COMO PARTE DO MEIO AMBIENTE, NAS PREMISSAS PAULO FREIREANA E DA ECOPEDAGOGIA DE GADOTTE. COMO CONCLUSÃO, CONSIDERA-SE QUE A APLICAÇÃO DO PROJETO VIABILIZOU A QUALIFICAÇÃO DA ESCUTA ECOLÓGICA, RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA EDUCATIVA DA CONSTRUÇÃO DE CONSCIÊNCIAS, VALORIZANDO E AMPLIANDO A OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE EMPÍRICO, PERMITINDO O DIRECIONAR DO CAMINHO DA EDUCAÇÃO PARA TRANSITAR NA ÉTICA DO RESPEITO AO SER HUMANO, À NATUREZA E AOS DEMAIS SERES, VIVENTES NESTE PLANETA.