O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI REFLETIR SOBRE COMO PRODUZIR MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (DC) POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM BUSCA DE CONTRAPOR AS VISÕES DEFORMADAS DE CIENTISTAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. ESSA PESQUISA APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E UMA TIPOLOGIA DE ESTUDO DE CASO. FOI DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM OS(AS) ALUNOS(AS) MATRICULADOS NA REFERIDA DISCIPLINA. FOI ANALISADA UMA ATIVIDADE NA QUAL DEVERIAM SER CONSTRUÍDOS PLANEJAMENTOS DE MATERIAIS DE DC QUE PUDESSEM DESMISTIFICAR VISÕES ESTEREOTIPADAS SOBRE CIENTISTAS. A PARTIR DA COLETA DE DADOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE DE MANEIRA GERAL OS PARTICIPANTES DA PESQUISA TROUXERAM DEBATES IMPORTANTES EM SUAS PRODUÇÕES COMO A HUMANIZAÇÃO DOS CIENTISTAS, O TRABALHO DE MANEIRA COLETIVA E A INTERSECÇÃO ENTRE AS ÁREAS CIENTÍFICAS. ALÉM DISSO, TAMBÉM OPTARAM POR DAR VISIBILIDADE A PESQUISADORES QUE HISTORICAMENTE FORAM SILENCIADOS NO CONTEXTO DA PESQUISA CIENTÍFICA COMO GRUPOS ÉTNICOS NÃO BRANCOS E PARA MULHERES, TRAZER ESSES ELEMENTOS SE TORNAM ESSENCIAL PARA REPRESENTAR A CIÊNCIA COMO UM ESPAÇO DE TODOS E TODAS. POR FIM, REAFIRMAMOS A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES QUE ESTIMULEM O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS POR FUTUROS PROFESSORES(AS) PARA ALÉM DE ARTIGOS E TEXTOS ESTRITAMENTE ACADÊMICOS, MAS QUE POSSAM FAZER COM QUE OS(AS) FUTUROS PROFESSORES(AS) POSSAM DESENVOLVER OUTRAS HABILIDADES TAIS COMO CRIATIVIDADE E AUTORIA.