Artigo Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-53-5

UMA ENSEADA DE CÃES E MONSTROS: FASCISMO E MONSTRUOSIDADE EM BALADA DS PRAIA DOS CÃES

Palavra-chaves: MONSTRUOSIDADE, FASCISMO, SALAZARISMO, BALADA DA PRAIA DOS CÃES, JOSÉ CARDOSO PIRES Comunicação Oral Linha Temática 02: Interlocuções: literatura portuguesa e outros campos do saber
0 of 0
"2022-03-16" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83379 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 358 "titulo" => "UMA ENSEADA DE CÃES E MONSTROS: FASCISMO E MONSTRUOSIDADE EM BALADA DS PRAIA DOS CÃES" "resumo" => "QUASE QUARENTA ANOS APÓS SUA PUBLICAÇÃO, O ROMANCE BALADA DA PRAIA DOS CÃES, DE JOSÉ CARDOSO PIRES, HÁ MUITO ESTABELECEU-SE COMO UMA OBRA DE BALANÇO DO SALAZARISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS PORTUGUESES. UMA “VALSA DE CONSPIRADORES”, COMO DEFINIDO PELAS PRÓPRIAS PERSONAGENS, A NARRATIVA SE DESENROLA COMO UMA INVESTIGAÇÃO POLICIAL EM QUE AS PISTAS SÃO, EM SUA MAIORIA, SÍMBOLOS E ENIGMAS QUE, SE POR UM LADO, NÃO FORNECEM RESPOSTAS IMEDIATAS, POR OUTRO AUMENTAM O LEQUE DE POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DO LEITOR QUE SE PROPÕE A ASSUMIR O PAPEL DE DETETIVE E SOLUCIONAR O CASO DO FASCISMO. NESTE SENTIDO, A PRESENÇA DE MONSTROS, SEJAM OS DA CULTURA DE MASSA, SEJAM OS DA IMAGINAÇÃO DAS PERSONAGENS, PASSANDO POR CORPOS INADEQUADOS E OBJETIFICADOS, ESTABELECE UM FIO DE SIGNIFICADOS RELATIVOS À DESUMANIZAÇÃO PRATICADA PELO FASCISMO, COM O OBJETIVO DE JUSTIFICAR A SUPRESSÃO DE DIREITOS E VIOLÊNCIA DO ESTADO. COMO DEFINEM JEFFREY COHEN E MARGRIT SHILDRICK, O CORPO MONSTRUOSO É AQUELE QUE SE DIFERENCIA EM SUA PRÓPRIA MATERIALIDADE, APRESENTANDO-SE FORA DOS PADRÕES DE ADEQUAÇÃO E RECONHECIMENTO POR PARTE DOS DEMAIS. RELACIONANDO ESTAS DEFINIÇÕES COM MARK NEOCLEOUS E SUA CARATERIZAÇÃO DO FASCISMO COMO UM DISCURSO DE CRIAÇÃO DE MONSTROS, APRESENTAREMOS COMO ESTES CORPOS DISSONANTES ESTÃO PRESENTES EM BALADA DA PRAIA DOS CÃES E SÃO PARTE DO PROCESSO DE DESUMANIZAÇÃO DO SALAZARISMO DENUNCIADO POR CARDOSO PIRES.QUASE QUARENTA ANOS APÓS SUA PUBLICAÇÃO, O ROMANCE BALADA DA PRAIA DOS CÃES, DE JOSÉ CARDOSO PIRES, HÁ MUITO ESTABELECEU-SE COMO UMA OBRA DE BALANÇO DO SALAZARI" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 02: Interlocuções: literatura portuguesa e outros campos do saber" "palavra_chave" => "MONSTRUOSIDADE , FASCISMO , SALAZARISMO , BALADA DA PRAIA DOS CÃES , JOSÉ CARDOSO PIRES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "62153cbc6271e_22022022164252.pdf" "created_at" => "2022-02-22 16:42:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GAPPO LACOMBE" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "Gappolacombe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 83379 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 358 "titulo" => "UMA ENSEADA DE CÃES E MONSTROS: FASCISMO E MONSTRUOSIDADE EM BALADA DS PRAIA DOS CÃES" "resumo" => "QUASE QUARENTA ANOS APÓS SUA PUBLICAÇÃO, O ROMANCE BALADA DA PRAIA DOS CÃES, DE JOSÉ CARDOSO PIRES, HÁ MUITO ESTABELECEU-SE COMO UMA OBRA DE BALANÇO DO SALAZARISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS PORTUGUESES. UMA “VALSA DE CONSPIRADORES”, COMO DEFINIDO PELAS PRÓPRIAS PERSONAGENS, A NARRATIVA SE DESENROLA COMO UMA INVESTIGAÇÃO POLICIAL EM QUE AS PISTAS SÃO, EM SUA MAIORIA, SÍMBOLOS E ENIGMAS QUE, SE POR UM LADO, NÃO FORNECEM RESPOSTAS IMEDIATAS, POR OUTRO AUMENTAM O LEQUE DE POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DO LEITOR QUE SE PROPÕE A ASSUMIR O PAPEL DE DETETIVE E SOLUCIONAR O CASO DO FASCISMO. NESTE SENTIDO, A PRESENÇA DE MONSTROS, SEJAM OS DA CULTURA DE MASSA, SEJAM OS DA IMAGINAÇÃO DAS PERSONAGENS, PASSANDO POR CORPOS INADEQUADOS E OBJETIFICADOS, ESTABELECE UM FIO DE SIGNIFICADOS RELATIVOS À DESUMANIZAÇÃO PRATICADA PELO FASCISMO, COM O OBJETIVO DE JUSTIFICAR A SUPRESSÃO DE DIREITOS E VIOLÊNCIA DO ESTADO. COMO DEFINEM JEFFREY COHEN E MARGRIT SHILDRICK, O CORPO MONSTRUOSO É AQUELE QUE SE DIFERENCIA EM SUA PRÓPRIA MATERIALIDADE, APRESENTANDO-SE FORA DOS PADRÕES DE ADEQUAÇÃO E RECONHECIMENTO POR PARTE DOS DEMAIS. RELACIONANDO ESTAS DEFINIÇÕES COM MARK NEOCLEOUS E SUA CARATERIZAÇÃO DO FASCISMO COMO UM DISCURSO DE CRIAÇÃO DE MONSTROS, APRESENTAREMOS COMO ESTES CORPOS DISSONANTES ESTÃO PRESENTES EM BALADA DA PRAIA DOS CÃES E SÃO PARTE DO PROCESSO DE DESUMANIZAÇÃO DO SALAZARISMO DENUNCIADO POR CARDOSO PIRES.QUASE QUARENTA ANOS APÓS SUA PUBLICAÇÃO, O ROMANCE BALADA DA PRAIA DOS CÃES, DE JOSÉ CARDOSO PIRES, HÁ MUITO ESTABELECEU-SE COMO UMA OBRA DE BALANÇO DO SALAZARI" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 02: Interlocuções: literatura portuguesa e outros campos do saber" "palavra_chave" => "MONSTRUOSIDADE , FASCISMO , SALAZARISMO , BALADA DA PRAIA DOS CÃES , JOSÉ CARDOSO PIRES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "62153cbc6271e_22022022164252.pdf" "created_at" => "2022-02-22 16:42:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GAPPO LACOMBE" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "Gappolacombe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 16 de março de 2022

Resumo

QUASE QUARENTA ANOS APÓS SUA PUBLICAÇÃO, O ROMANCE BALADA DA PRAIA DOS CÃES, DE JOSÉ CARDOSO PIRES, HÁ MUITO ESTABELECEU-SE COMO UMA OBRA DE BALANÇO DO SALAZARISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS PORTUGUESES. UMA “VALSA DE CONSPIRADORES”, COMO DEFINIDO PELAS PRÓPRIAS PERSONAGENS, A NARRATIVA SE DESENROLA COMO UMA INVESTIGAÇÃO POLICIAL EM QUE AS PISTAS SÃO, EM SUA MAIORIA, SÍMBOLOS E ENIGMAS QUE, SE POR UM LADO, NÃO FORNECEM RESPOSTAS IMEDIATAS, POR OUTRO AUMENTAM O LEQUE DE POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DO LEITOR QUE SE PROPÕE A ASSUMIR O PAPEL DE DETETIVE E SOLUCIONAR O CASO DO FASCISMO. NESTE SENTIDO, A PRESENÇA DE MONSTROS, SEJAM OS DA CULTURA DE MASSA, SEJAM OS DA IMAGINAÇÃO DAS PERSONAGENS, PASSANDO POR CORPOS INADEQUADOS E OBJETIFICADOS, ESTABELECE UM FIO DE SIGNIFICADOS RELATIVOS À DESUMANIZAÇÃO PRATICADA PELO FASCISMO, COM O OBJETIVO DE JUSTIFICAR A SUPRESSÃO DE DIREITOS E VIOLÊNCIA DO ESTADO. COMO DEFINEM JEFFREY COHEN E MARGRIT SHILDRICK, O CORPO MONSTRUOSO É AQUELE QUE SE DIFERENCIA EM SUA PRÓPRIA MATERIALIDADE, APRESENTANDO-SE FORA DOS PADRÕES DE ADEQUAÇÃO E RECONHECIMENTO POR PARTE DOS DEMAIS. RELACIONANDO ESTAS DEFINIÇÕES COM MARK NEOCLEOUS E SUA CARATERIZAÇÃO DO FASCISMO COMO UM DISCURSO DE CRIAÇÃO DE MONSTROS, APRESENTAREMOS COMO ESTES CORPOS DISSONANTES ESTÃO PRESENTES EM BALADA DA PRAIA DOS CÃES E SÃO PARTE DO PROCESSO DE DESUMANIZAÇÃO DO SALAZARISMO DENUNCIADO POR CARDOSO PIRES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.