O ARTIGO TRATA DO ESPETÁCULO PERFORMÁTICO ODISSEIA, TENDO COMO OBJETIVO CONTAR SOBRE A CULTURA INDÍGENA DE CAUCAIA, NA VOZ DA HABITANTE LOCAL. PARA FUNDAMENTAR ESSE ESTUDO BUSCA-SE PAUTAR-SE EM VÁRIOS TEÓRICOS COMO: JECUPÉ (2002/2020), BAUSCH (2007), KRENAK (2019), AMARAL (2019) E OUTROS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E CARTÓGRAFICA. O ESTUDO JUSTIFICA A NECESSIDADE DE NARRAR A HISTÓRIA DE UM POVO QUE SOFREU COM A INVASÃO DOS COLONIZADORES E POR MEIO DA PERFORMANCE MOSTRAR DE MANEIRA APRAZÍVEL ESSAS EVIDÊNCIAS. DIANTE DAS LEITURAS CONCLUI-SE QUE OS TEÓRICOS TEM UM OLHAR PRÓPRIO SOBRE O TEMA. OS TEÓRICOS INDÍGENAS RESPALDAM ESSE TRABALHO PARA QUE NÃO SEJA RETRATADO SOMENTE PELA VOZ DO BRANCO, TENHAM UMA VERSÃO ORIGINAL. E AS TEÓRICAS DA PERFORMANCE TRAZEM O ENTENDIMENTO DO QUE É NECESSÁRIO PARA SE CONSTRUIR A CENA. O PRESENTE TRABALHO SE CONCLUI COM UMA ABORDAGEM POÉTICA DE TEMAS ÁSPEROS A SOCIEDADE, MAS QUE SÃO NECESSÁRIOS SEREM DEBATIDOS.