Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

COOPERAÇÃO E PROCESSSOS DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE CRÍTICO, REFLEXIVO E AUTÔNOMO.

Palavra-chaves: TOMADA DE CONSCIÊNCIA, MAPAS CONCEITUAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM., , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84672
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 441
    "inscrito_id" => 562
    "titulo" => """
      COOPERAÇÃO E PROCESSSOS DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA NA \r\n
      FORMAÇÃO DO ESTUDANTE CRÍTICO, REFLEXIVO E \r\n
      AUTÔNOMO.
      """
    "resumo" => """
      AS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS TÊM BUSCADO REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA LIDAR COM A COMPLEXIDADE \r\n
      DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTA PESQUISA PROCURA TRAZER UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ESSA BUSCA \r\n
      AO PROMOVER TOMADAS DE CONSCIÊNCIAS DE ESTUDANTES, À PARTIR DO USO DE PROCESSOS INTERATIVOS ALUNO-ALUNO \r\n
      E PROFESSOR-ALUNO, NO QUE CONCERNE À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM COOPERAÇÃO. PARA ISSO, \r\n
      UTILIZAREMOS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS, TAIS COMO: CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, UTILIZANDO O \r\n
      CMAP TOOLS, FÓRUM DE DISCUSSÕES, CONSTRUÇÃO DE TEXTOS COOPERATIVOS, ETC. TRATA-SE DE UMA PESQUISA \r\n
      QUALITATIVA, UMA VARIAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO. AS ATIVIDADES SERÃO CONDUZIDAS DE FORMA ONLINE, UTILIZANDO \r\n
      O GOOGLE MEET, DURANTE ATIVIDADES NA SALA DE AULA DO GOOGLE CLASSROOM. OS SUJEITOS DA PESQUISA \r\n
      CONSTITUEM-SE DE GRADUANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. OS INSTRUMENTOS QUE SERÃO UTILIZADOS PARA A \r\n
      COLETA DOS DADOS SÃO: ENTREVISTA E FILMAGEM, PELO GOOGLE MEET. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS \r\n
      BASEIA-SE NA TEORIA DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DESENVOLVIDA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. OS RESULTADOS \r\n
      PRELIMINARES, AINDA EM PROCESSAMENTO, INDICAM QUE OS SUJEITOS AVANÇAM, VIA TOMADA DE CONSCIÊNCIAS \r\n
      SUCESSIVAS E GRADUAIS MEDIANTE CONSTRUÇÕES DE IMBRICAÇÕES HIERÁRQUICAS (INTEGRAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES), \r\n
      ASSIMILAÇÕES CONSTRUTIVAS E GENERALIZAÇÕES PROGRESSIVAS. \r\n
      OS CONHECIMENTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, EVOLUÍRAM, GRAÇAS A TOMADA DE CONSCIÊNCIA SUCESSIVAS \r\n
      DOS CIENTISTAS AO LONGO DOS ANOS. NA ÁREA DE GENÉTICA, POR EXEMPLO, OS CIENTISTAS PASSARAM A MANIPULAR \r\n
      O GENOMA DE ORGANISMOS VIVOS, O QUE SIGNIFICOU A POSSIBILIDADE DE RECOMBINAR FRAGMENTOS DE DNA \r\n
      BACTERIANO, DE SERES HUMANOS, OU DE QUALQUER OUTRA ESPÉCIE, NUM TUBO DE ENSAIO CRIANDO MOLÉCULAS DE \r\n
      DNA PERSONALIZADAS QUE NUNCA HAVIAM EXISTIDO NA NATUREZA (WATSOM, 2005). ESSAS NOVAS \r\n
      TECNOLOGIAS IMPRIMIRAM UM SALTO QUALITATIVO MARCANDO A PASSAGEM DAS BIOTECNOLOGIAS TRADICIONAIS PARA \r\n
      MANIPULAÇÃO GENÉTICA.\r\n
      ACOMPANHAR AS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOBRE DETERMINADOS ASSUNTOS \r\n
      CIENTÍFICOS NÃO SIGNIFICAM CONHECÊ-LOS DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO. É NESTE SENTIDO QUE OS CENTROS \r\n
      EDUCACIONAIS PRECISAM CRIAR ESPAÇOS DE DISCUSSÃO PARA QUE OS DISCENTES POSSAM SE APROPRIAR DE FORMA \r\n
      ATIVA, ASSEGURANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PARA PIAGET (1988), ESSA APROPRIAÇÃO ATIVA IMPLICA \r\n
      ESFORÇO, UMA DIALÉTICA, REQUER UM TRABALHO PEDAGÓGICO PLANEJADO CONTÍNUO E ALINHADO A TODA A \r\n
      ESCOLARIZAÇÃO, ONDE A “[...] SOCIALIZAÇÃO SE ENCONTRA INTIMAMENTE RELACIONADA COM A COOPERAÇÃO: \r\n
      SOCIALIZAR SIGNIFICA COMPARTILHAR NOÇÕES E SIGNOS COM UMA COMUNIDADE DE FALANTES E AO MESMO TEMPO \r\n
      DISTINGUI-LOS DAS PRÓPRIAS IDIOSSINCRASIAS E DOS PARTICULARES PONTOS DE VISTA”. \r\n
      ASSIM, ESTE PROJETO DE PESQUISA SE JUSTIFICA, POIS PRETENDE ELABORAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS \r\n
      DISCIPLINAS DE BIOLOGIA BÁSICA E CITOLOGIA E GENÉTICA, COM METODOLOGIAS ATIVAS, ROMPENDO A LINEARIDADE \r\n
      PSÍQUICA DO PENSAMENTO, GARANTINDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. DESSE MODO, ESSE PROJETO TEM  COMO OBJETIVO GERAL DESCREVER OS PROCESSOS DE TOMADAS DE CONSCIÊNCIAS SUCESSIVAS DE ESTUDANTES NA \r\n
      CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, EM AMBIENTES DE COOPERAÇÃO. \r\n
      PARA PIAGET O QUE DESENCADEIA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA É O FATO QUE AS REGULAÇÕES AUTOMÁTICAS NÃO SÃO \r\n
      MAIS SUFICIENTES, PARA RESOLVER UM PROBLEMA. É PRECISO ENTÃO IR À PROCURA DE NOVOS MEIOS, O QUE OCORRE \r\n
      POR REGULAÇÕES ATIVAS, FONTES DE ESCOLHAS DELIBERADAS, QUE SUPÕEM TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO E A \r\n
      CONSCIÊNCIA (PIAGET, 1978B). \r\n
      QUANDO NOS COLOCAMOS DO PONTO DE VISTA DA AÇÃO MATERIAL PARA PASSAR EM SEGUIDA À INTERIORIZAÇÃO DOS \r\n
      ATOS EM PENSAMENTO, “A LEI GERAL QUE PARECE RESULTAR DOS FATOS ESTUDADOS É QUE A TOMADA DE CONSCIÊNCIA \r\n
      PROCEDE DA PERIFERIA (OBJETIVOS E RESULTADOS) PARA O CENTRO, SENDO ESSES TERMOS DEFINIDOS EM FUNÇÃO DO \r\n
      PERCURSO DE UM DETERMINADO COMPORTAMENTO (PIAGET, 1978B.P. 198). DESSA MANEIRA, A PERIFERIA (P) \r\n
      CORRESPONDE À RELAÇÃO MAIS IMEDIATA E EXTERIOR DO SUJEITO EM FACE AO OBJETO, CONSTITUINDO-SE ASSIM UM \r\n
      ESTADO DE INDIFERENCIAÇÃO QUE PODE SER ENTENDIDO SEMPRE COMO UM PONTO DE PARTIDA DE UM CONHECIMENTO \r\n
      MENOR (INDIFERENCIAÇÃO) A UM CONHECIMENTO MAIOR (INTERIORIZAÇÃO VIA COORDENAÇÕES).\r\n
      EM RELAÇÃO AO MECANISMO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA, OU SEJA, SE SAIRMOS DAS RAZÕES FUNCIONAIS RUMO AO \r\n
      SEU MECANISMO EFETIVO QUE TORNA CONSCIENTES OS ELEMENTOS QUE PERMANECIAM INCONSCIENTES, OU SEJA, A \r\n
      PASSAGEM DOS “PORQUÊS” AO “COMO”, VERIFICOU-SE DIANTE DOS EXPERIMENTOS REALIZADOS, QUE OCORRE DESDE \r\n
      O INÍCIO “UMA CONCEITUAÇÃO PROPRIAMENTE DITA, EM OUTRAS PALAVRAS UMA PASSAGEM DE ASSIMILAÇÃO PRÁTICA \r\n
      (ASSIMILAÇÃO DE UM OBJETO A UM ESQUEMA) A UMA ASSIMILAÇÃO POR MEIO DE CONCEITOS” (PIAGET, 1978B. \r\n
      P. 200). \r\n
      ESSA PASSAGEM CONDUZ A DIFERENTES NÍVEIS DE CONCEITUAÇÃO, QUE COMPORTAM CONEXÕES DEDUZIDAS POR \r\n
      COMPOSIÇÃO OPERATÓRIA E QUE, PORTANTO, ULTRAPASSA OS DADOS DA OBSERVAÇÃO (PIAGET, 1978 A/B). \r\n
      ENTRETANTO, NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE EXISTE UMA DEFASAGEM TEMPORAL E UMA DIFERENÇA QUALITATIVA ENTRE \r\n
      O FAZER E O COMPREENDER, ONDE ELE SITUA O RECALCAMENTO COGNITIVO NESSE PROCESSO, QUE PODE SER DEFINIDO \r\n
      COMO A IMPOSSIBILIDADE DO SUJEITO DE PERCEBER COMO UM PROBLEMA, NO PLANO CONSCIENTE, AS INCOERÊNCIAS \r\n
      ENTRE O QUE ELE PENSA E FAZ E, PORTANTO, PENSAR NOS “COMO” E “PORQUÊS” DAS AÇÕES (PIAGET, 1978 A/B). \r\n
      ESTA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA. SEGUNDO MINAYO (1994), EM UMA PESQUISA QUALITATIVA É \r\n
      EXPLORADO UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, CRENÇAS, VALORES E AÇÕES HUMANAS; ISSO CORRESPONDE A \r\n
      QUESTÕES MAIS PROFUNDAS DAS RELAÇÕES QUE NÃO PODEM SER REDUZIDAS EM EQUAÇÕES, MÉDIAS E ESTATÍSTICAS. \r\n
      PARA A ELUCIDAÇÃO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS, ESTA PESQUISA CORRESPONDE A UMA VARIAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO. \r\n
      A PESQUISA-AÇÃO VISA PRODUZIR MUDANÇAS (AÇÃO) E COMPREENSÃO (PESQUISA) CONFIGURANDO-SE COMO UMA \r\n
      INTERVENÇÃO SOCIAL DE BASE EMPÍRICA COM RELAÇÃO AO DIA-A-DIA DOS ATORES SOCIAIS, EM UM ESFORÇO DE \r\n
      APREENDÊ-LA EM TODA SUA SINGULARIDADE. \r\n
      A PESQUISA-AÇÃO É GERALMENTE ASSOCIADA A “[...] UMA AÇÃO COM REALIZAÇÃO DE UM PROBLEMA COLETIVO NO \r\n
      QUAL OS PESQUISADORES E OS PARTICIPANTES REPRESENTATIVOS DA SITUAÇÃO OU DO PROBLEMA ESTÃO ENVOLVIDOS DE \r\n
      MODO COOPERATIVO OU PARTICIPATIVO” (THIOLLENT, 1994, P.9). ASSIM, O PÚBLICO ALVO NÃO É TRATADO \r\n
      COMO OBJETO, MAS COMO SUJEITO.\r\n
      PARA OPERACIONALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, NÓS ADAPTAMOS AS FASES DA PESQUISA-AÇÃO. SERÃO UTILIZADOS OS \r\n
      SEGUINTES INSTRUMENTOS DE COLETA: ENTREVISTAS E FILMAGENS UTILIZANDO O GOOGLE MEET, DURANTE ATIVIDADES \r\n
      NA SALA DE AULA DO GOOGLE CLASSROOM. O OBJETIVO DAS ENTREVISTAS E FILMAGEM UTILIZANDO O GOOGLE MEET, \r\n
      DURANTE ATIVIDADES NA SALA DE AULA DO GOOGLE CLASSROOM É APOIAR A ANÁLISE DOS MAPAS CONCEITUAIS, \r\n
      ACOMPANHANDO OS PROCESSOS DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS 40 ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. \r\n
      OS RESULTADOS, SERÃO ANALISADOS NUMA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA \r\n
      DA PREDICAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DAS PROPOSIÇÕES QUE INTEGRAM OS MAPAS CONCEITUAIS (DUTRA, 2013). \r\n
      ENTRETANTO, COMO ESTAMOS TRABALHANDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO, PARTIMOS DA MESMA PERSPECTIVA, \r\n
      ENTRETANTO, PARA ALÉM DOS MAPAS CÍCLICOS PROPOSTOS POR DUTRA, VALORIZAMOS UM MODELO HÍBRIDO, QUE \r\n
      TAMBÉM INCLUI AS HIERARQUIZAÇÕES (INTEGRAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES) E AS GENERALIZAÇÕES CONSTRUTIVAS, NESSA \r\n
      ELABORAÇÃO, PARA FORMAÇÃO DE UM PENSAMENTO ESTRUTURANTE DE NATUREZA FORMAL. \r\n
      A PESQUISA ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO E OS RESULTADOS PRELIMINARES INDICAM QUE OS SUJEITOS AVANÇAM, \r\n
      VIA TOMADA DE CONSCIÊNCIAS SUCESSIVAS MEDIANTE CONSTRUÇÕES DE IMBRICAÇÕES HIERÁRQUICAS (INTEGRAÇÕES E \r\n
      DIFERENCIAÇÕES), ASSIMILAÇÕES CONSTRUTIVAS E GENERALIZAÇÕES PROGRESSIVAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "TOMADA DE CONSCIÊNCIA, MAPAS CONCEITUAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID562_26102021205140.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERRY ADRIANE PINTO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ANDRADE"
    "autor_email" => "jerrypa@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UESB UNIVERSIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84672
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 441
    "inscrito_id" => 562
    "titulo" => """
      COOPERAÇÃO E PROCESSSOS DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA NA \r\n
      FORMAÇÃO DO ESTUDANTE CRÍTICO, REFLEXIVO E \r\n
      AUTÔNOMO.
      """
    "resumo" => """
      AS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS TÊM BUSCADO REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA LIDAR COM A COMPLEXIDADE \r\n
      DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTA PESQUISA PROCURA TRAZER UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ESSA BUSCA \r\n
      AO PROMOVER TOMADAS DE CONSCIÊNCIAS DE ESTUDANTES, À PARTIR DO USO DE PROCESSOS INTERATIVOS ALUNO-ALUNO \r\n
      E PROFESSOR-ALUNO, NO QUE CONCERNE À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM COOPERAÇÃO. PARA ISSO, \r\n
      UTILIZAREMOS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS, TAIS COMO: CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, UTILIZANDO O \r\n
      CMAP TOOLS, FÓRUM DE DISCUSSÕES, CONSTRUÇÃO DE TEXTOS COOPERATIVOS, ETC. TRATA-SE DE UMA PESQUISA \r\n
      QUALITATIVA, UMA VARIAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO. AS ATIVIDADES SERÃO CONDUZIDAS DE FORMA ONLINE, UTILIZANDO \r\n
      O GOOGLE MEET, DURANTE ATIVIDADES NA SALA DE AULA DO GOOGLE CLASSROOM. OS SUJEITOS DA PESQUISA \r\n
      CONSTITUEM-SE DE GRADUANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. OS INSTRUMENTOS QUE SERÃO UTILIZADOS PARA A \r\n
      COLETA DOS DADOS SÃO: ENTREVISTA E FILMAGEM, PELO GOOGLE MEET. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS \r\n
      BASEIA-SE NA TEORIA DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DESENVOLVIDA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. OS RESULTADOS \r\n
      PRELIMINARES, AINDA EM PROCESSAMENTO, INDICAM QUE OS SUJEITOS AVANÇAM, VIA TOMADA DE CONSCIÊNCIAS \r\n
      SUCESSIVAS E GRADUAIS MEDIANTE CONSTRUÇÕES DE IMBRICAÇÕES HIERÁRQUICAS (INTEGRAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES), \r\n
      ASSIMILAÇÕES CONSTRUTIVAS E GENERALIZAÇÕES PROGRESSIVAS. \r\n
      OS CONHECIMENTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, EVOLUÍRAM, GRAÇAS A TOMADA DE CONSCIÊNCIA SUCESSIVAS \r\n
      DOS CIENTISTAS AO LONGO DOS ANOS. NA ÁREA DE GENÉTICA, POR EXEMPLO, OS CIENTISTAS PASSARAM A MANIPULAR \r\n
      O GENOMA DE ORGANISMOS VIVOS, O QUE SIGNIFICOU A POSSIBILIDADE DE RECOMBINAR FRAGMENTOS DE DNA \r\n
      BACTERIANO, DE SERES HUMANOS, OU DE QUALQUER OUTRA ESPÉCIE, NUM TUBO DE ENSAIO CRIANDO MOLÉCULAS DE \r\n
      DNA PERSONALIZADAS QUE NUNCA HAVIAM EXISTIDO NA NATUREZA (WATSOM, 2005). ESSAS NOVAS \r\n
      TECNOLOGIAS IMPRIMIRAM UM SALTO QUALITATIVO MARCANDO A PASSAGEM DAS BIOTECNOLOGIAS TRADICIONAIS PARA \r\n
      MANIPULAÇÃO GENÉTICA.\r\n
      ACOMPANHAR AS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOBRE DETERMINADOS ASSUNTOS \r\n
      CIENTÍFICOS NÃO SIGNIFICAM CONHECÊ-LOS DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO. É NESTE SENTIDO QUE OS CENTROS \r\n
      EDUCACIONAIS PRECISAM CRIAR ESPAÇOS DE DISCUSSÃO PARA QUE OS DISCENTES POSSAM SE APROPRIAR DE FORMA \r\n
      ATIVA, ASSEGURANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PARA PIAGET (1988), ESSA APROPRIAÇÃO ATIVA IMPLICA \r\n
      ESFORÇO, UMA DIALÉTICA, REQUER UM TRABALHO PEDAGÓGICO PLANEJADO CONTÍNUO E ALINHADO A TODA A \r\n
      ESCOLARIZAÇÃO, ONDE A “[...] SOCIALIZAÇÃO SE ENCONTRA INTIMAMENTE RELACIONADA COM A COOPERAÇÃO: \r\n
      SOCIALIZAR SIGNIFICA COMPARTILHAR NOÇÕES E SIGNOS COM UMA COMUNIDADE DE FALANTES E AO MESMO TEMPO \r\n
      DISTINGUI-LOS DAS PRÓPRIAS IDIOSSINCRASIAS E DOS PARTICULARES PONTOS DE VISTA”. \r\n
      ASSIM, ESTE PROJETO DE PESQUISA SE JUSTIFICA, POIS PRETENDE ELABORAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS \r\n
      DISCIPLINAS DE BIOLOGIA BÁSICA E CITOLOGIA E GENÉTICA, COM METODOLOGIAS ATIVAS, ROMPENDO A LINEARIDADE \r\n
      PSÍQUICA DO PENSAMENTO, GARANTINDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. DESSE MODO, ESSE PROJETO TEM  COMO OBJETIVO GERAL DESCREVER OS PROCESSOS DE TOMADAS DE CONSCIÊNCIAS SUCESSIVAS DE ESTUDANTES NA \r\n
      CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, EM AMBIENTES DE COOPERAÇÃO. \r\n
      PARA PIAGET O QUE DESENCADEIA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA É O FATO QUE AS REGULAÇÕES AUTOMÁTICAS NÃO SÃO \r\n
      MAIS SUFICIENTES, PARA RESOLVER UM PROBLEMA. É PRECISO ENTÃO IR À PROCURA DE NOVOS MEIOS, O QUE OCORRE \r\n
      POR REGULAÇÕES ATIVAS, FONTES DE ESCOLHAS DELIBERADAS, QUE SUPÕEM TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO E A \r\n
      CONSCIÊNCIA (PIAGET, 1978B). \r\n
      QUANDO NOS COLOCAMOS DO PONTO DE VISTA DA AÇÃO MATERIAL PARA PASSAR EM SEGUIDA À INTERIORIZAÇÃO DOS \r\n
      ATOS EM PENSAMENTO, “A LEI GERAL QUE PARECE RESULTAR DOS FATOS ESTUDADOS É QUE A TOMADA DE CONSCIÊNCIA \r\n
      PROCEDE DA PERIFERIA (OBJETIVOS E RESULTADOS) PARA O CENTRO, SENDO ESSES TERMOS DEFINIDOS EM FUNÇÃO DO \r\n
      PERCURSO DE UM DETERMINADO COMPORTAMENTO (PIAGET, 1978B.P. 198). DESSA MANEIRA, A PERIFERIA (P) \r\n
      CORRESPONDE À RELAÇÃO MAIS IMEDIATA E EXTERIOR DO SUJEITO EM FACE AO OBJETO, CONSTITUINDO-SE ASSIM UM \r\n
      ESTADO DE INDIFERENCIAÇÃO QUE PODE SER ENTENDIDO SEMPRE COMO UM PONTO DE PARTIDA DE UM CONHECIMENTO \r\n
      MENOR (INDIFERENCIAÇÃO) A UM CONHECIMENTO MAIOR (INTERIORIZAÇÃO VIA COORDENAÇÕES).\r\n
      EM RELAÇÃO AO MECANISMO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA, OU SEJA, SE SAIRMOS DAS RAZÕES FUNCIONAIS RUMO AO \r\n
      SEU MECANISMO EFETIVO QUE TORNA CONSCIENTES OS ELEMENTOS QUE PERMANECIAM INCONSCIENTES, OU SEJA, A \r\n
      PASSAGEM DOS “PORQUÊS” AO “COMO”, VERIFICOU-SE DIANTE DOS EXPERIMENTOS REALIZADOS, QUE OCORRE DESDE \r\n
      O INÍCIO “UMA CONCEITUAÇÃO PROPRIAMENTE DITA, EM OUTRAS PALAVRAS UMA PASSAGEM DE ASSIMILAÇÃO PRÁTICA \r\n
      (ASSIMILAÇÃO DE UM OBJETO A UM ESQUEMA) A UMA ASSIMILAÇÃO POR MEIO DE CONCEITOS” (PIAGET, 1978B. \r\n
      P. 200). \r\n
      ESSA PASSAGEM CONDUZ A DIFERENTES NÍVEIS DE CONCEITUAÇÃO, QUE COMPORTAM CONEXÕES DEDUZIDAS POR \r\n
      COMPOSIÇÃO OPERATÓRIA E QUE, PORTANTO, ULTRAPASSA OS DADOS DA OBSERVAÇÃO (PIAGET, 1978 A/B). \r\n
      ENTRETANTO, NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE EXISTE UMA DEFASAGEM TEMPORAL E UMA DIFERENÇA QUALITATIVA ENTRE \r\n
      O FAZER E O COMPREENDER, ONDE ELE SITUA O RECALCAMENTO COGNITIVO NESSE PROCESSO, QUE PODE SER DEFINIDO \r\n
      COMO A IMPOSSIBILIDADE DO SUJEITO DE PERCEBER COMO UM PROBLEMA, NO PLANO CONSCIENTE, AS INCOERÊNCIAS \r\n
      ENTRE O QUE ELE PENSA E FAZ E, PORTANTO, PENSAR NOS “COMO” E “PORQUÊS” DAS AÇÕES (PIAGET, 1978 A/B). \r\n
      ESTA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA. SEGUNDO MINAYO (1994), EM UMA PESQUISA QUALITATIVA É \r\n
      EXPLORADO UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, CRENÇAS, VALORES E AÇÕES HUMANAS; ISSO CORRESPONDE A \r\n
      QUESTÕES MAIS PROFUNDAS DAS RELAÇÕES QUE NÃO PODEM SER REDUZIDAS EM EQUAÇÕES, MÉDIAS E ESTATÍSTICAS. \r\n
      PARA A ELUCIDAÇÃO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS, ESTA PESQUISA CORRESPONDE A UMA VARIAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO. \r\n
      A PESQUISA-AÇÃO VISA PRODUZIR MUDANÇAS (AÇÃO) E COMPREENSÃO (PESQUISA) CONFIGURANDO-SE COMO UMA \r\n
      INTERVENÇÃO SOCIAL DE BASE EMPÍRICA COM RELAÇÃO AO DIA-A-DIA DOS ATORES SOCIAIS, EM UM ESFORÇO DE \r\n
      APREENDÊ-LA EM TODA SUA SINGULARIDADE. \r\n
      A PESQUISA-AÇÃO É GERALMENTE ASSOCIADA A “[...] UMA AÇÃO COM REALIZAÇÃO DE UM PROBLEMA COLETIVO NO \r\n
      QUAL OS PESQUISADORES E OS PARTICIPANTES REPRESENTATIVOS DA SITUAÇÃO OU DO PROBLEMA ESTÃO ENVOLVIDOS DE \r\n
      MODO COOPERATIVO OU PARTICIPATIVO” (THIOLLENT, 1994, P.9). ASSIM, O PÚBLICO ALVO NÃO É TRATADO \r\n
      COMO OBJETO, MAS COMO SUJEITO.\r\n
      PARA OPERACIONALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, NÓS ADAPTAMOS AS FASES DA PESQUISA-AÇÃO. SERÃO UTILIZADOS OS \r\n
      SEGUINTES INSTRUMENTOS DE COLETA: ENTREVISTAS E FILMAGENS UTILIZANDO O GOOGLE MEET, DURANTE ATIVIDADES \r\n
      NA SALA DE AULA DO GOOGLE CLASSROOM. O OBJETIVO DAS ENTREVISTAS E FILMAGEM UTILIZANDO O GOOGLE MEET, \r\n
      DURANTE ATIVIDADES NA SALA DE AULA DO GOOGLE CLASSROOM É APOIAR A ANÁLISE DOS MAPAS CONCEITUAIS, \r\n
      ACOMPANHANDO OS PROCESSOS DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS 40 ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. \r\n
      OS RESULTADOS, SERÃO ANALISADOS NUMA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA \r\n
      DA PREDICAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DAS PROPOSIÇÕES QUE INTEGRAM OS MAPAS CONCEITUAIS (DUTRA, 2013). \r\n
      ENTRETANTO, COMO ESTAMOS TRABALHANDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO, PARTIMOS DA MESMA PERSPECTIVA, \r\n
      ENTRETANTO, PARA ALÉM DOS MAPAS CÍCLICOS PROPOSTOS POR DUTRA, VALORIZAMOS UM MODELO HÍBRIDO, QUE \r\n
      TAMBÉM INCLUI AS HIERARQUIZAÇÕES (INTEGRAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES) E AS GENERALIZAÇÕES CONSTRUTIVAS, NESSA \r\n
      ELABORAÇÃO, PARA FORMAÇÃO DE UM PENSAMENTO ESTRUTURANTE DE NATUREZA FORMAL. \r\n
      A PESQUISA ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO E OS RESULTADOS PRELIMINARES INDICAM QUE OS SUJEITOS AVANÇAM, \r\n
      VIA TOMADA DE CONSCIÊNCIAS SUCESSIVAS MEDIANTE CONSTRUÇÕES DE IMBRICAÇÕES HIERÁRQUICAS (INTEGRAÇÕES E \r\n
      DIFERENCIAÇÕES), ASSIMILAÇÕES CONSTRUTIVAS E GENERALIZAÇÕES PROGRESSIVAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "TOMADA DE CONSCIÊNCIA, MAPAS CONCEITUAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID562_26102021205140.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERRY ADRIANE PINTO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ANDRADE"
    "autor_email" => "jerrypa@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UESB UNIVERSIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

AS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS TÊM BUSCADO REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA LIDAR COM A COMPLEXIDADE DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTA PESQUISA PROCURA TRAZER UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ESSA BUSCA AO PROMOVER TOMADAS DE CONSCIÊNCIAS DE ESTUDANTES, À PARTIR DO USO DE PROCESSOS INTERATIVOS ALUNO-ALUNO E PROFESSOR-ALUNO, NO QUE CONCERNE À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM COOPERAÇÃO. PARA ISSO, UTILIZAREMOS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS, TAIS COMO: CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, UTILIZANDO O CMAP TOOLS, FÓRUM DE DISCUSSÕES, CONSTRUÇÃO DE TEXTOS COOPERATIVOS, ETC. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, UMA VARIAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO. AS ATIVIDADES SERÃO CONDUZIDAS DE FORMA ONLINE, UTILIZANDO O GOOGLE MEET, DURANTE ATIVIDADES NA SALA DE AULA DO GOOGLE CLASSROOM. OS SUJEITOS DA PESQUISA CONSTITUEM-SE DE GRADUANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. OS INSTRUMENTOS QUE SERÃO UTILIZADOS PARA A COLETA DOS DADOS SÃO: ENTREVISTA E FILMAGEM, PELO GOOGLE MEET. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS BASEIA-SE NA TEORIA DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DESENVOLVIDA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. OS RESULTADOS PRELIMINARES, AINDA EM PROCESSAMENTO, INDICAM QUE OS SUJEITOS AVANÇAM, VIA TOMADA DE CONSCIÊNCIAS SUCESSIVAS E GRADUAIS MEDIANTE CONSTRUÇÕES DE IMBRICAÇÕES HIERÁRQUICAS (INTEGRAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES), ASSIMILAÇÕES CONSTRUTIVAS E GENERALIZAÇÕES PROGRESSIVAS. OS CONHECIMENTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, EVOLUÍRAM, GRAÇAS A TOMADA DE CONSCIÊNCIA SUCESSIVAS DOS CIENTISTAS AO LONGO DOS ANOS. NA ÁREA DE GENÉTICA, POR EXEMPLO, OS CIENTISTAS PASSARAM A MANIPULAR O GENOMA DE ORGANISMOS VIVOS, O QUE SIGNIFICOU A POSSIBILIDADE DE RECOMBINAR FRAGMENTOS DE DNA BACTERIANO, DE SERES HUMANOS, OU DE QUALQUER OUTRA ESPÉCIE, NUM TUBO DE ENSAIO CRIANDO MOLÉCULAS DE DNA PERSONALIZADAS QUE NUNCA HAVIAM EXISTIDO NA NATUREZA (WATSOM, 2005). ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS IMPRIMIRAM UM SALTO QUALITATIVO MARCANDO A PASSAGEM DAS BIOTECNOLOGIAS TRADICIONAIS PARA MANIPULAÇÃO GENÉTICA. ACOMPANHAR AS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOBRE DETERMINADOS ASSUNTOS CIENTÍFICOS NÃO SIGNIFICAM CONHECÊ-LOS DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO. É NESTE SENTIDO QUE OS CENTROS EDUCACIONAIS PRECISAM CRIAR ESPAÇOS DE DISCUSSÃO PARA QUE OS DISCENTES POSSAM SE APROPRIAR DE FORMA ATIVA, ASSEGURANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PARA PIAGET (1988), ESSA APROPRIAÇÃO ATIVA IMPLICA ESFORÇO, UMA DIALÉTICA, REQUER UM TRABALHO PEDAGÓGICO PLANEJADO CONTÍNUO E ALINHADO A TODA A ESCOLARIZAÇÃO, ONDE A “[...] SOCIALIZAÇÃO SE ENCONTRA INTIMAMENTE RELACIONADA COM A COOPERAÇÃO: SOCIALIZAR SIGNIFICA COMPARTILHAR NOÇÕES E SIGNOS COM UMA COMUNIDADE DE FALANTES E AO MESMO TEMPO DISTINGUI-LOS DAS PRÓPRIAS IDIOSSINCRASIAS E DOS PARTICULARES PONTOS DE VISTA”. ASSIM, ESTE PROJETO DE PESQUISA SE JUSTIFICA, POIS PRETENDE ELABORAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA BÁSICA E CITOLOGIA E GENÉTICA, COM METODOLOGIAS ATIVAS, ROMPENDO A LINEARIDADE PSÍQUICA DO PENSAMENTO, GARANTINDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. DESSE MODO, ESSE PROJETO TEM COMO OBJETIVO GERAL DESCREVER OS PROCESSOS DE TOMADAS DE CONSCIÊNCIAS SUCESSIVAS DE ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, EM AMBIENTES DE COOPERAÇÃO. PARA PIAGET O QUE DESENCADEIA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA É O FATO QUE AS REGULAÇÕES AUTOMÁTICAS NÃO SÃO MAIS SUFICIENTES, PARA RESOLVER UM PROBLEMA. É PRECISO ENTÃO IR À PROCURA DE NOVOS MEIOS, O QUE OCORRE POR REGULAÇÕES ATIVAS, FONTES DE ESCOLHAS DELIBERADAS, QUE SUPÕEM TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO E A CONSCIÊNCIA (PIAGET, 1978B). QUANDO NOS COLOCAMOS DO PONTO DE VISTA DA AÇÃO MATERIAL PARA PASSAR EM SEGUIDA À INTERIORIZAÇÃO DOS ATOS EM PENSAMENTO, “A LEI GERAL QUE PARECE RESULTAR DOS FATOS ESTUDADOS É QUE A TOMADA DE CONSCIÊNCIA PROCEDE DA PERIFERIA (OBJETIVOS E RESULTADOS) PARA O CENTRO, SENDO ESSES TERMOS DEFINIDOS EM FUNÇÃO DO PERCURSO DE UM DETERMINADO COMPORTAMENTO (PIAGET, 1978B.P. 198). DESSA MANEIRA, A PERIFERIA (P) CORRESPONDE À RELAÇÃO MAIS IMEDIATA E EXTERIOR DO SUJEITO EM FACE AO OBJETO, CONSTITUINDO-SE ASSIM UM ESTADO DE INDIFERENCIAÇÃO QUE PODE SER ENTENDIDO SEMPRE COMO UM PONTO DE PARTIDA DE UM CONHECIMENTO MENOR (INDIFERENCIAÇÃO) A UM CONHECIMENTO MAIOR (INTERIORIZAÇÃO VIA COORDENAÇÕES). EM RELAÇÃO AO MECANISMO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA, OU SEJA, SE SAIRMOS DAS RAZÕES FUNCIONAIS RUMO AO SEU MECANISMO EFETIVO QUE TORNA CONSCIENTES OS ELEMENTOS QUE PERMANECIAM INCONSCIENTES, OU SEJA, A PASSAGEM DOS “PORQUÊS” AO “COMO”, VERIFICOU-SE DIANTE DOS EXPERIMENTOS REALIZADOS, QUE OCORRE DESDE O INÍCIO “UMA CONCEITUAÇÃO PROPRIAMENTE DITA, EM OUTRAS PALAVRAS UMA PASSAGEM DE ASSIMILAÇÃO PRÁTICA (ASSIMILAÇÃO DE UM OBJETO A UM ESQUEMA) A UMA ASSIMILAÇÃO POR MEIO DE CONCEITOS” (PIAGET, 1978B. P. 200). ESSA PASSAGEM CONDUZ A DIFERENTES NÍVEIS DE CONCEITUAÇÃO, QUE COMPORTAM CONEXÕES DEDUZIDAS POR COMPOSIÇÃO OPERATÓRIA E QUE, PORTANTO, ULTRAPASSA OS DADOS DA OBSERVAÇÃO (PIAGET, 1978 A/B). ENTRETANTO, NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE EXISTE UMA DEFASAGEM TEMPORAL E UMA DIFERENÇA QUALITATIVA ENTRE O FAZER E O COMPREENDER, ONDE ELE SITUA O RECALCAMENTO COGNITIVO NESSE PROCESSO, QUE PODE SER DEFINIDO COMO A IMPOSSIBILIDADE DO SUJEITO DE PERCEBER COMO UM PROBLEMA, NO PLANO CONSCIENTE, AS INCOERÊNCIAS ENTRE O QUE ELE PENSA E FAZ E, PORTANTO, PENSAR NOS “COMO” E “PORQUÊS” DAS AÇÕES (PIAGET, 1978 A/B). ESTA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA. SEGUNDO MINAYO (1994), EM UMA PESQUISA QUALITATIVA É EXPLORADO UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, CRENÇAS, VALORES E AÇÕES HUMANAS; ISSO CORRESPONDE A QUESTÕES MAIS PROFUNDAS DAS RELAÇÕES QUE NÃO PODEM SER REDUZIDAS EM EQUAÇÕES, MÉDIAS E ESTATÍSTICAS. PARA A ELUCIDAÇÃO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS, ESTA PESQUISA CORRESPONDE A UMA VARIAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO. A PESQUISA-AÇÃO VISA PRODUZIR MUDANÇAS (AÇÃO) E COMPREENSÃO (PESQUISA) CONFIGURANDO-SE COMO UMA INTERVENÇÃO SOCIAL DE BASE EMPÍRICA COM RELAÇÃO AO DIA-A-DIA DOS ATORES SOCIAIS, EM UM ESFORÇO DE APREENDÊ-LA EM TODA SUA SINGULARIDADE. A PESQUISA-AÇÃO É GERALMENTE ASSOCIADA A “[...] UMA AÇÃO COM REALIZAÇÃO DE UM PROBLEMA COLETIVO NO QUAL OS PESQUISADORES E OS PARTICIPANTES REPRESENTATIVOS DA SITUAÇÃO OU DO PROBLEMA ESTÃO ENVOLVIDOS DE MODO COOPERATIVO OU PARTICIPATIVO” (THIOLLENT, 1994, P.9). ASSIM, O PÚBLICO ALVO NÃO É TRATADO COMO OBJETO, MAS COMO SUJEITO. PARA OPERACIONALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, NÓS ADAPTAMOS AS FASES DA PESQUISA-AÇÃO. SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES INSTRUMENTOS DE COLETA: ENTREVISTAS E FILMAGENS UTILIZANDO O GOOGLE MEET, DURANTE ATIVIDADES NA SALA DE AULA DO GOOGLE CLASSROOM. O OBJETIVO DAS ENTREVISTAS E FILMAGEM UTILIZANDO O GOOGLE MEET, DURANTE ATIVIDADES NA SALA DE AULA DO GOOGLE CLASSROOM É APOIAR A ANÁLISE DOS MAPAS CONCEITUAIS, ACOMPANHANDO OS PROCESSOS DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS 40 ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. OS RESULTADOS, SERÃO ANALISADOS NUMA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DA PREDICAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DAS PROPOSIÇÕES QUE INTEGRAM OS MAPAS CONCEITUAIS (DUTRA, 2013). ENTRETANTO, COMO ESTAMOS TRABALHANDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO, PARTIMOS DA MESMA PERSPECTIVA, ENTRETANTO, PARA ALÉM DOS MAPAS CÍCLICOS PROPOSTOS POR DUTRA, VALORIZAMOS UM MODELO HÍBRIDO, QUE TAMBÉM INCLUI AS HIERARQUIZAÇÕES (INTEGRAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES) E AS GENERALIZAÇÕES CONSTRUTIVAS, NESSA ELABORAÇÃO, PARA FORMAÇÃO DE UM PENSAMENTO ESTRUTURANTE DE NATUREZA FORMAL. A PESQUISA ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO E OS RESULTADOS PRELIMINARES INDICAM QUE OS SUJEITOS AVANÇAM, VIA TOMADA DE CONSCIÊNCIAS SUCESSIVAS MEDIANTE CONSTRUÇÕES DE IMBRICAÇÕES HIERÁRQUICAS (INTEGRAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES), ASSIMILAÇÕES CONSTRUTIVAS E GENERALIZAÇÕES PROGRESSIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.