ANALISAR AS POLÍTICAS ADOTADAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 É IMPORTANTE PARA SE REFLETIR ACERCA DOS ÊXITOS NA IMPLEMENTAÇÃO. COMPREENDER OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELA SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS E CONHECER POSSÍVEIS AÇÕES PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS CAUSADOS PELA CRISE SANITÁRIA. AS REFLEXÕES FORAM EMBASADAS NA TEORIA CRÍTICA, USADA COMO SUPORTE TEÓRICO PARA ESTABELECER UM PANORAMA SOBRE A REALIDADE. COMO PROCEDIMENTO/INSTRUMENTO METODOLÓGICO FOI UTILIZADA A ANÁLISE DOCUMENTAL COM LEVANTAMENTO REALIZADO PELO GOVERNO FEDERAL SOBRE AÇÕES ADOTADAS NO PAÍS. OS RESULTADOS DESTA INVESTIGAÇÃO REVELAM: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS ACARRETANDO SÉRIAS FRAGILIDADES E IMPACTOS INCALCULÁVEIS; A NECESSIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ESTADO PARA REPARAR O ABANDONO HISTÓRICO COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA QUE FOI AGRAVADO NESSE CONTEXTO.