VESTIDOS DE NOIVA: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA NOS DRAMAS HOMÔNIMOS DE NELSON RODRIGUES (1943) E JOÃO GASPAR SIMÕES (1952)
0 of 0"2022-03-16" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 82677 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 182 "titulo" => "VESTIDOS DE NOIVA: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA NOS DRAMAS HOMÔNIMOS DE NELSON RODRIGUES (1943) E JOÃO GASPAR SIMÕES (1952)" "resumo" => "ESTA COMUNICAÇÃO PROPÕE COTEJAR DUAS PEÇAS DRAMÁTICAS HOMÔNIMAS: VESTIDO DE NOIVA (1943), ESCRITA POR NELSON RODRIGUES, COM FOCO DE AÇÃO NA HISTÓRIA DE ALAÍDE, QUE REPRESENTA A BURGUESIA CARIOCA: A PROTAGONISTA É VÍTIMA DE UM ATROPELAMENTO FATAL. A PEÇA É DIVIDIDA EM TRÊS PLANOS: 1º. PLANO: ALUCINAÇÃO; 2º. PLANO: MEMÓRIA; 3º. PLANO: REALIDADE. ENQUANTO OS MÉDICOS TENTAM SALVAR A SUA VIDA, ELA ENTRA EM UM TIPO PECULIAR DE VIAGEM INTERIOR A FIM DE ENTENDER AS RELAÇÕES QUE A LEVARAM ÀQUELE DESFECHO. E O VESTIDO DE NOIVA (1952), DE AUTORIA DO PRESENCISTA JOÃO GASPAR SIMÕES, EM QUE É APRESENTADA MARIA, QUE SE RECUSA A VESTIR O SEU VESTIDO DE NOIVA DESTINADO AO MATRIMÓNIO COM LUCIANO, FUTURO DIPLOMATA, COM QUEM NAMORA HÁ TRÊS ANOS. ROMPENDO COM A CLÁSSICA DEFINIÇÃO DE TRAGÉDIA, OS DOIS DRAMATURGOS CRIAM, COM FOCO NA AÇÃO E NO CARÁTER DE PERSONAGENS FEMININAS, SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM CONFLITOS EXISTENCIAIS E UMA PROFUNDA EXPOSIÇÃO DA HIPOCRISIA HUMANA. O NOSSO OBJETIVO É LANÇAR LUZ SOBRE TAIS PERSONAGENS E SUAS ESPECIFICIDADES, CONTRIBUINDO ASSIM PARA AMPLIAR OS ESTUDOS DA PRESENÇA FEMININA NO MODERNO TEATRO DE LÍNGUA PORTUGUESA. ◀ESTA COMUNICAÇÃO PROPÕE COTEJAR DUAS PEÇAS DRAMÁTICAS HOMÔNIMAS: VESTIDO DE NOIVA (1943), ESCRITA POR NELSON RODRIGUES, COM FOCO DE AÇÃO NA HISTÓRIA DE ALAÍDE, ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 04: Interlocuções: literatura portuguesa e outras literaturas" "palavra_chave" => "NELSON RODRIGUES, JOÃO GASPAR SIMÕES, PERSONAGEM FEMININA, TEATRO MODERNO, LITERATURA COMPARADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_14122021120805.pdf" "created_at" => "2022-01-20 13:45:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA UBAL SALVATICO " "autor_nome_curto" => "CAROLINA " "autor_email" => "carolina.ubal@unesp.br" "autor_ies" => "UNESP " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 82677 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 182 "titulo" => "VESTIDOS DE NOIVA: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA NOS DRAMAS HOMÔNIMOS DE NELSON RODRIGUES (1943) E JOÃO GASPAR SIMÕES (1952)" "resumo" => "ESTA COMUNICAÇÃO PROPÕE COTEJAR DUAS PEÇAS DRAMÁTICAS HOMÔNIMAS: VESTIDO DE NOIVA (1943), ESCRITA POR NELSON RODRIGUES, COM FOCO DE AÇÃO NA HISTÓRIA DE ALAÍDE, QUE REPRESENTA A BURGUESIA CARIOCA: A PROTAGONISTA É VÍTIMA DE UM ATROPELAMENTO FATAL. A PEÇA É DIVIDIDA EM TRÊS PLANOS: 1º. PLANO: ALUCINAÇÃO; 2º. PLANO: MEMÓRIA; 3º. PLANO: REALIDADE. ENQUANTO OS MÉDICOS TENTAM SALVAR A SUA VIDA, ELA ENTRA EM UM TIPO PECULIAR DE VIAGEM INTERIOR A FIM DE ENTENDER AS RELAÇÕES QUE A LEVARAM ÀQUELE DESFECHO. E O VESTIDO DE NOIVA (1952), DE AUTORIA DO PRESENCISTA JOÃO GASPAR SIMÕES, EM QUE É APRESENTADA MARIA, QUE SE RECUSA A VESTIR O SEU VESTIDO DE NOIVA DESTINADO AO MATRIMÓNIO COM LUCIANO, FUTURO DIPLOMATA, COM QUEM NAMORA HÁ TRÊS ANOS. ROMPENDO COM A CLÁSSICA DEFINIÇÃO DE TRAGÉDIA, OS DOIS DRAMATURGOS CRIAM, COM FOCO NA AÇÃO E NO CARÁTER DE PERSONAGENS FEMININAS, SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM CONFLITOS EXISTENCIAIS E UMA PROFUNDA EXPOSIÇÃO DA HIPOCRISIA HUMANA. O NOSSO OBJETIVO É LANÇAR LUZ SOBRE TAIS PERSONAGENS E SUAS ESPECIFICIDADES, CONTRIBUINDO ASSIM PARA AMPLIAR OS ESTUDOS DA PRESENÇA FEMININA NO MODERNO TEATRO DE LÍNGUA PORTUGUESA. ◀ESTA COMUNICAÇÃO PROPÕE COTEJAR DUAS PEÇAS DRAMÁTICAS HOMÔNIMAS: VESTIDO DE NOIVA (1943), ESCRITA POR NELSON RODRIGUES, COM FOCO DE AÇÃO NA HISTÓRIA DE ALAÍDE, ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 04: Interlocuções: literatura portuguesa e outras literaturas" "palavra_chave" => "NELSON RODRIGUES, JOÃO GASPAR SIMÕES, PERSONAGEM FEMININA, TEATRO MODERNO, LITERATURA COMPARADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_14122021120805.pdf" "created_at" => "2022-01-20 13:45:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA UBAL SALVATICO " "autor_nome_curto" => "CAROLINA " "autor_email" => "carolina.ubal@unesp.br" "autor_ies" => "UNESP " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }